Postado originalmente por
jeb
Aranega, nessa faixa e categoria você realmente tem várias opções, e Grand Vitara, Outlander ou RAV4 serão ótimas escolhas na questão mecânica, com ligeira vantagem da RAV4 por ter facilidade de encontrar peças nas concessionárias, e pelo tamanho da rede.
Se quer porta-malas e espaço interno, Grand Vitara é imediatamente excluído... ficando Outlander e RAV4. Eu acho a RAV4 a compra mais "racional", principalmente pelo custo-benefício. O motor é do tamanho ideal e o consumo também. Em pista boa, como a Bandeirantes por exemplo, 10km/L a 120km/h. Agora, se for nas serras mineiras, em terno de 9-9,5 km/L (sempre ar ligado). O torque, principalmente em alta, é muito bom na RAV4... muito elástico...
Particularmente, a RAV4 é um carro "simples", pois (como sempre) a Toyota não coloca muitas firulas em seus carros, privilegiando a longevidade e qualidade mecânica, resumindo, pouco luxo... por exemplo, a Outlander é muito mais luxuosa do que a RAV4, e tem mais mimos, principalmente a GT, que tem mais segurança que a RAV4... porém é V6...
A RAV4 é tão resistente como a Hilux. Pena que, no Brasil, as pessoas conhecem muito pouco sobre ela, justamente pelo seu alto preço 0km praticado aqui pela Toyota. Participo do fórum mundial da RAV4 e conheço relatos de RAVs com 300-400 mil km sem precisar abrir o motor e câmbio... e expostas a condições severas, como barro e gelo.
Fazemos viagens de 6, 7 mil km e a ela é ideal... porta-malas amplo, confortável... a altura do solo é condizente com a categoria, mas não é um 4x4 hard... é soft... excelente para lama, barro, areia, neve... mas para erosões e desníveis fortes, esquece... a performance dela no onroad é similar a um carro de passeio, inclusive com o 4wd ajudando nas curvas...
Minha sugestão é dirigir ambas e escolher. Mas a outlander é excelente também, com porta-malas maior do que a RAV4... analise....
J.