Olá Pessoal

Esta semana minha Defender 2001 necessitou andar de guincho.

Ao chegar no mecânico, constatamos dois problemas semelhantes mas sem aparente relação: embreagem e eixo traseiro.

Na embreagem, o platô teve um grande desgaste na junção do eixo estriado e perdeu a tração; o eixo traseiro esquerdo (o longo) estava soldado na tulipa e esta solda se quebrou completamente, fazendo com que o eixo passasse a girar em falso.

Em ambos os casos, os estriados se desgastaram e perderam a função, fazendo com que a embreagem e a tração traseira esquerda girassem soltas, o que obrigou ao reboque e a troca das peças.

Me chamou a atenção foi que durante muito tempo eu convivia com os trancos nas arrancadas e trocas de marchas, achando que era normal. Tanto é que me acostumei a usar a embreagem de forma mais suave para evitá-los. Mas, depois de trocar as peças (troquei todo o kit de embreagem + o semi-eixo e a tulipa), os trancos desapareceram. Até agora andei só um pouco, mas a impressão é que não há mais trancos, mesmo sem o capricho nas trocas de marchas.

Será que isso (ficar sem trancos) é normal?

Abç

Antônio Ribeiro