Preparação Pajero TR4 2008 “Seek & Destroy”.
Desculpe a extensão do post!
Apesar de já estar há algum tempo no mundo OFFROAD (quadriciclo e estou na minha segunda Pajero Full), a escolha de um carro dedicado é sempre complicada e cada um tem suas percepções e opiniões, entretanto, cheguei a uma conclusão final e comprei esta uma Pajero TR4 2008 , já carinhosamente apelidada “Seek & Destroy” em homenagem ao Metallica.
O que pesou na minha decisão foi:
- Possibilidade de continuar participando do rally da marca (o Mit Motorsport é muito bem organizado e bem familiar);
- Disponibilidade no mercado de partes e peças (especiais ou não);
- Valor de compra;
- Possibilidade de se fazer o seguro: no meu perfil, seguro novo, com 150K de cobertura material, 60K de cobertura para danos morais e mais 500K para danos pessoais, na Marítima e com cobertura de vidros e socorro 24h, saiu por R$2.950,00 (achei bem razoável);
- Capacidade para cinco pessoas (ainda que apertado, dá pra levar as crianças comigo se eu quiser).
Com o carro na mão (peguei há quatro dias), corri a semana toda para prepara-lo (instalar e encomendar as partes).
Depois vou postar fotos, valores, e-mails e telefones (acho legal todos saberem onde achar e quanto custa), assim quem quiser pode usar como referência:
O carro ficará pronto em duas semanas, mas vou adiantar o que está sendo feito:
- Parachoque dianteiro em aço 4WD Brasil com base para guincho;
- Guincho Warn Tabor 12K (depois coloco o cabo de kevlar, rolete em alumínio e o kit de controle remoto sem fio);
- Bateria especial de maior amperagem e CCA adequados ao guincho;
- Parachoque traseiro em aço da 4WD Brasil;
- Engate traseiro de alta capacidade;
- Kit lift 4WD;
- 5 (cinco) rodas em aço aro 16 com furação 114,3mm;
- 5 (cinco) pneus BF Goodrich MUD nas medidas 225/75/R16;
- Snorkel;
- Bagageiro especial com suporte para dois tanques de combustível e pranchas de desencalhe;
- Dois tanques de combustível de 20l cada;
- Duas pranchas de desencalhe;
- 6 (seis) faróis Hella (sendo quatro frontais e dois na traseira);
- Proteção inferior integral da Road Tech;
- Bloqueio de diferencial traseiro Kaiser (este demora 30 dias para entregarem).
Me disseram que não existe bloqueio do diferencial dianteiro da Pajero TR4, alguém poderia confirmar isto?
Além dos equipamentos exclusivos para OFFROAD, quando se compra um carro seminovo para este fim, temos que cuidar de outros detalhes mecânicos, de conforto e visibilidade, para não ficarmos na mão no meio da trilha:
- Troca dos filtros de ar, óleo, AC e combustível;
- Troca dos óleos e fluídos;
- Troca da correia dentada, da correia do AC e da correia da DH com todos os tensionadores;
- Revisei freios e embreagem (estão perfeitos);
- Troca do insulfilm original (já estava horrível, com seis anos, tive que trocar);
- Troca das caixas alto falantes originais (coloquei um kit duas vias da JL e outro da JBL);
- Retirei o alarme que não era original (imagina uma pane no alarme no meio da trilha);
- Troquei todas as palhetas dos limpadores;
- Recuperei o brilho e a transparência dos faróis (polimento de faróis);
- Troquei as lâmpadas dos faróis por lâmpadas Osram Night Breaker Unlimited H1 e H4;
- Higienização interna e hidratação dos bacos de couro (ficou bacana).
E para a trilha propriamente dita, já tinha alguns equipamentos e acabei comprando outros:
- Manilhas de diversas capacidades e tamanhos;
- Ganchos diversos;
- Argolas e mosquetões diversos;
- Rádios dual-band (dois);
- Rádios two-way (par);
- Antena de teto com imã, cabo e adaptadores;
- Cinta em V, cintas de 6m e 10m;
- Cabos diversos;
- Luvas;
- Lanternas;
- Kit de primeiros socorros;
- Sinalizadores;
- Compressor 12V e 110V;
- Kit de conserto de pneu;
- Capa de chuva, etc.
Aproveitei e descolei duas rampas automotivas para ajudar na manutenção posterior em casa.
Bem, acho que é isto, quis compartilhar com todos os passos foram dados para que sirvam de base e possam ajudar aos que querem preparar seus carros.
Depois que fica pronta postarei as fotos e todos os dados.
Quero estreá-la logo em seguida, vamos marcar!
Um abraço,
Eduardo.