também sou novato (acabei de comprar meu niva), mas espero poder te ajudar um pouco.
1o. Qual carro?
Realmente esta é uma grande dúvida e é fundamental que você saiba exatamente o que deseja. Inicialmente você escreveu que deseja um carro para uso misto, mas depois escreve que o uso seria para trilhas. Sugiro que você decida se a prioridade serão as trilhas ou se o uso será realmente misto.
No meu caso, utilizo o carro no dia a dia (pego frequentemente estrada) e para passeios off-road. Portanto, procurei um carro que me permitisse realizar trilhas sem necessidade de um desempenho exemplar, mas que fosse capaz de superar os obstáculos. Além disso, um carro que não fosse extremamente desconfortável. Por isso escolhi o Niva. Esta é uma discussão complexa, mas normalmente que fala que o Jeep é muito melhor do que o Niva, tem um carro com ar condicionado e direção hidráulica na garagem

Entre na área relativa a estes carros e se informe sobre suas característica mais detalhadamente, leia os tópicos de seu interesse,...
2o. Quebra muito?
Isso é relativo. Afinal, se você desejar enfrentar trilhas pesadas e exigir um alto desempenho da máquina, seria "normal" algums avarias. É fundamental que você tenha consciência que a durabilidade dos sistemas esta diretamente relacionada ao desgaste, ao estresse ao qual é submetido. Portanto, mais uma vez, para responder esta pergunta com precisão, é importante ter certeza do uso que será dado ao carro.
3o. Lavagem?
Com certeza só a lavagem não é suficiente. O ideal seria além da lavagem, uma boa lubrificação.
Todavia, a manutenção preventiva é fundamental.
Ímagine só: você pega o carro, enfia no atoleiro, passa por erosões, quando o motor tiver bem quente

4o. Motor AP?
Caso você decida pelo Niva, surgirá mais uma dúvida: qual motor seria o ideal? Nesse ponto, você terá que refletir sobre o combustível.
- Muitos defendem a colocação de um motor a álcool. Eu particularmente não gosto do álcool. Embora nossa gasolina seja ruim, o álcool é pior ainda, não há controle efetivo da sua qualidade. Além disso, sua autonomia fica bastante reduzida. Mas isso é a minha humilde opinião.
- O Diesel é uma boa opção, mas o custo é bem elevado e com 10K você não consegue. Também existe a discussão sobre qual motor seria o melhor e, pelo que tenho lido, o da Sportage turbo esta se comportando bem.
- Por fim a gasolina. Dizem que o desempenho melhora muito com o AP a gasolina, principalmente o 2.0. Todavia, acho que o carro não foi feito para isso...
Qualquer que seja a sua opção, eu acho que uma boa atitude seria procurar um carro inteiro (o que é difícil), com a mecânica realizada por um mecânico que entenda efetivamente e depois de conhecer melhor o carro, avaliar se compensa investir em um motor AP ($$$$$$$$).
5o Kit do Rogério?
É o kit utilizado para adaptação do motor AP.
No meu caso, estou com um Niva com motor original e GNV. Para trilhas isso não faz sentido, mas considerando o uso que dou ao carro...
Pego toda semana a Dutra e ando tranquilamente, posso viajar para locais que carros comuns não vão e fazer trilhas leves (no mínimo).
Essa história de que no GNV o carro não anda é relativa. Dá uma lida no tópico que criei sobre o assunto. Com certeza há perda, mas não é tão grande quanto falam, basta vocÊ fazer a instalação em uma ofinica realmente boa (se não fazem m...

Enfim, acho que você está no caminho correto, se informe mais, defina suas prioridades e conheça os carros, pois são muito diferentes.
Espero ter ajudado

Atenciosamente
Ricardo