Boa noite Pessoal.
Tenho uma Gran Sportage 99, gasolina.
Comprei um chácara próximo da cidade, porém os últimos 5KM são complicados.
Quando chove forma um barro que, apesar de não atolar até a canela é bastante liso.
Ainda, as lamas formam em aclives um pouco íngremes.
Pois bem, a primira vez que atolei verifiquei que o sistema a vácuo estava destruído, e portanto seguindo o fórum já adquiri as Rodas Livres AVM manuais.
Mandei instalar e achie que tava pronto pra todas.
Ocorre que hoje meus pais chegaram de viagem e quis todo orgulhoso levar eles para conhecer o sítio.
No meio do caminho começou a chover e logo depois de uma curva a sportage saiu girando a traseira.
Resolvi fazer a volta e retornar, pois sabia que os proximos 5 km eram complicados e a sportage não subiu.
Então decidi continuar até a casa do vizinho para esperar a chuva passar, e na descida ela já escorregou de lado e desceu apoiada no barranco.
Meu pai que já teve sportage disse que era para subir aquilo tranquilo, pois a dele subia. Aí, resolvi descer do carro para ajudar e vi que as da frente não estavam tracionando.
Resolvi checar e via que uma das rodas estava marcado no 4X4, mas a outra estava na 4x2.
Arrumei e tentamos subir de novo, só que dessa vez meu pai engrenou a reduzida.
Eu achei que ele acabou subindo com marcha muito baixa, e no meio do caminho a caminhonete fez um "clanc" e parou de subir.
Desci e vi que a roda da frente não tava girando. Aí girei a roda pro 4X2 e voltei pro 4x4, sendo que subiu mais um pouco, fez o barulho novamente e parou.
Enfim, ficamos presos e tivemos de aguardar um vizinho vir com uma troller para dar uma carona pra gente e larguei a sportage lá mesmo.
Aí pergunto: O fato de ter rodado um tempo com a 4x4 engrenada e porém com uma roda em 4X2 e a outra em 4X4 pode ter quebrado alguma coisa?
Ou é algum defeito de fábrica/montagem?
Ainda, tem algum jeito de eu forçar a roda livre AVM a ficar bloqueada no 4x4 caso seja defeito de montagem?
Agradeço a ajuda.