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  • #1
    Usuário Avatar de ricardolm
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    Manutenção no Turbo




    Ola!

    Alguem ja fez algum tipo de manutencao no turbo do jota? o meu esta "babando" um pouco (qdo tiro o canote do turbo, vejo que dentro tem um pouco de oleo, nao em excesso, mas tem, de acordo com meu mecanico, pode ser problemas de rolamento+retentor)

    Gostaria de saber se alguem ja fez esta manutencao e se sai caro

    []s pensando se eu mexo neste "vulcão adormecido"
    Ricardo Moreira - SP
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  • #2
    Ricardo,
    meu turbo tem a mesma característica, e segundo pude apurar existe uma lenda de que todo turbo de jpx baba óleo....você vai gastar uma grana pra retificar e em poucos mil km ele vai estar babando novamente....por motivos financeiros eu preferi acreditar na lenda...
    minha opinião: se o turbo estiver empurrando bem e não tiver sumindo muito óleo do motor....larga do jeito que tá.....ou então chama os mithbusters...
    Abraços

  • #3
    Pequeno vazamento de óleo pode ser considerado como normal e isso não é exclusividade da turbina do JPX, o que não pode é haver excesso de vazamento, e um dos indicativos é o volume de fumaça (branca) no cano de escape, principalmente na desaceleração do motor, a conhecida "fumada de turbo".

    Abraços,

  • #4
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    Valeu Nerinei e Sukys

    o cano apenas fica preto de oleo, mas nao chega nem a pingar, acho que se encaixa nas descrições feitas por voces!!

    Eu estava com medo de colocar um cooler e por causa do oleo nao ter a refrigeracao adequada, mas acho que eu estava (felizmente) errado)

    []s
    Ricardo Moreira - SP
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  • #5
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    Babar na admissão é considerado normal, quando a turbina dá os doces, ela põe o óleo fora pelo lado do escapamento e daí queima óleo a reveria direto no escapamento. A turbina do jota usa apenas bucha.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Saudações Joteiros...

    Nobre Ricardo,
    também tive problemas com minha turbina no que diz respeito à presença de óleo no coletor de admissão, como também um vazamento (pinga-pinga) na própria turbina, o que inclusive adiou o serviço de instalação do intercooler.
    Pois bem, o fato é que apesar da presença do óleo, a turbina funcionava perfeitamente bem, ou seja, a pressão se mantia normal.
    Levei em algumas lojas "especializadas" em turbina e a resposta era a mesma....Tem que desmontar. Valores aproximados 2000,00 a 3000,00 para o conserto.
    Felizmente tenho um mecâncio especializado em JPX aqui em Brasília e bastou que ele trocasse a mangueira de retorno do óleo para o cárter que estava um pouquinho dobrada, (é uma mangueira que sai da turbina para o carter) para que todos os problemas se acabassem, pois com a mangueira dobrada o óleo nao passava e retornava para a própria turbina.
    Portanto, antes de qualquer coisa a pergunta é....Sua turbina está funcionando bem?
    Depois de responde-la sugiro verificar outras coisas antes de partir para a retífica.
    Desculpe o longo texto.
    []s sem vazamentos na turbina
    Saúde pra todos nós.
    Adriano Karlo. PU2AKR, QAP 145.180

  • #7
    Usuário Avatar de ricardolm
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    Ola Adriano, beleza?


    Sim, minha turbina esta mandando bem, inclusive meu carro esta com 0.9 bar de pressao :P

    para qdo é necessario ultrapassar um caminhao, eu consigo (com muita pressão, mas passa)

    Valeu pelas dicas, eu vou dar uma olhadinha nesta mangueira...

    []s
    Ricardo Moreira - SP
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  • #8
    Fala Ricardo!!!! Beleza?

    Desculpe a ressucitação do tópico......mas.... vc resolveu problema da "baba" na turbina?
    E o cooler? Conseguiu instalar?

    Pois é ....a minha começou a babar de novo. hehehe. Mas ainda bem que ela ainda funciona.

    Um abraço.
    Saúde pra todos nós.
    Adriano Karlo. PU2AKR, QAP 145.180

  • #9
    Adriano,
    vou reafirmar a lenda....desde que comprei o meu jota (três anos atrás) a turbina baba óleo na admissão....e quer saber faz quase 60000km que ela tá lá babando....manda ver um manometro da pressão e enquanto ela tiver mandando a pressão conforme deve não gasta dinheiro com isso....
    e tbm uma pequena quantidade de óleo não deve atrapalhar em nada o funcionamento do cooler....
    Abraços

  • #10
    É isso aê Nerinei,

    O manômetro indica que ela tá mandando bem ainda.

    Realmente não vou me preocupar com ela agora, o Jota tá andando legal e também não tenho grana pra mexer com isso.
    Valeu.
    Saúde pra todos nós.
    Adriano Karlo. PU2AKR, QAP 145.180

  • #11
    Usuário Avatar de ricardolm
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    Ola Adriano, beleza?

    Meu mecanico desaconselhou mexer no turbo, pois a pressao dele esta 100%!!


    Noticas boas pois economizei $$$ quanto ao intercooler nao coloquei, pois discordei com o monte de alteracoes que deveria ser feito e para ganhar apenas 4 cv, a pior no meu ponto de vista foi a de ter que tirar o filtro de ar e coloca-lo do lado de fora do carro.

    []s sem cooler
    Ricardo Moreira - SP
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  • #12
    a pior no meu ponto de vista foi a de ter que tirar o filtro de ar e coloca-lo do lado de fora do carro.
    O meu jota não tem filtro externo, porém não é mais o filtro original redondo....
    O filtro de ar nele instalado é o do gol. Ele tá instalado no lugar da bateria e esta por sua vez esta instalada na frente, no lugar do filtro original. A única alteração que fiz foi a de colocar o escop no capô, que por sua vez teve de ser cortado.
    []s intercolados.
    Saúde pra todos nós.
    Adriano Karlo. PU2AKR, QAP 145.180

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