x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
    Usuário Avatar de Claudio Cesar
    Entrada
    04/03/2013
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 0

Motor de arranque

Tentei tirar o motor de arranque de meu Jeep motor BF e não consegui ,pois o parafuso de cima é de difícil acesso.Pergunto alguém tem uma dica de como tirar ? Obrigado.

Usuário Avatar de Rafael OFF
    Entrada
    27/09/2012
    Local
    Goiania/GO
    Amigo nao sei se sao todos mas no meu caso tem uma porca nesse parafuso entao tem q ter duas chaves
    O ideal e ter duas pessoas uma segura a porcanpor baixo o outro tira o parafuso por cima
    Espero ter ajudado

Equipe de Apoio Avatar de tuna
    Entrada
    29/04/2003
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 22
    usa uma "L" de 1/2...isso se os parafusos forem originais

[]'s
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Agradecimentos: 26
    Motor de arranque-imagem-197.jpgMotor de arranque-imagem-205.jpg
    Este motor de partida é um bosch... colocado direto na caixa seca
    Nesta foto abaixo.
    tem duas caixas originais. vc observa que o da esquerda o furo de cima da caixa seca onde prende o motor de arranque é um parafuso de 1/2 polegada, (usa chave 3/4) onde a rosca de 1/2 rosca grossa é na caixa seca....
    Na caixa da direita. existe a mesma rosca de 1/2 só que ele atravessa a caixa, como se estivesse colocado um parafuso mais fino com uma porca atraz....tal como no de baixo onde o parafuso de 1/2 é passante...

Motor de arranque-imagem-201.jpg
    Motor de arranque-imagem-200.jpg
    Observe que o furo de cima não atravessa a caixa seca.

Ok..... Para tirar o motor de arranque a chave é a de 3/4 fixa... agora se tiver uma porca do outro lado tal como no de baixo, se colocaram um parafuso mais fino deve ser o de 7/16 com porca... aí usa a chave de 5/8.
    grande abraço.
    Citação Postado originalmente por Claudio Cesar Ver Post
    Tentei tirar o motor de arranque de meu Jeep motor BF e não consegui ,pois o parafuso de cima é de difícil acesso.Pergunto alguém tem uma dica de como tirar ? Obrigado.
    4X4 Brasil
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

Pickup Willys F 75 1966, e 1976

Equipe de Apoio Avatar de tuna
    Entrada
    29/04/2003
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 22
    Obrigado pela ajuda e pela correção Antonio, orientação assim é sempre bem vinda

[]'s
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

Entrada
    04/03/2013
    Local
    Fortaleza/CE
    Obrigado aos colegas que responderam , mas o meu problema é que a única chave que encaixa no parafuso é a de boca de 3/4 como foi dito.Só que ela escorrega.Tentei usar a chave de anel e a de soquete mas elas não encaixam ,pois tem um rebaixo que não deixa.Estou achando que esse motor de arranque é adaptado e foi colocado com o motor fora.Vou comprar uma chave de anel e afina-la no esmeril para ver se dá certo se não infelizmente vou ter que tirar o motor.Eu comprei esse Jeep de terceiro e não sei a procedência além do que comigo ele está parado a dois anos desde que comprei ,pois só agora estou começando a reforma-lo .Obrigado a todos e até o próximo domingo relatarei se deu certo.

Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Com certeza o seu motor de arranque é da marca Wapsa... nos antigos é mais comum
    Então a parte do focinho onde é parafusado na caixa seca ele é mais gordo.comparado com os bosch.. e o parafuso fica muito perto, e não cabe a chave.(fica dificil de girar o parafuso) e dá pouco giro......
    Devem ter apertado com o motor de arranque fora do chassis.
    Aí vc tem uma solução, para manter o parafuso de 1/2, leve em um torneiro e mande fazer um prisioneiro, (um lado com rosca de 1/2 e na outra ponta de 7/16. de forma que a rosca de 1/2 não vá até o fim(lado de 7/16) deixando uma parte lisa sem rosca para encaixar no furo do fucinho(coisa de 05, a 08 mm) para o motor de arranque ficar no lugar certo..... e coloque o prisioneiro na caixa seca, (vai ficar direto na caixa) e a outra ponta com o devido encaixe do fucinho com a rosca de 7/16.....
    Se vc manter o mesmo parafuso de 1/2 com a cabeça da chave de 3/4 quando for tirar novamente o motor de arranque vai acontecer a mesma dificuldade para tirar...
    Outra é como fizeram com a caixa que tenho aqui. e abriram o fundo para passar um parafuso passante...

Vc consegue tirar o parafuso. fazendo o seguinte. (não tirar o motor..)

