A questão não é a resistência a pancadas externas, que seriam protegidas da maneira que vc sugeriu.
O lance de trocar o focinho do diferencial de alumínio (original do Vitara/Sidekick) pelo de aço do Samurai é que o focinho de alumínio, quando submetido a situações extremas, como quando vc sobe um barranco embalado e as rodas dianteiras saem do chão, no momento que tocam novamente o chão girando, transferem uma força muito grande para a carcaça do diferencial, que sustenta algumas peças internas e por ser de alumínio, não resiste e quebra.
O lance aí é de dentro prá fora. O que faz quebrar é a travada transmitida pela roda ao mecanismo interno fixado no focinho e que tá girando, não algum tipo de pancada externa.
Mesmo assim, é imprescindível, para quem faz trilha, ter proteções de aço, que são encontradas facilmente no mercado, tanto para diferencial quanto para caixa e tanque.
Tomei a liberdade de colocar uma foto que o Rafael Reis mandou de um focinho ¨explodido¨, conforme descrito acima. Veja o estrago e pense bem antes de forçar o seu original. É melhor trocar antes de quebrar para reduzir o prejuízo. Há muitos tópicos falando desse assunto no fórum, se vc der uma pesquisada, vai achar explicações muito mais técnicas e completas.
Espero que tenha conseguido esclarecer, senão, avisa que tento ser mais claro, hehehe.
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