"ulysses_t4" <ulysil@u...> escreveu:
> Manoel,
>
> Eu tinha o Ensimec no Engesão e esse estalo mais forte é
> característico do Full Lock. Ele ocorre pq nem sempre as curvas que
> vc efetua têm um raio pequeno o suficiente para desacoplar o
> bloqueio. O desacoplamento são os estalos normais que vc ouve qdo
> faz uma curva fechada.
>
> Por exemplo, curvas de estrada, normalmente bem abertas, não
> desacoplam o bloqueio. Com isso, vai acumulando tensão nas molas que
> restringem o desacoplamento e num determinado momento (curva mais
> fechada) ele desacopla com força e produz o estrondo, hehehe...
>
> Essa é uma das razões pela qual vc deve tomar cuidado se rodar em
> velocidades mais altas, principalmente com o piso molhado. O risco
> de passar direto numa curva existe mesmo! Outro problema comum a
> esse bloqueio (na verdade, ele é praticamente um diferencial sem
> caixa de satélites) é qdo vc está numa descida beeem enlameada, lisa
> e cheia de curvas fechadas. Como o piso não tem aderência suficiente
> para destravar o bloqueio, vc fica dando vexame e tendo que manobrar
> para fazer as curvas pq o jipe insiste em ir em frente já que é como
> se as rodas traseiras estivessem presas a um mesmo eixo. A vantagem
> é que vc pode ganhar um troféu Bração, hehehehehe.....
>
> É até engraçado ver a cara das pessoas na rua, te olhando com pena
> pelo seu jipe estar "se desmontando"... alguns fazem sinal,
> apontam... ou então se espantam qdo vc canta pneus fazendo uma curva
> bem fechada (a roda interna perde aderência por causa da inclinação
> do jipe).
>
> Com certeza não é um equipamento para se utilizar no carro de todo
> dia, fica até perigoso. Mas deixa muita gente de boca aberta ao ver
> onde ele passou. E no Engesa então.....
>
> Abraço!
>
> Ulysses