também sou novato (acabei de comprar meu niva), mas espero poder te ajudar um pouco.
1o. Qual carro?
Realmente esta é uma grande dúvida e é fundamental que você saiba exatamente o que deseja. Inicialmente você escreveu que deseja um carro para uso misto, mas depois escreve que o uso seria para trilhas. Sugiro que você decida se a prioridade serão as trilhas ou se o uso será realmente misto.
No meu caso, utilizo o carro no dia a dia (pego frequentemente estrada) e para passeios off-road. Portanto, procurei um carro que me permitisse realizar trilhas sem necessidade de um desempenho exemplar, mas que fosse capaz de superar os obstáculos. Além disso, um carro que não fosse extremamente desconfortável. Por isso escolhi o Niva. Esta é uma discussão complexa, mas normalmente que fala que o Jeep é muito melhor do que o Niva, tem um carro com ar condicionado e direção hidráulica na garagem

Entre na área relativa a estes carros e se informe sobre suas característica mais detalhadamente, leia os tópicos de seu interesse,...
2o. Quebra muito?
Isso é relativo. Afinal, se você desejar enfrentar trilhas pesadas e exigir um alto desempenho da máquina, seria "normal" algums avarias. É fundamental que você tenha consciência que a durabilidade dos sistemas esta diretamente relacionada ao desgaste, ao estresse ao qual é submetido. Portanto, mais uma vez, para responder esta pergunta com precisão, é importante ter certeza do uso que será dado ao carro.
3o. Lavagem?
Com certeza só a lavagem não é suficiente. O ideal seria além da lavagem, uma boa lubrificação.
Todavia, a manutenção preventiva é fundamental.
Ímagine só: você pega o carro, enfia no atoleiro, passa por erosões, quando o motor tiver bem quente

4o. Motor AP?
Caso você decida pelo Niva, surgirá mais uma dúvida: qual motor seria o ideal? Nesse ponto, você terá que refletir sobre o combustível.