x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 2 de 2

Carrapatos - Febre Maculosa

Sei que para alguns o assunto pode ser até "banal" mas é uma coisa que devemos pensar e no mínimo nos precaver antes e depois de um passeio ou trilha.
    Nosso hobby normalmente é feito em ambientes com muito mato, passamos por caminhos fechados, pastos, enfim, habitat ideal para carrapatos e que dificilmente voltamos para casa e nos preocupamos com o "bichinho" e com possíveis doenças transmitidas por ele. Uma delas é a febre Maculosa que já fez algumas vítimas, uma delas uma menina de 12 anos que foi picada por um carrapato estrela em um dos parques da cidade de São Paulo (Parque do Estado), outros casos em Petrópolis/rj, Juiz de fora e Espirito Santo.

Bom enfim..., não sou nenhum profissional da área de saúde, mas abri este tópico para servir de alerta.
    Segue matéria de hoje de um jornal de São Paulo "Estadão".

Matéria do Estadão:
    SP fará vistoria em parques; médico não vê motivo para alarde

Entenda mais sobre a febre

São Paulo - O prefeito de São Paulo, José Serra, afirmou nesta quinta-feira que a população não deve entrar em pânico com a confirmação da causa da morte de Luana, de 12 anos, domingo, vítima de febre maculosa. Disse também que irá mandar vistoriar todos os parques da cidade. Em contrapartida, alertou que "o assunto é grave, especialmente por não haver uma vacina para a doença".

Serra afirmou, ainda, que vai cobrar que os animais soltos sejam vistoriados e não descarta a eliminação de alguns, se for preciso. "São vidas humanas em jogo."

No segundo dia de ação da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) no bairro do Jabaquara foram encontrados cinco carrapatos no Parque do Estado. Os parasitas serão analisados. As ações continuam nesta sexta-feira.

Não há motivo para alarde sobre a doença, garante médico
    "Já fui picado inúmeras vezes neste ano pelo carrapato-estrela." A frase, do infectologista Paulo Olzon, chefe da disciplina de Clínica Médica da Universidade de São Paulo (Unifesp), ilustra bem o tom de suas afirmações sobre a febre maculosa. Olzon diz que não há motivo para fazer alarde com a doença. Uma das razões, por exemplo, é o fato de que a forma mais grave da febre maculosa transmitida pelo carrapato-estrela, a hemorrágica, é muito rara. Além disso, de acordo com o médico, o carrapato-estrela é um dos mais comuns no País.

Ele diz que a maioria dos contaminados tem sintomas leves, como febre não muito alta e dores de cabeça, sintomas que podem ser confundidos com outras doenças. Olzon diz que a incidência de carrapatos é maior no verão e instrui às pessoas que forem picadas a puxar o carrapato com uma pinça e comunicar o caso a um centro de saúde, de preferência, levando o parasita para análise.

Adriana Dias Lopes
    http://www.estadao.com.br/cidades/no...nov/10/193.htm

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Para se contrair doenças de carrapato, é necessário que ele fique te chupando ... sangue por pelo menos 6 horas. Aqui onde moro tem muita areia e é comum ter carrapatos no verão (esse ano até no inverno), os cachorros ficam proibidos de sair do pátio pois eles trazem para dentro do ambiente em maiores quantidades do que os passarinhos e passo aplicando Ivomec neles. Tenho uma lata cheia de carrapatos que tiro dos bichos e cato pelo chão aonde eles se deitam. O cuidado maior é com as crianças, pois estão sujeitas a serem atacadas por essa praga.
    Só não puxo com pinças, é coisa de fresco, vai na mão mesmo que eles não se agarram assim tão fácil na nossa pele. Ates eu esmagava, mas a minha irmã (veterinária) disse que podem ficar ovos no ambiente fazendo isso, então jogo numa lata com um pouco de thinner e deixo morrer. Por dois meses passei catando isso aqui no meu pátio e colocando veneno, hoje já está bem melhor, só catando os cachorros para encontrar algum.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem