x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 39
    Usuário Avatar de jipinhotoyota
    Entrada
    11/10/2013
    Local
    Niterói/RJ
    Agradecimentos: 0

Voltagem caindo, amperagem estável

Boa tarde, amigos!

Estou com um problema na minha SW4 2.8D 93 que tento sanar há meses e, até agora, nada!
    Já troquei alternador, fiz o esquema com o regulador de voltagem Gauss, já revisei o carro inteiro em mais de 5 eletricistas e nada!

Tenho um voltímetro no painel, por onde acompanho a voltagem da bateria. Após a troca do alternador, com o motor em lenta e todos os acessórios desligados, se mantém acima de 13,5V, que é o certo. Quando ligo o AC na potência máxima, os números vão caindo, ficando abaixo de 12 e caindo...

Na semana passada instalei um amperímetro analógico, pra ter mais um dado. E acontece que está marcando cerca de 30A e o alternador segura essa carga toda, mesmo com AC ligado e faróis alto e de milha. Se mantém em cerca de 27 a 30A.

Alguém sabe me explicar que coisa maluca é essa? O eletricista disse que nunca viu isso. E o cara é bom e paciente. Está quebrando a cabeça pra tentar resolver isso.

Ah, bateria é uma Heliar de 75A com alguns meses de uso. Já levei na assistência e disseram estar OK.

Agradeço qualquer dica!

Entrada
    11/10/2013
    Local
    Niterói/RJ
    Antes de trocar o alternador, estava marcando cerca de 10A em lenta. Quando ligava o AC, o marcador já ficava negativo.
    Isso foi medido com um amperímetro daqueles portáteis.
    E agora o que está me deixando intrigado é que a amperagem se mantém estável, mas a voltagem vai caindo continuamente. O que, pra mim, seria sinal de que a bateria estaria descarregando.

Usuário Avatar de atsf
    Entrada
    08/01/2010
    Local
    Ananindeua/PA
    jipinhotoyota,

tenho um carro exatamente como o seu. Atualmente está no estaleiro também com problemas elétricos. Já mandei revisar alternador, trocar escova, comprei bateria de 90A, adaptei gauss, comprei regulador novo original e nada adiantou. Minha última esperança está a caminho: um novo alternador. É claro que me faltou um eletricista bom também, pois nenhum que levei resolveu a bronca. Por isso resolvi buscar os manuas de serviço do carro. E lá está assim:

"Inspeção do Sistema de Carga: Medidos com motor em 2.000 rpm

Sem carga (luzes, ar,aquecedor, etc. Desligados)::

Amperagem Padrão: 10A ou menos
    Voltagem Padrão: 13.8 - 14.4 V a 25ºc

Se a tensão(V) não for padrão, ajustar o regulador. Se necessário, substitua o regulador.

Com carga (luzes, ar, aquecedor, etc. Ligados):

Amperagem: 30A ou mais

Se a leitura for menor que o padrão substitua o alternador.

o manual (em inglês) está disponível aqui:
    http://www.toyota4wd.dk/Teknik/J70/T...nual%202Lt.pdf

DICA: Com a bateria completamente carregada, a indicação as vezes será menor que a padrão."

TOYOTA SW4 2.8D(1993)+MICHELIN LTX 225x75R15+Old Man Emu 901 & SD33+Doetsch Tech Pre-Runner 8000Series

Usuário Avatar de atsf
    Entrada
    08/01/2010
    Local
    Ananindeua/PA
    jipinhotoyota,

Resumindo o manual: se a amperagem está OK, mas a voltagem está caindo então o problema é no regulador de voltagem.

TOYOTA SW4 2.8D(1993)+MICHELIN LTX 225x75R15+Old Man Emu 901 & SD33+Doetsch Tech Pre-Runner 8000Series

Entrada
    11/10/2013
    Local
    Niterói/RJ
    Citação Postado originalmente por atsf Ver Post
    jipinhotoyota,

Resumindo o manual: se a amperagem está OK, mas a voltagem está caindo então o problema é no regulador de voltagem.
    Valeu, amigo!

Já tentamos fazer o ajuste no regulador de voltagem. Não adiantou. Com o Gauss manteve a mesma faixa.
    No meu caso, a única explicação que consigo pensar é que o compressor do AC que tá instalado consome mais carga. Ele, pelo que me falaram, é de Santana. O ar gela legal, mas o alternador parece não estar dando conta dele.
    Comprei este alternador zero bala da América Auto Peças recentemente. Acho que ele não deu conta mesmo. É de 50A da marca Unipoint. Tinha comprado um de 100A da mesma marca. Só que a bomba de vácuo ficava na frente e havia apenas duas saídas para aquelas mangueiras do vácuo. Enquanto no original são 3.

Sinceramente, não sei o que fazer, pois me disseram que não tem como aumentar a amperagem do alternador original, por conta de falta de espaço pra enrolar a peça.
    Alguém já conseguiu fazer isso ou adaptou outro alternador mais potente?

Tava pensando em ir até a concessionária pra ver se identificavam o problema. Mas fui alertado que o valor do diagnóstico era R$195/h, caso não fosse realizar o serviço lá. Já pensou se levam umas 10h pra identificar ou tentam me empurrar um alternador novo?? Última vez que perguntei custava quase 3mil.

Pode me dar uma luz, atsf? Como pensa em resolver seu problema?

Usuário
    Entrada
    27/07/2010
    Local
    porto alegre/RS
    Agradecimentos: 14
    Não sei detalhes do teu caso, mas o que o alternador tem a ver com o compressor do ar condicionado? O teu compressor do A/C não é tocado por correia do motor? O consumo elétrico do A/C é mínimo, mesmo sendo digital. A tua RPM cai quando liga o A/C? Se tu só nota o problema com o ar ligado, pode ser algum problema na fiação da ventoinha elétrica do A/C. Como teu compressor é adaptado dá uma revisada na parte do acionamento elétrico da ventoinha, pois elétrica da toyota tem que conhecer pra mexer, é invertida a ligação, o interruptor está no negativo e não no positivo como todo eletricista está acostumado a fazer. Se for realmente ligação invertida é estranho não ter queimado nenhum fusível, mas como tem adaptação...acho que é um bom ponto de partida.
    Boa sorte!
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Agradecimentos: 58
    De fato o alternador não tem nada a ver com o compressor, mas quando o ar é ligado o consumo elétrico fica bem alto por causa das 2 ventoinhas (radiador e interna). Tanto é assim que a maioria dos carros que tem ar-cond a amperagem do alternador e da bateria são maiores.
    O que eu acho estranho é o alternador original ser de apenas 50A num carro que tem AC de fábrica. O meu com 90A cai mais de 1/2 volt quando ligo o AC.

"jipinhotoyota", como está ligado este amperímetro? Entre a bateria e todo o resto? ou entre o alternador e a bateria? Se for a segunda opção, a corrente vai ficar estável, mesmo que a bateria esteja descarregando.

Citação Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    Não sei detalhes do teu caso, mas o que o alternador tem a ver com o compressor do ar condicionado? O teu compressor do A/C não é tocado por correia do motor? O consumo elétrico do A/C é mínimo, mesmo sendo digital. A tua RPM cai quando liga o A/C? Se tu só nota o problema com o ar ligado, pode ser algum problema na fiação da ventoinha elétrica do A/C. Como teu compressor é adaptado dá uma revisada na parte do acionamento elétrico da ventoinha, pois elétrica da toyota tem que conhecer pra mexer, é invertida a ligação, o interruptor está no negativo e não no positivo como todo eletricista está acostumado a fazer. Se for realmente ligação invertida é estranho não ter queimado nenhum fusível, mas como tem adaptação...acho que é um bom ponto de partida.
    Boa sorte!

Entrada
    11/10/2013
    Local
    Niterói/RJ
    Citação Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    Boa sorte!
    Boa pergunta, meu caro. Sinceramente, não sei te dizer se tem lógica. Estou tentando desvendar este mistério.
    O compressor tem uma correia. Sei que ele é adaptado (Santana). Inclusive, o suporte dele também é adaptado. Peguei o carro assim.
    Acabei de tirar umas fotos pra mostrar pra vocês como ele está. Está bastante empoeirado, porque ainda não tive tempo de limpar depois que passou mais de 10 dias na oficina.

-2014-05-24-19.41.47.jpg -2014-05-24-19.41.38.jpg -2014-05-24-19.41.58.jpg -2014-05-24-19.42.25.jpg

Vi num outro tópico aqui no fórum, com um relato parecido de voltagem caindo, que foi resolvido apenas apertando a polia. Parece que a correia do alternador não estava bem tensionado, gerando uma folga.
    Segundo o eletricista, no meu caso isso não ocorre.
    Será que esse suporte adaptado pro compressor pode tá influenciando nisso? De repente, a correia não é de tamanho apropriado, devido à adaptação que foi feita?

Infelizmente, não consigo saber a rotação certa do motor, pois o tacômetro não tá funcionando. Numa das tentativas de resolver o problema do alternador, por um instante, o tacômetro passou a funcionar perfeitamente, pela primeira vez comigo. Mas aí teve que retirar o alternador e parou de funcionar de novo.
    Mas sinto que a rotação dele oscila um pouco mesmo. Com relação à ventoinha, mesmo com ela desligada isso ocorre. Fizemos este teste também. Tinha um rapaz que mexe com AC ao lado. Ele olhou tudo e disse que a instalação está OK.

Obrigado pela dica que deu. Este eletricista que levei foi o melhor até agora, apesar de não ter resolvido. Ele revisou a elétrica do carro todo e me disse que os faróis estavam ligados errados. Deveriam estar invertidos, mas acabaram ligando do jeito convencional. Isto é, ele colocou como original (invertido).

Sua viatura é igual a minha, não é, TCHEIGOR? O alternador é original (55A)? Você sabe me informar quanto marca na voltagem com AC ligado/desligado?

Entrada
    11/10/2013
    Local
    Niterói/RJ
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    De fato o alternador não tem nada a ver com o compressor, mas quando o ar é ligado o consumo elétrico fica bem alto por causa das 2 ventoinhas (radiador e interna). Tanto é assim que a maioria dos carros que tem ar-cond a amperagem do alternador e da bateria são maiores.
    O que eu acho estranho é o alternador original ser de apenas 50A num carro que tem AC de fábrica. O meu com 90A cai mais de 1/2 volt quando ligo o AC.

"jipinhotoyota", como está ligado este amperímetro? Entre a bateria e todo o resto? ou entre o alternador e a bateria? Se for a segunda opção, a corrente vai ficar estável, mesmo que a bateria esteja descarregando.
    Walter da Camper,

concordo com você. Os carros atuais vêm com alternador mais possantes. O original da Hilux tem 55A.
    Como disse anteriormente, juntou desespero e ansiedade e acabei comprando um de 100A. Só que era incompatível com o meu carro, a não ser que tentasse uma adaptação, que descartamos à época, pensando que o de 50A da mesma marca resolveria a questão. Nessa brincadeira gastei mais de mil reais, sendo que uns R$250 só de frete, incluindo a troca que fiz com a América.
    Tudo isso pra não resolver meu problema.
    A bateria que está no carro é de 75A. Original é de 85A. Mas, com o suporte do compressor adaptado, não consegui colocar a de 90A. Mas a bateria é nova. Não tem um ano e está na garantia.

Com relação ao amperímetro, te confesso que não sei te explicar. Eu também fiz essa pergunta a ele. Acredito que seja entre a bateria e o resto. Mas parece que ele ligou no alternador também. Mas, segundo ele, fez como consta no manual. Tinha um esquema desenhado.
    Parece que vou ter que investir agora num amperímetro desses portáteis pra tirar a dúvida. Tá difícil. $$$$$$

Acabei de fazer alguns testes com o carro e fiz uma tabela com a voltagem e amperagem em cada situação. Segue resultado:

Motor na lenta Alta rotação
    Teste Descrição Volts Amperes Volts Amperes
    1 Sem acessórios 14,4 20-25 14,4 20-25
    2 Farol 13,7 32-35 14,3 32
    3 Farol + Milhas 12,9 30 13,1 32
    4 AC 1º estágio 13,2 30 14 32
    5 AC 2º estágio 13,1 30 14 30
    6 AC 3º estágio 12,9 30 13,2 32
    7 AC 4º estágio 12,8 30 12,9 32

*Não consigo estimar a amperagem exata, pois o aparelho é analógico e marca a cada 15A; o voltímetro é digital.
    *Em todos os casos com baixa rotação trata-se da 1ª marca registrada. Depois, os números iam caindo. Exceto quando sem acessórios ligados.
    *Em alta rotação, a voltagem se mantinha, exceto no último caso.

Infelizmente, acabei de descobrir que não é só com o AC ligado o problema. Até o farol está fazendo a voltagem cair. E vai baixando bastante, cerca de 0,1V a cada 10s.

Agora, uma coisa é certa. O alternador deveria segurar, no mínimo, os faróis, não é verdade??
    Amigo, que problemão! Tá complicado!

Muito obrigado pela luz!

Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Agradecimentos: 58
    Parece que seu amperímetro está ligado entre o alternador e o restante do circuito, pois a corrente positiva está aumentando quanto se acrescenta consumo. Nesse caso estará medindo apenas a capacidade de fornecimento do alternador, que parece estar limitada em 35A e não nos 50A especificados, o que pode indicar defeito no alternador ou retificador.
    Para ter certeza do ponto de ligação, verifique se o amperímetro marca algo com o motor desligado. Se estiver ligado na bateria ele deve ir aumentando a corrente negativa cada vez que se liga um acessório (farol, milhas, ventoinha do AC...). Ao ligar o carro, a corrente deve passar a positiva em razão da carga fornecida pelo alternador.
    Se estiver ligado no alternador não vai marcar nada com o carro desligado e os acessórios consumindo bateria.

Usuário
    Entrada
    26/02/2011
    Local
    nnnn/AC
    Agradecimentos: 2
    O Santana que usa esse compressor de ar tem alternador de 90 amperes, fui colocar ar condicionado em um palio, o técnico me falou que era obrigatória a troca do alternador original (65 amperes) por um de maior amperagem (90 amperes).

Alternador do Santana
    Anexo 464354

Entrada
    11/10/2013
    Local
    Niterói/RJ
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Parece que seu amperímetro está ligado entre o alternador e o restante do circuito, pois a corrente positiva está aumentando quanto se acrescenta consumo. Nesse caso estará medindo apenas a capacidade de fornecimento do alternador, que parece estar limitada em 35A e não nos 50A especificados, o que pode indicar defeito no alternador ou retificador.
    Para ter certeza do ponto de ligação, verifique se o amperímetro marca algo com o motor desligado. Se estiver ligado na bateria ele deve ir aumentando a corrente negativa cada vez que se liga um acessório (farol, milhas, ventoinha do AC...). Ao ligar o carro, a corrente deve passar a positiva em razão da carga fornecida pelo alternador.
    Se estiver ligado no alternador não vai marcar nada com o carro desligado e os acessórios consumindo bateria.
    Walter da Camper,

você tem razão. Quando o eletricista me mostrou o que estava acontecendo após a instalação do amperímetro, também fiz o mesmo questionamento a ele. Pois a intenção era medir, digamos, o "saldo" de corrente no sistema, ou seja, (corrente gerada) - (corrente utilizada).
    Fiz o teste agora. Realmente, não marca nada com o carro desligado (posição de acessórios), tampouco fica negativo ao ligar o farol, por exemplo. Parece estar medindo a corrente gerada pelo alternador somente.

Muito estranho. Pois, com o alternador original, batia cerca de 10A só. Ao ligar o AC, passava pra negativo. Mas isso utilizando amperímetro portátil, ligado na bateria.

Obrigado por me ajudar a matar mais esta.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Qual a picape mais macia e estável ?
      Por gnomovet no fórum Picapes
      Respostas: 65
      Última resposta: 30/12/2017, 23:04
    2. Preço da triton caindo tanto!!!
      Por andre098 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 12
      Última resposta: 17/01/2014, 15:45
    3. Motor AP caindo rotação
      Por Edgar Caldeira no fórum Troller
      Respostas: 25