Gostaria inicialmente agradecer a quantidade de informação disponível pelos colegas, já tive um noventinha 1999 e novamente sinto vontade de adquirir um Defender 110 e 130. Mas parece que muita coisa mudou....Algumas dúvidas.
1)Os motores 300TDi até 2006 não são eletrônicos, possuem bomba ejetora correto? São mais fáceis de raparar, mas como fica com o diesel S-10? Não podemos abastecer com diesel S-10?
2}Os motores TD5 e Puma possui command raid são eletrônicos, command raid? Correto? Podem entupir mesmo abastecendo com diesel S-10 como está acontecendo com a nova Rager, Amarok e nova S-10?
3)Qual a diferença entre o Puma e TD5?
4)Vale a pena procurar um Land até 2005 com o 300 TDi?
5)Quanto está aproximadamente para recondicionar os respectivos motores?
6)A bomba de água a partir do 2005 o rotor é de metal?
7)O reservatório de água tem que ser trocado, tem um tempo de vida?
Obrigado novamente e peço desculpa se já tiver a resposta em algum lugar no fórum mas é muita informação....
Suzuki Vitara 1997/Defender 90 1999/Pajero Full 1998/Jeep Wrangler 2007/Cherokee Sport 2012
Dentro do que já li e observei, aí vão minhas colocações:
Postado originalmente por Damschi
1)Os motores 300TDi até 2006 não são eletrônicos, possuem bomba ejetora correto? São mais fáceis de raparar, mas como fica com o diesel S-10? Não podemos abastecer com diesel S-10?
Sim, os motores 300TDi, que são os mesmos 2.5 Maxxion (projeto LR vendido pela Maxxion) usados nas Rangers antigas e Sprinters, possuem Bombas Injetoras e o custo de manuteção/revisão completa de uma BI dessas gira em torno de 1,8 a 3 mil reais (depende de quem faz e o que precisa trocar).
Postado originalmente por Damschi
2}Os motores TD5 e Puma possui command raid são eletrônicos, command raid? Correto? Podem entupir mesmo abastecendo com diesel S-10 como está acontecendo com a nova Rager, Amarok e nova S-10?
O TD5 pode ser abastecido com Diesel S50 e S500.. mas aí o intervalo de troca de óleo deve ser reduzido para 5 mil km.
O Puma não sei dizer...
O sistema de injeção de qualquer carro pode entupir se existir borra/sujeira no tanque de combustível...
Postado originalmente por Damschi
3)Qual a diferença entre o Puma e TD5?
O motor TD5 é um projeto inteiramente Land Rover. Possui 5 cilindros e vem originalmente com aproximados 130cv de potência. É um motor muito bom! Extremamente resistente! Bem preparado, chega aos 190cv.
O motor PUMA é um motor projetado pela FORD. Também é utilizado na van Ford Trafic.
Postado originalmente por Damschi
4)Vale a pena procurar um Land até 2005 com o 300 TDi?
... acho que depende do seu gosto pessoal e tipo de uso...
Quem gosta de desempenho, parte para um TD5 ou Puma.
Quem não liga para desempenho e prefere facilidade e custo de manutenção mais baixo, vai de 300tdi.
Postado originalmente por Damschi
5)Quanto está aproximadamente para recondicionar os respectivos motores?
300tdi completo, parte de baixo e de cima, uns 12 mil reais com peças de primeira linha.
td5 e puma....... depende MUITO da cotação da Libra, mas custa quase o mesmo que um motor dessas caminhonetes modernas.
Postado originalmente por Damschi
6)A bomba de água a partir do 2005 o rotor é de metal?
Do 300tdi eu não sei dizer, mas do TD5 é toda metalica.
Postado originalmente por Damschi
7)O reservatório de água tem que ser trocado, tem um tempo de vida?
Tenho observado que as peças de plástico da Land Rover são péssimas! rsrsrs.. então acho interessante trocar sim.
Postado originalmente por Damschi
Obrigado novamente e peço desculpa se já tiver a resposta em algum lugar no fórum mas é muita informação....
É muita informação, mas fórum é assim mesmo... tem que dedicar tempo pesquisando, lendo vários relatos e analisando qual solução se aplica a sua situação.
Utilize o google para pesquisar. No campo de pesquisa digite os termos que você deseja pesquisar e adicione ao final o texto "4x4brasil".
Ex: "Quanto custa para fazer o motor 300tdi 4x4brasil".
O google irá mostrar melhores resultados do que a pesquisa do site.
Utilize também fóruns gringos de Land Rover... eles revelam muitos detalhes técnicos que talvez não tenha ainda aqui no 4x4brasil.