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  • #1
    Usuário Avatar de Claudio Cesar
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    Motor de arranque




    Tentei tirar o motor de arranque de meu Jeep motor BF e não consegui ,pois o parafuso de cima é de difícil acesso.Pergunto alguém tem uma dica de como tirar ? Obrigado.

  • #2
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    Amigo nao sei se sao todos mas no meu caso tem uma porca nesse parafuso entao tem q ter duas chaves
    O ideal e ter duas pessoas uma segura a porcanpor baixo o outro tira o parafuso por cima
    Espero ter ajudado

  • #3
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
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    usa uma "L" de 1/2...isso se os parafusos forem originais

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    Tuna
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  • #4
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Motor de arranque-imagem-197.jpgMotor de arranque-imagem-205.jpg
    Este motor de partida é um bosch... colocado direto na caixa seca
    Nesta foto abaixo.
    tem duas caixas originais. vc observa que o da esquerda o furo de cima da caixa seca onde prende o motor de arranque é um parafuso de 1/2 polegada, (usa chave 3/4) onde a rosca de 1/2 rosca grossa é na caixa seca....
    Na caixa da direita. existe a mesma rosca de 1/2 só que ele atravessa a caixa, como se estivesse colocado um parafuso mais fino com uma porca atraz....tal como no de baixo onde o parafuso de 1/2 é passante...

    Motor de arranque-imagem-201.jpg
    Motor de arranque-imagem-200.jpg
    Observe que o furo de cima não atravessa a caixa seca.

    Ok..... Para tirar o motor de arranque a chave é a de 3/4 fixa... agora se tiver uma porca do outro lado tal como no de baixo, se colocaram um parafuso mais fino deve ser o de 7/16 com porca... aí usa a chave de 5/8.
    grande abraço.
    Citação Postado originalmente por Claudio Cesar Ver Post
    Tentei tirar o motor de arranque de meu Jeep motor BF e não consegui ,pois o parafuso de cima é de difícil acesso.Pergunto alguém tem uma dica de como tirar ? Obrigado.
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  • #5
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
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    Obrigado pela ajuda e pela correção Antonio, orientação assim é sempre bem vinda

    []'s
    Tuna
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  • #6
    Usuário Avatar de Claudio Cesar
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    Obrigado aos colegas que responderam , mas o meu problema é que a única chave que encaixa no parafuso é a de boca de 3/4 como foi dito.Só que ela escorrega.Tentei usar a chave de anel e a de soquete mas elas não encaixam ,pois tem um rebaixo que não deixa.Estou achando que esse motor de arranque é adaptado e foi colocado com o motor fora.Vou comprar uma chave de anel e afina-la no esmeril para ver se dá certo se não infelizmente vou ter que tirar o motor.Eu comprei esse Jeep de terceiro e não sei a procedência além do que comigo ele está parado a dois anos desde que comprei ,pois só agora estou começando a reforma-lo .Obrigado a todos e até o próximo domingo relatarei se deu certo.

  • #7
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Com certeza o seu motor de arranque é da marca Wapsa... nos antigos é mais comum
    Então a parte do focinho onde é parafusado na caixa seca ele é mais gordo.comparado com os bosch.. e o parafuso fica muito perto, e não cabe a chave.(fica dificil de girar o parafuso) e dá pouco giro......
    Devem ter apertado com o motor de arranque fora do chassis.
    Aí vc tem uma solução, para manter o parafuso de 1/2, leve em um torneiro e mande fazer um prisioneiro, (um lado com rosca de 1/2 e na outra ponta de 7/16. de forma que a rosca de 1/2 não vá até o fim(lado de 7/16) deixando uma parte lisa sem rosca para encaixar no furo do fucinho(coisa de 05, a 08 mm) para o motor de arranque ficar no lugar certo..... e coloque o prisioneiro na caixa seca, (vai ficar direto na caixa) e a outra ponta com o devido encaixe do fucinho com a rosca de 7/16.....
    Se vc manter o mesmo parafuso de 1/2 com a cabeça da chave de 3/4 quando for tirar novamente o motor de arranque vai acontecer a mesma dificuldade para tirar...
    Outra é como fizeram com a caixa que tenho aqui. e abriram o fundo para passar um parafuso passante...

    Vc consegue tirar o parafuso. fazendo o seguinte. (não tirar o motor..)

