x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 3 de 3
  • #1

    Pressão nos Pneus




    Olá Pessoal,

    Acabo de me inscrever no fórum, mas já faz algum tempo que venho lendo as mensagens, dicas e discussões sobre o mundo Fora de Estrada, publicado por este e por vários outros “sites”. Trata-se de um mundo realmente apaixonante.
    Uma coisa que me chamou a atenção e até tem provocado algumas discussões mais acaloradas por aqui é justamente a filosofia por traz do off-road.

    Bom, antes de continuar meu blá blá blá, acho que devo me apresentar melhor.
    Meu nome é Cesar Boschetti, 52 anos pelas estradas da vida, casado, sou Físico, moro e trabalho a 26 anos em SJCampos, tenho um casal de filhos já emancipados, 2 cadelas cocker spaniel e certa queda pela poeira e pelo barro. Além disso, gosto de escrever, por isso, desde já, peço que me perdoem pelo excesso de palavras.

    Acho que o mundo Fora de Estrada admite várias visões diferentes. Isso é muito importante. Muitos vêm o mundo Off-Road como uma aventura radical, regada de muita adrenalina e de obstáculos no limite ou até bem além dos limites de seus Jipes.

    Já outros, e eu me incluo nessa categoria, vêm o Fora de Estrada como um meio de se afastar um pouco da rotina stressante da vida urbana, buscando não apenas uma escapada dos grandes centros que, obviamente, pode ser feito por asfalto, mas também uma aproximação maior com a natureza e com o meio rural. Respirar o ar puro do campo impregnado com aquele típico e agradável odor de esterco. A sinfonia tranquilizante dos pássaros, o mugir do gado, a liberdade em fim.

    Aliás, no fundo no fundo, um Jipe significa exatamente isso – LIBERDADE.

    Acima de tudo e, independente de qual posição adotemos, deve vir o respeito pelas diferenças e preferências individuais sem esquecer, claro, o respeito pela natureza.

    Desde criança frequento o meio rural. A família de minha mãe é quase toda da roça, Sul de Minas. Já percorri os caminhos da roça pelos mais variados meios, incluindo o extinto carro-de-boi. Posso afirmar sem medo algum de erro que, muitas vezes, aquela estradinha romântica da fazenda, aparentemente inocente e sem dificuldades, depois de 2 ou 3 dias de chuva, pode virar uma trilha pra Jipeiro nenhum botar defeito. Já vi até trator atolado. Aliás, nessa oportunidade, aprendi uma técnica simples para desatolar um trator.

    O interessante dessa estória toda é que o povo da roça, na sua imensa maioria, têm no Fusca e na Brasília o seu principal meio de transporte off-road.

    Esse é um contraste que, embora seja fácil de entender pelas regras do Mercado, nunca consegui engolir muito bem. O Jipe é um veículo feito para o meio rural ( vem de GP = Gee Pee = General Purpose que resulta no fonema, Jeep ou Jipe em português), mas que vive mais no asfalto do que na terra e, além disso, na maior das vezes, nas mãos de quem raramente precisou da terra para qualquer outra coisa além da diversão.

    Pelo amor de Deus, não me interpretem mal. Não vai aqui absolutamente nada contra os Jipeiros da cidade, até porque estou entre eles. Estou apenas constatando a realidade do Mercado, muito fácil de entender, mas nem sempre fácil de engolir. Aliás, esse problema não é só de mercado não. Tem muito a ver com a escorchante carga tributária que dobra o preço de qualquer tipo de veículo. Esse, dentre outros, é um dos fatores que acarretou o êxodo rural, entupindo as grandes cidades de desempregados, gerando tensão social e outros problemas bem conhecidos.

    Por isso eu acho que o Fusca merece o maior respeito da parte de qualquer off-roader com seu 4X4, reduzida, bloqueio de diferencial, vão livre de mais de 30cm e pneus de trator. Sem nada disso, usando apenas um par de correntes nas rodas motrizes, um macaco convencional e tocos de madeira para desatolar, já fiz muitas peripécias com um Fusca, com um Fiat Panorama e com um Uno Mille. É essa a realidade de muita gente que tem um pedaço de terra longe da cidade. Na seca tudo maravilha. Qualquer carro chega lá, mas na época das chuvas, em certos lugares, a coisa pega feio.

    Por que disso tudo?
    É justamente para tentar ampliar o conceito do mundo Off-Road para algo além da aventura pura e simples, que busca apenas a adrenalina e testar os limites de um Jipe super equipado.

    Mas vejam bem, esse aspecto aventureiro é de fundamental importância. De certo modo é ele a grande alavanca do Mercado e do desenvolvimento tecnológico dos veículos Todo Terreno. Mas, do ponto de vista das relações humanas, da valorização e preservação da natureza e da ampliação das possibilidades e oferta do Mercado, precisamos estar atentos a outros aspectos também.

    Nem sempre o indivíduo interessado em sair da estrada precisa de um 4X4. Acho que com um pouco de jeito e alguns macetes, pode-se ir mais longe com um carro normal. Principalmente se tiver tração trazeira.

