Bom dia!!
Ontem fui trocar o óleo da minha SW4 3.0 98, e, para minha surpresa, o mecânico identificou óleo misturado com a água do radiador. O reservatório de água estava preto. Quando foi esgotar o óleo para efetuar a troca, constatou que a água não misturou com o óleo no motor, achei muito estranho.
Bem, ele desconfia do seguinte:
1 - existe uma peça (pior que esqueci o nome) que fica por trás do bico injetor, onde a pressão do óleo é mais forte que a pressão da água, logo, se a junta dessa peça queimar o óleo será empurrado para o radiador;
2 - o motivo de não ter misturado água no óleo do motor é porque no cabeçote a pressão da água é mais forte, então, se a junta estivesse queimada a água estaria misturada com o óleo do motor, o que não ocorreu, então deduz que a junta do cabeçote não está queimada;
3 - segunda-feira ele irá desmontar essa tal peça (assim que eu descobrir o nome posto aqui) e trocar a junta, bem como fazer os testes de pressão nela. Também disse que vai mandar o radiador para varetar, acho que mais por precaução mesmo;
Alguém já passou por isso? Podem me ajudar a não ficar na mão do mecânico? Por que pergunto isso, ele me cobrou 1.500,00 de mão-de-obra, ta certo que é especializado em Toyota e tem boas referências, mas achei bem caro, apesar de ele ter garantido que se não for isso irá procurar o problema sem me cobrar mais nada, e, ainda disse que não descarta a possibilidade de o cabeçote estar com problemas.
Preciso da ajuda dos amigos, se possível antes de segunda para eu chegar com alguma idéia e questioná-lo mostrando que não sou tão leigo e evitar gastar atoa.
Desde já, agradeço pela força.
Grande abraço!!
Roberto