Olá Angelo.
Eu tive uma Disco 1 V8 e agora tenho uma Ex-V8 com motor 2.8, que comprei de um conhecido que fez a transformação.
Vamos lá.
OS valores envolvidos vão depender de qual o grau de "capricho" vc vai querer e se a D1 a ser transformada é automática ou manual.
Se vc achar uma V8 manual, colocar um 300 Tdi é quase plug and play. Já a automática requer muito mais trabalho e flange para adaptação.
Também é possível transplantar motor e câmbio juntos em uma V8 auto e ai fazer dupla transformação, motor e câmbio.
As peças extras que vc vai precisar são o radiador, intercooler e miscelâneas do sistema de alimentação . Há também a opção de usar o mesmo radiador da V8 e dispensar o intercooler ou coloca-lo em outro lugar.
Isso tudo vai influenciar no preço final, juntamente com a MO de quem for instalar e do preço do motor a ser colocado.
Depende de tanta coisa que dar um valor fica difícil. Eu estimaria em 15 a 30 mil dependendo do projeto.
Tem uma D1 auto, com motor MWM que está a venda no rolo 4x4 por um preço bem camarada.
Abs
Sergio.