    Não conheço, mas tenho o palpite que o EcoSport 1.0 deve ir bem na terra. Quando digo bem, estou comparando com outros carros 4X2 normais. Geralmente os motores mais fracos possuem relações de marcha mais reduzidas. Isso melhora a tração do veículo na terra. Se estiver com corrente nas rodas, a brincadeira fica ainda mais interessante. Tudo depende também da distribuição de peso do veículo. De qualquer modo, apesar do EcoSport 1.0 e da Strada Adventure não serem 4X4, são carros com preço razoável, bom vão livre, econômicos e confortáveis para uma viagem mais longa. Acho que com alguma habilidade do motorista e um par de correntes nas rodas motrizes, esses carros podem fazer coisas interessantes. É bom lembrar que a colocação correta das correntes é fundamental para a segurança e desempenho.

    Para resumir e encerrar (me perdoem pela canseira) acho que há duas visões que devem conviver, pacífica e harmoniosamente. A Aventura Off-Road Radical e o Lazer Off-Road. Existe uma diferença sutil. Por exemplo, eu tenho agora um Sportage com tração, reduzida, bom vão livre e pneus 50%-50% On-Off Road. Posso me aventurar um pouco mais, mas não tenho nenhuma intenção de testar os limites do carro. Ele me custou caro e se quebrar vai doer no bolso. Até prova em contrário, acredito que a Experiência Off-Road é mais prazerosa quando se equilibra o bom senso e habilidade do motorista com os atributos do carro. Os obstáculos da estrada devem ser vencidos pela parceria entre motorista e carro e não apenas pelo carro. Um Jipe ou SUV super dotado facilita a vida do motorista e estimula a ousadia, mas custa caro. Um Jipe ou SUV usado e sem preparos especiais proporciona menos adrenalina e ousadia, mas não deixa de trazer prazer e o sabor da liberdade a preços bem mais razoáveis. Acrescenta-se a isso o seguinte dilema: (1) um Jipe 4X4 bem equipado mas bebedor de gasolina e desconfortável para longas viagens ou (2) uma Strada Adventure 4X2, mas com bom vão livre, confortável e econômica para longas viagens.

    Bom! É isso ai! Acho que há espaço para todos os gostos e bolsos, afinal de contas, a natureza é democrática. E para não passar em branco ai vai uma dúvida que vem me atormentando:

    Meu Sportage veio com dois pneus 225/70R15 na frente e dois 235/75R15 atraz. O Original é 205/75R15 cuja pressão estipulada no manual é de 26 PSI nos 4. Sei que, teoricamente, para a mesma carga, pneus maiores pedem pressões menores. Mas ainda não consegui encontrar uma indicação confiável. O Pessoal parece gostar de usar 30 PSI em pneus 235/75R15, mas isso me parece exagerado para cargas de até 500Kg por pneu. Venho experimentando com pressões menores mas de modo empírico e sem parâmetros confiáveis para uma decisão. Cheguei a ler algo sobre grudar uma fita crepe no pneu e dar umas voltas (10-50 metros) para observar o desgaste na banda de rodagem. Não experimentei ainda e não sei se vai funcionar de modo confiável. O fabricante dos meus pneus (BS Colway Remolded) não fornece a pressão máxima para carga máxima, por isso não tenho como calcular a pressão. Baseado em outras marcas obtive valores entre 22 e 25 PSI. Alguém tem sugestões neste sentido? Grato e até a próxima.

    Cesar Boschetti
    http://www.las.inpe.br/~cesar/welcome.html

  • #2
    Cesar Boschetti,

    Seja bem vindo ao Fórum

    Quanto a sua dúvida sobre a melhor calibragem para os pneus é o quê consta do manual. A calibragem independe da medida do pneu se o manual fala em 26psi para o seu carro pode usar na boa. Claro que se for para a trilha nada impede de usar pressão menor, eu uso de 12 a 15 na trilha e 26 no asfalto.

    Tem mais informações aqui :

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...ght=calibragem

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...ght=calibragem

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...ght=calibragem

    Até mais

  • #3
    Cesar, no seu caso eu primeiro trocaria 2 pneus para deixar todos com mesmo diametro, pois da forma que esta pode quebrar algo quando em 4x4.
    Já que um par tem cerca de 29 polegadas de diametro e o outro cerca de 27,5.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Pneus FINOS X LARGOS - trilhas com atoleiros e erosões
      Por Tio Eddie no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 384
      Última resposta: 07/10/2016, 07:45
    2. Respostas: 362
      Última resposta: 20/07/2010, 16:49
    3. Pneus Botta - Troque o 1º T por um S
      Por Cotrim no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 50
      Última resposta: 17/11/2009, 16:18
    4. Pneus Eterna Dúvida.....
      Por Evandro Toyoteiro no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 16
      Última resposta: 30/06/2008, 21:46
    5. CARCAÇAS de PNEUS
      Por Ian Moreira no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 18
      Última resposta: 21/11/2004, 00:13

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade