x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 3 de 3

Tópico: Levantar Celta

  • #1
    Usuário
    Entrada
    05/01/2015
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    36
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    Question Levantar Celta




    Fala galera!
    Sei que o Celta não é 4x4, nem tem tração traseira... mas to numa sofrência com meu Celta que nem o Pablo pode aguentar.

    Moro em uma região bem enlameada, com diversas costelas de vaca e buracos das mais variadas proporções.. o Celta é espirituoso, passa até que bem por esses obstáculos porém com muitas pancadas no escapamento.

    Sendo assim, queria saber se existe uma forma de levantar o Celta? Se conseguisse algo próximo dos Celta de Rally seria lindo!

    Alguém pode me ajudar?

    ...e antes que alguém me pergunte, eu só tenho ele pois uma Bandeirante está à anos-luz de meu poder econômico (aliás, a Omni podia baixar os juros e realizar o sonho de um monte de criança não?!).

  • #2
    Usuário Avatar de lfschmitz
    Entrada
    07/12/2008
    Local
    Indaial/SC
    Idade
    43
    Posts
    306
    Agradecimentos: 7
    Provavelmente não é nada muito complexo. Como a plataforma é a mesma da primeira geração do Corsa, provavelmente há várias opções de peças no mercado, o que diminui a necessidade de adaptações (pela má qualidade da maioria dos mecânicos, são inúmeras as gambiarras). E, principalmente, evitaria a opção de calçar a suspensão, algo que muda muito a dirigibilidade e pode ser uma encrenca se for mal feito.

    A primeira opção que me ocorre é usar molas dianteiras da pickup Corsa e quando teus amortecedores pedirem arrego, trocá-los pelos da picapinha também. O mesmo se aplicaria à traseira, onde poderias utilizar o conjunto da Corsa Wagon ou molas para o Classic com Gnv e trocar os amortecedores pelos da Wagon quando oportuno. Pelo maior coeficiente de compressão, arrisco dizer que o carro ficaria pelo menos uns 2cm mais alto. E, claro, ficaria bastante duro, comprometendo o conforto mas diminuindo muito a chance de "dar batente", principalmente no caso de troca dos amortecedores.

    Para completar, pneus com banda lateral mais alta: no caso do carro ser 1.0 e ter rodas aro 13, passar de 165/70r13 para 175/70 daria 7mm; no caso de ser 1.4 e ter rodas aro 14, passar de 175/65r14 para 175/75 daria uns 8mm.

    Somadas todas as alterações, seria um "lift" de 3-4cm. Pode parecer pouca coisa, mas na prática a diferença é substancial.

    A dirigibilidade, mesmo com mudanças usando peças equivalentes de outros modelos da linha, mudará bastante. É oportuno lembrar que quanto mais alto o carro mais instável ele fica em alta velocidade, pois o fluxo de ar sob o assoalho é maior e mais turbulento, provocando mais sustentação positiva em velocidades acima de 100km/h. Nada alarmante, desde que se tenha juízo.
    Ex-Tritons 2011 (Jabiraca) e 2015 (Jabiraca II)
    L200 Triton HPE 3.2 AT 2017 (Jabiraca III)
    F100 1978 (Jurema)
    - MWM 229-4 à espera de um milagre

  • #3
    Usuário
    Entrada
    05/01/2015
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    36
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Sensacional! Vou correr atrás disso, sempre procurei por uma solução "pronta" e acabei me esquecendo do Corsa!

    Muito obrigado mesmo, assim que tiver novidades aviso!

    Citação Postado originalmente por lfschmitz Ver Post
    Provavelmente não é nada muito complexo. Como a plataforma é a mesma da primeira geração do Corsa, provavelmente há várias opções de peças no mercado, o que diminui a necessidade de adaptações (pela má qualidade da maioria dos mecânicos, são inúmeras as gambiarras). E, principalmente, evitaria a opção de calçar a suspensão, algo que muda muito a dirigibilidade e pode ser uma encrenca se for mal feito.

    A primeira opção que me ocorre é usar molas dianteiras da pickup Corsa e quando teus amortecedores pedirem arrego, trocá-los pelos da picapinha também. O mesmo se aplicaria à traseira, onde poderias utilizar o conjunto da Corsa Wagon ou molas para o Classic com Gnv e trocar os amortecedores pelos da Wagon quando oportuno. Pelo maior coeficiente de compressão, arrisco dizer que o carro ficaria pelo menos uns 2cm mais alto. E, claro, ficaria bastante duro, comprometendo o conforto mas diminuindo muito a chance de "dar batente", principalmente no caso de troca dos amortecedores.

    Para completar, pneus com banda lateral mais alta: no caso do carro ser 1.0 e ter rodas aro 13, passar de 165/70r13 para 175/70 daria 7mm; no caso de ser 1.4 e ter rodas aro 14, passar de 175/65r14 para 175/75 daria uns 8mm.

    Somadas todas as alterações, seria um "lift" de 3-4cm. Pode parecer pouca coisa, mas na prática a diferença é substancial.

    A dirigibilidade, mesmo com mudanças usando peças equivalentes de outros modelos da linha, mudará bastante. É oportuno lembrar que quanto mais alto o carro mais instável ele fica em alta velocidade, pois o fluxo de ar sob o assoalho é maior e mais turbulento, provocando mais sustentação positiva em velocidades acima de 100km/h. Nada alarmante, desde que se tenha juízo.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Levantar a carroceria ou não levantar?
      Por evertfnd no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 83
      Última resposta: 28/11/2019, 22:53
    2. Volante GM Celta
      Por Fábio no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 2
      Última resposta: 05/04/2005, 22:57
    3. Tocar celta por samurai
      Por danieltinoco no fórum Suzuki
      Respostas: 16
      Última resposta: 25/10/2004, 08:53

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade