Tenho uma l200 sport hpe e estava com um problema de superaquecimento do motor, como ainda esta na garantia sempre levei na concessionária. Me disseram que poderia ser sujeira no radiador que estava cheio de lama, mas apos a limpeza ela voltou a esquentar em subidas longas e em velocidade baixa. Semana passada levei de novo a concessionária e depois de alguns testes foi verificado uma trinca no cabeçote, que fazia com que a água saisse.
Alguém sabe o que pode ocasionar uma trinca em cabeçote?
Quais seriam os sintomas além de esquentar?
Estava achando ela meio sem torque será que é consequência disso?
Alguém já ouviu falar desse problema em l200, o proprio atendente disse que esse problema já aconteceu em várias.
Se aconteceu em várias é problema no projeto! Uma possível causa pode ser a própria temperatura, um choque térmico em alguma travessia de poça mais profunda ou ainda calço hidráulico por excesso de diesel em algum momento. Mas eu aposto num erro de projeto ou baixa qualidade do material empregado.
Eu tenho uma L200/98, intecoolada. E o cabeçote apareçeu tambem trincado. Tive que comprar um novo cabeçote, uma das bielas estava empenada provavelmente por calço hidraulico. Nao sei se foi a agua que passou e causou o calço.
A retifica falou que o trincado era muito pequeno.
Fiz todo o motor, mas ele anda superaquecendo.
Hoje o mecanico resolveu retirar a valvula termo-estatica, por suspeitar que ela é que anda causando o superaquecimento.
A valvula wate gate tambem anda jogando toda a pressao do turbo, quando o giro do motor atinge 3000 rpm.
Caso alguem possa ajudar na soluçao agradeço.
Antonio
A waste gate funciona assim mesmo, mas tudo é questão de ajuste caseiro para melhorar!
Qual a temperatura média aí em Niterói?
Até que eu estou bem feliz, pois tudo que foi carro que eu tive, superaqueceu em trânsito pesado com temperatura de 40°C na rua, e na Quinta feira eu estive em Porto Alegre nas mesmas condições e a temperatura da Ranger sempre no meio certinho, mesmo andando na lenha entre uma sinaleira e outra.
A temperatura media de Niteroi, tem estado por volta de 29 graus.
Descobri que nas bases dos parafusos de fiixaçao da valvula wate gate: tinha 04 arruelas em cada parafusos. Essa arruelas foram colocadas pelo intalador do intercooler.
Testei com apenas 02 e 01 arrula: e mesmo assim por volta de 0,8 kilogramaforça a valvula continua jogando a pressao para forma. Vou testar agora sem as arruelas. Quando acredito que a pressao final da turbina vai ficar em 0,7 kilograma força ( pressao padrao da L200 quando sai de fabrica. E diminuir um pouco a vazao de oleo diesel na bomba injetora.
Vou instalar na semana que vem uma nova valvula termoestatica (da H-100 hiundai).
Abraços,
Antonio
Niteroi, RJ
Não deve ser a waste gate que ta aliviando a pressão.
O motor da L200 tem uma válvula no coletor, eu acho que serve como proteção e abre pra aliviar a pressão toda vez que a pressão do turbo aumenta perigosamente. Isso já foi discutido em outro tópico e deve ser o que ta acontecendo.
Voce dever esta se referindo a outra valvula, que é de dimensao menor que a Wate Gate, uma valvula pequena, já observei que a pressao é liberada por ela, isto é, a saida da pressao do turbo e jogada para fora atraves dela.
Pelo que entendi voce entao voce acredita que valvula esta com defeito?
Devo entao substitui-la por uma nova?
Grato,
Antonio
L200/98 Intercoolada/Maxcooler.
Niteroi, RJ
A válvula não deve estar com defeito. Ela abre e alivia a pressão pra proteger o motor e está avisando que a turbina ta com excesso de pressão. Você precisa ajustar a wastegate pra que isso pare de acontecer.
O cabeçote novo recondicionado a base de troca para L200/98 me custou R$ 830,00 na Tecnica de Solda RYE Ltda, da cidade de Maringa, PR.
Bem, vou esta semana retirar as arruelas da base de fixação da Valvula Waste Gate, esta com apenas uma arruela em cada lado, que era o recomendado pela Maxcooler, na instalaçao do intercooler.
Mas na verdade a valvula de alivio começou a jogar a pressao para fora, logo apos a turbirna passar por uma revisao na firma Tecno Diesel no Rio de Janeiro.
Quando retornei a Tecno Diesel reclamando, eles condenaram a valvula de alivio, declarando que deveria troca-la.
Bem, fico pensando se realmente fizeram a revisao mesmo ou se trocaram a turbina. Por que o que eu estranhei é que tentei acompanhar a revisao, mas o funcionario derepente sumiu com a turbina, e na apareceu na sala do torno eletronico. E depois de meia hora apareceu com a turbina limpinha e brilhando, a minha turbina original estava da cor de barro. Entao eles falaram que era porque tinham dado um jato de areia. De qualquer forma nao me convenceram, pelo tempo ou jateavam a turbina ou a revisavam...
Será que existe alguma outra turbina de marca diferente da mitusubishi que entra no motor da L200?
Abraços,
Antonio
Quem puder me responder, gostaria de saber se posso retirar essa segunda valvula de alivo, a pequena que fica conectada no coletor, pela qual sai a pressao do turbo para o exterior. E colocar uma tampa no lugar. Porque parece que pode ser esta valvula que é a que estaria com defeito. Quando o motor da L200/98 atinge em torno de 2900/3000 giros a valvula joga toda a pressao do turbo para fora.
A pressão no coletor marca 0,7 kgforça, quando a pressao é cortada bruscamente. E esse problema surgiu apos a revisao da turbina.