Coloque um calço de madeira no carter e um macaco hidraulico ou um jacaré (macaco com rodinhas).
    solte os parafusos da travessa no chassis
    Tenha o cuidado de colocar um parafuso (tem barra roscavel de 3/8 a venda no mercado.. corte mais ou menos de 20 a 30 cm dois pedaços e coloque no lugar de um dos dois parafusos de cada lado. como se fosse o parafuso com uma porca na parte de cima e outra na parte de baixo, (ele vai servir de guia para vc não ficar procurando os furos no chassis quando for colocar de volta a travessa). e depois de retirado os parafusos, vai abaixando o macaco até que de um espaço entre a carroceria e o motor. se não tiver chave propria (cabeça lisa), com uma talhadeira , vc vai batendo até o parafuso sair...
    coloca o prisioneiro no lugar e faz a montagem....

Ok....
    Grande abraço....
    Motor de arranque-imagem-209.jpg

Motor de arranque-imagem-208.jpg
    Motor de arranque-imagem-210.jpg
    Motor de arranque-imagem-207.jpg
    Motor de arranque-imagem-213.jpg
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Ian Jeep
    Entrada
    12/12/2008
    Local
    Porto Velho/RO
    Agradecimentos: 2
    É ruim de tirar mesmo. Mas depois que conseguir tirar, poem um calço no parafuso distanciando ele do arranque, que fica mais fácil de tirar da próxima vez com uma chave de boca.

Fiz no meu é acabou o problema.

Motor de arranque-dsc02999.jpgMotor de arranque-dsc02997.jpgMotor de arranque-dsc02998.jpg

Abraços.

Usuário Avatar de Ian Jeep
    Entrada
    12/12/2008
    Local
    Porto Velho/RO
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post

Motor de arranque-imagem-208.jpg

Motor de arranque-imagem-213.jpg
    Nobre Antonio, vc sabe onde eu encontro esse guarda pó? ou tem uma forma alternativa de fabricar uma?
    Sei q vc deve ter um monte delas kkkk

O meu está sem, é perde a lubrificação de tempos em tempos e emperra.

Abraços

Entrada
    04/03/2013
    Local
    Fortaleza/CE
    Obrigado Antônio Umino e Ian pela explicação.Olhei ele e pela foto que você colocou achei muito parecido então acho que ele é Wapsa como você descreveu.Ainda vou tentar afinar uma chave de anel para ver se dá certo senão levarei numa oficina para tirar o motor.Fiquei na dúvida quanto a dica do parafuso prisioneiro , no caso ele ficará servindo só de guia sendo o parafuso que acocha somente o de baixo ?Obrigado Umino.
    4X4 Brasil

Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Não/
    O prisioneiro. é um parafuso com duas pontas. uma mais grossa que seria o parafuso do arranque de cima, só que sem a cabeça
    'No lugar da cabeça, vai ter outra rosca no caso de 7/16. onde vc vai colocar a porca para efetuar o aperto do motor de arranque.
    Se não me engano nos caminhões Ford / Chevrolet Brasil , no cubo da roda trazeira onde vai o semi eixo é usado este tipo de prisioneiro. Não sei se tem nas medidas de 1/2 rosca grossa ( o passo desta rosca é o mesmo dos parafusos franceses), e a outra ponta que é de 7/16 tem a rosca fina.....e a porca é um pouco menor. coloca uma arruela lisa para encosto, e como disse
    Motor de arranque-imagem.jpg rosca de 1/2 um ressalto também de 1/2 por uns 8a 10mm para encaixar o focinho do motor de arranque, e depois a rosca de 7/16 para usar uma arruela e a porca para apertar o motor de arranque.

acima este prisioneiro é melhor mandar fazer no torneiro...
    Fiz um desenho. não repare o desenhista. veja se vc entende

abçs

Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Ian
    Ésta capa de borracha do motor de arranque Wapsa é igual ao dos tratores Massey Fergusson. dos anos de 1964 em diante, nos modelos de 50x. 65x.... com motor de arranque wapsa...
    Também nos Ford. f 100. f350 e f 600 nos anos de 1958/70usavam esta borracha.
    Os reparadores de eletrica antigamente tinha esta borracha... Mas amanhã vou ter que ir na eletrica. e vou dar uma perguntada....e posto por aqui....
    Por aqui nas lojas de tratores tinha esta borracha.. Mas como também encostei e hoje estou usando o Bosch. não sei se ainda acha... mas procure em lojas de peças para tratores...

Ok...
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. compro motor de arranque do motor falcon 3.6 maxi econ , e a capa seca
      Por AMGOLDONI no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 18/02/2010, 06:24
    2. Motor de Arranque Bosch para Motor Ford 3000 do Maverick
      Por reslima no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 11
      Última resposta: 26/02/2008, 17:18
    3. Motor de Arranque para Motor Ford 4 cilindros OHC 2.3 Georgia - Revisado!!
      Por reslima no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 4
      Última resposta: 22/06/2007, 08:39

Permissões de Postagem