    Coloque um calço de madeira no carter e um macaco hidraulico ou um jacaré (macaco com rodinhas).
    solte os parafusos da travessa no chassis
    Tenha o cuidado de colocar um parafuso (tem barra roscavel de 3/8 a venda no mercado.. corte mais ou menos de 20 a 30 cm dois pedaços e coloque no lugar de um dos dois parafusos de cada lado. como se fosse o parafuso com uma porca na parte de cima e outra na parte de baixo, (ele vai servir de guia para vc não ficar procurando os furos no chassis quando for colocar de volta a travessa). e depois de retirado os parafusos, vai abaixando o macaco até que de um espaço entre a carroceria e o motor. se não tiver chave propria (cabeça lisa), com uma talhadeira , vc vai batendo até o parafuso sair...
    coloca o prisioneiro no lugar e faz a montagem....

    Ok....
    Grande abraço....
    Motor de arranque-imagem-209.jpg

    Motor de arranque-imagem-208.jpg
    Motor de arranque-imagem-210.jpg
    Motor de arranque-imagem-207.jpg
    Motor de arranque-imagem-213.jpg
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  • #8
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    É ruim de tirar mesmo. Mas depois que conseguir tirar, poem um calço no parafuso distanciando ele do arranque, que fica mais fácil de tirar da próxima vez com uma chave de boca.

    Fiz no meu é acabou o problema.

    Motor de arranque-dsc02999.jpgMotor de arranque-dsc02997.jpgMotor de arranque-dsc02998.jpg

    Abraços.

  • #9
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    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post


    Motor de arranque-imagem-208.jpg


    Motor de arranque-imagem-213.jpg
    Nobre Antonio, vc sabe onde eu encontro esse guarda pó? ou tem uma forma alternativa de fabricar uma?
    Sei q vc deve ter um monte delas kkkk

    O meu está sem, é perde a lubrificação de tempos em tempos e emperra.

    Abraços

  • #10
    Usuário Avatar de Claudio Cesar
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    Obrigado Antônio Umino e Ian pela explicação.Olhei ele e pela foto que você colocou achei muito parecido então acho que ele é Wapsa como você descreveu.Ainda vou tentar afinar uma chave de anel para ver se dá certo senão levarei numa oficina para tirar o motor.Fiquei na dúvida quanto a dica do parafuso prisioneiro , no caso ele ficará servindo só de guia sendo o parafuso que acocha somente o de baixo ?Obrigado Umino.
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  • #11
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Não/
    O prisioneiro. é um parafuso com duas pontas. uma mais grossa que seria o parafuso do arranque de cima, só que sem a cabeça
    'No lugar da cabeça, vai ter outra rosca no caso de 7/16. onde vc vai colocar a porca para efetuar o aperto do motor de arranque.
    Se não me engano nos caminhões Ford / Chevrolet Brasil , no cubo da roda trazeira onde vai o semi eixo é usado este tipo de prisioneiro. Não sei se tem nas medidas de 1/2 rosca grossa ( o passo desta rosca é o mesmo dos parafusos franceses), e a outra ponta que é de 7/16 tem a rosca fina.....e a porca é um pouco menor. coloca uma arruela lisa para encosto, e como disse
    Motor de arranque-imagem.jpg rosca de 1/2 um ressalto também de 1/2 por uns 8a 10mm para encaixar o focinho do motor de arranque, e depois a rosca de 7/16 para usar uma arruela e a porca para apertar o motor de arranque.

    acima este prisioneiro é melhor mandar fazer no torneiro...
    Fiz um desenho. não repare o desenhista. veja se vc entende

    abçs
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  • #12
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Ian
    Ésta capa de borracha do motor de arranque Wapsa é igual ao dos tratores Massey Fergusson. dos anos de 1964 em diante, nos modelos de 50x. 65x.... com motor de arranque wapsa...
    Também nos Ford. f 100. f350 e f 600 nos anos de 1958/70usavam esta borracha.
    Os reparadores de eletrica antigamente tinha esta borracha... Mas amanhã vou ter que ir na eletrica. e vou dar uma perguntada....e posto por aqui....
    Por aqui nas lojas de tratores tinha esta borracha.. Mas como também encostei e hoje estou usando o Bosch. não sei se ainda acha... mas procure em lojas de peças para tratores...

    Ok...
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