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  • #1

    BOMBISTA DE CONFIANÇA, WG, COOLER E OUTROS BICHOS...




    PRECISO DE BOMBISTA DE CONFIANÇA NO RIO DE JANEIRO. POR FAVOR, AJUDEM-ME


    Esta é a minha segunda S10 1999, 2.5 Maxion.
    Nas duas picapes instalei manômetro de turbo. Nas duas instalei o intercooler original da Maxion:

    http://www1.uol.com.br/bestcars/un/131-02.htm

    http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-s10td.htm - Observem estes dois links, por favor.

    Percebi que há grande diferenças entre a regulagem original das WG das duas.
    Na primeira picape, dei 7 voltas na WG e obtive máxima de 0,9kg .
    Esperava essa pressão sem mexer na WG, pois assim dizem os manuais
    Percebi grande melhoria no torque em baixa e nas viagens de cruzeiro o motor não se esguelava. Também diminuíram a fumaça e a sensação de carro amarrado. A vávula LDA segurou na boa.
    Estava muito feliz... Porém, em viagem de estudo a SAMPA, furtaram minha picape.

    Um mês depois comprei outra S10, 1999, 2.5 em muitíssimo melhor estado . Errar é humano...
    Verifiquei que ela andava quase tanto quanto á primeira sem instalar o cooler e nem mexer na WG
    Instalei o cooler da Maxion porém, resolvi arriscar um pouco mais e dei 10 voltas na WG
    Tomei um baita susto...

    Observações positivas:

    *A bicha deu um pulo prá frente: o 0-100km/h diminuiu muito...
    * o torque aumentou um absurdo em baixas rotações - dá prá sair em terceira marcha!
    * as retomadas estão muitíssimo mais seguras.
    *o consumo manteve-se em 9,5-10km/l
    * consegui 1,6kg de pressão - o que acho um absurdo de bom! 8)
    * Basta um kik-off no acelerador para 1,6 kilos aparecerem independente da rotação do motor - fiquei abismado com isso!

    Aí vieram as observações negativas:

    *Sinto que em quarta ou quinta marchas quando estou por exemplo a 50km/h e dou o kik-off no acelerador, a turbina vai embora sem o acompanhamento do motor em rotações - talvez a LDA nesta pressão e giro do motor não esteja dando vazão ao diesel
    *Em subidas de serra, observo a subida da pressão do turbo sem o acompanhamento do giro do motor - a mistura fica pobre, preciso de mais diesel!
    *Note, isso não ocorre quando estou em marcha de força como primeira ou terceira

    Soluções:

    *Aumentar a vazão do diesel dando um quarto de volta no parafuso da bomba! - No Rio de janeiro ainda não encontrei um mecânico que fizesse isso: só bombistas que querem colocar a bomba na bancada e cobrar os tubos!

    *Usar o manômetro de turbo como se fosse um contagiros. Explicoensar que a faixa vermelha começa em 1,2kg e não ultrapassar esta pressão. É o que eu tenho feito no momento.

    É isso! Espero ter sido claro e preciso. Alguém pode me ajudar
    Meu raciocínio está correto
    Atenciosamente, Joel Alves
    S10 - 2.8 diesel eletronic 4X4
    CS 2007 e CD 2006

  • #2
    J.A.,
    Meu irmão também fez a mesma coisa na S10 dele, só que ele se não estou enganado deu meia volta no parafuso da bomba. Acho que você não precisa de um bombista pra isso. Faça você mesmo ou mande um mecânico qualquer fazer.
    Mande girar 1/4 e avalie por alguns dias, depois mais 1/4 , avalie por mais uns dias até 3/4 de volta. Eu faria dessa forma. A LDA da conta do aumento da pressão, mas para compensar o intercooler eu penso que tem que ser no ajuste da bomba mesmo.

    Outra coisa: Se o motor estiver abaixo de 1800RPM, não da pra esperar nenhum milagre não.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    nossaa...
    1,6 kg de pressao?cuidado pra esse motor seu ai num explodir...hahahabrincadeiras a parte...axo muita pressao.Se eu fosse vc, andava com um pouco menos pra alivia a barra...ate 1.3 vai na boua
    abraços...
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #4
    Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
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    Barra Mansa/RJ
    Posts
    2,004
    Agradecimentos: 2
    JOEL ALVES,

    Maninho da Box Diesel em Nova Iguaçu
    Fica na beira da Dutra
    2667 3548

    []'s
    Aurélio

  • #5
    Walter L. L. Casitta,

    Obrigado pelos seus esclarecimentos sempre oportunos.

    O grande problema é que eu não tenho a menor idéia de onde se localiza o parafuso de débito da bomba de diesel.

    Nenhum dos mecânicos que fui se habilitou em mecher.

    Vc tem uma foto ou esquema que possa me ajudar

    E sobre a válvula LDA

    Grato.
    Atenciosamente, Joel Alves
    S10 - 2.8 diesel eletronic 4X4
    CS 2007 e CD 2006

  • #6
    aurelio,

    VALEU MEU VÉIO!

    VOU ATÉ LÁ...

    GRATO.
    Atenciosamente, Joel Alves
    S10 - 2.8 diesel eletronic 4X4
    CS 2007 e CD 2006

  • #7
    Citação Postado originalmente por JOEL ALVES
    O grande problema é que eu não tenho a menor idéia de onde se localiza o parafuso de débito da bomba de diesel.

    Nenhum dos mecânicos que fui se habilitou em mecher.

    Vc tem uma foto ou esquema que possa me ajudar

    E sobre a válvula LDA
    Joel,

    Assim que encontrar com meu irmão, te passo mais detalhes então...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #8
    Walter,

    MUITO OBRIGADO.

    Feliz ano novo.
    Atenciosamente, Joel Alves
    S10 - 2.8 diesel eletronic 4X4
    CS 2007 e CD 2006

  • #9
    Joel Alves,

    Os sintomas que voce cita de sua pick-up são normais, a turbina aumenta a pressão bem mais rapido do que o motor ganha rotação, especialmente em marchas altas.
    Diesel não quebra por mistura pobre e sim por mistura rica, portanto voce pode aproveitar seus 1,6 bar.
    Este motorzinho aguenta tranquilamente esta pressão, quem sofre para mante-la e a turbina.
    O mais correto a fazer (inclusive para ter uma resposta mais rapida) e aumentar o debito conforme o Walter disse e reduzir o numero de voltas na WG senão provavelmente chegara a 2,0 bar e ai a turbina vai para o espaço.
    O parafusso do debito e de fenda com uma porca de trava contendo um lacre (que voce vai romper e claro) e fica do lado do fio que libera o selenoide da bomba, acima dos canos de distribuição de oleo para os bicos e abaixo da valvula LDA (que recebe um caninho do coletor de admissão).
    E um serviço facil porem chato. Cuidado ao afrouxar a porca não levar a fenda junto e perder a regulagem original (marque antes).
    Voce tambem pode ajustar a valvula LDA para reagir mais rapido (ha um topico sobre isso no PICAPES GM) mas o compressor do ar fica bem acima complicando as coisas.
    Provavelmente esta nova S-10 que conforme voce disse esta em estado melhor que a anterior tambem esteja com a bomba injetora com mais pressão (melhor estado tambem) por isso a diferença de desempenho.

    Abraço.
    Abraço
    Ranger CD XL 2.5TD 4x4 2001 +TGV
    Explorer XLT AT 4x4 1994

  • #10
    Luizinho,

    Valeu!

    Feliz ano novo
    Atenciosamente, Joel Alves
    S10 - 2.8 diesel eletronic 4X4
    CS 2007 e CD 2006

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