x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 2 de 2

Carrapatos - Febre Maculosa

Sei que para alguns o assunto pode ser até "banal" mas é uma coisa que devemos pensar e no mínimo nos precaver antes e depois de um passeio ou trilha.
    Nosso hobby normalmente é feito em ambientes com muito mato, passamos por caminhos fechados, pastos, enfim, habitat ideal para carrapatos e que dificilmente voltamos para casa e nos preocupamos com o "bichinho" e com possíveis doenças transmitidas por ele. Uma delas é a febre Maculosa que já fez algumas vítimas, uma delas uma menina de 12 anos que foi picada por um carrapato estrela em um dos parques da cidade de São Paulo (Parque do Estado), outros casos em Petrópolis/rj, Juiz de fora e Espirito Santo.

Bom enfim..., não sou nenhum profissional da área de saúde, mas abri este tópico para servir de alerta.
    Segue matéria de hoje de um jornal de São Paulo "Estadão".

Matéria do Estadão:
    SP fará vistoria em parques; médico não vê motivo para alarde

Entenda mais sobre a febre

São Paulo - O prefeito de São Paulo, José Serra, afirmou nesta quinta-feira que a população não deve entrar em pânico com a confirmação da causa da morte de Luana, de 12 anos, domingo, vítima de febre maculosa. Disse também que irá mandar vistoriar todos os parques da cidade. Em contrapartida, alertou que "o assunto é grave, especialmente por não haver uma vacina para a doença".

Serra afirmou, ainda, que vai cobrar que os animais soltos sejam vistoriados e não descarta a eliminação de alguns, se for preciso. "São vidas humanas em jogo."

No segundo dia de ação da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) no bairro do Jabaquara foram encontrados cinco carrapatos no Parque do Estado. Os parasitas serão analisados. As ações continuam nesta sexta-feira.

Não há motivo para alarde sobre a doença, garante médico