Olá pessoal, meu nome é Cláudio Ferreira, tenho 51 anos, moro na grande SP e acabo de chegar ao fórum, não entendo nada de carros 4x4 e Off; Venho do mundo das 2 rodas, gosto muito de viajar de moto, já fiz algumas viagens longas, com e sem Off-Road.

Em Janeiro/2015 eu e meu filho fizemos uma primeira viagem Off juntos, eu de moto e ele de Triton L200. Fomos para o Chile/Argentina e fizemos 4 pasos: Jama, Sico, Água Negra e Cristo Redentor.
Ele teve coragem de vender o carro dele (Subaru Impreza STI) pra comprar a L200 e andar na terra, e qual foi minha surpresa que o Off "pegou na veia" dele. Ele gostou tanto que já estamos planejando a próxima.

Iremos em janeiro/2016 para a Patagônia, vamos descer pela Carretera Austral (só Off), depois Ruta 40 (Rípio), Ushuaia, depois voltaremos pela ruta 3 (só asfalto) retornando ao Brasil.

Não vamos pegar trilhas nem lamaçal, mas nesse tipo de viagem sempre vêm de tudo pela frente, nem que sejam pequenos trechos, mas vêm e às vezes meio "pedreira".

Então eu pergunto aos mais experientes: O que vocês recomendam ? Gran Vitara, Forester 2.0 ou TR4 ?
Pretendo gastar até R$ 80.000

Dessa vez pretendo vender meu carro pra comprar o 4x4, mas quem vai dirigir na viagem é meu filho, eu vou de moto. Ele deve ir em 2 no carro. Nessa que fizemos esse ano, quando chegou ele vendeu a L200 e voltou para um Impreza Wrx.

Tanto meu filho como eu, somos King Size, então me preocupo com o espaço interno da TR4
A Forester fico com o pé atráz por causa da Caoa.
O Gran Vitara me parece ser o mais acertado para a nossa realidade.

Aceito outras sugestões, mas descarto PickUps. Ninguém em casa gosta, é muito grande, ruim para o trânsito infernal de SP.

Eu pretendo ficar com o carro para mim depois da viagem. Eu uso muito pouco, no máximo 1 vez por semana. Pode ser que faça alguns Offs depois. Essa semana que passou fui para a Serra da Canastra de moto e fiquei surpreso com a quantidade de carros 4x4 lá; Vários Trollers, Land Rover, Bandeirantes, etc.. Estava tendo o encontro do pessoal do Campings World então tinha muitos carros 4x4. Fiquei impressionado com o que eles faziam com os carros. Cada pirambeira que não dava pra acreditar que passava carros por alí. De moto foi "pedreira" kkkk

Enfim, aceito sugestões: O que vocês acham do Freelander ? Ele "aguenta o tranco" ?

Valeu, abraços