Pessoal, estou TENTANDO comprar meu primeiro 4x4 mas confesso que estou quase desistindo. Após analisar bastante as opções que o mercado oferece cheguei a conclusão que as melhores opções, para minhas necessidades, são o Jimny e o TR4, considerando que desejo um 0Km.

Bem, desde semana passada estou visitando concessionárias Suzuki e Mit do Rio e Niterói. Estive ao todo em 3 Mit e 2 Suzuki mas o atendimento das mesmas é desencorajador. Ambas as marcas mostram um padrão semelhante de (falta de) qualidade no atendimento.

Embora todos educados, os vendedores não parecem muito interessados em "ganhar" um cliente e TODOS demonstram não conhecer os veículos que vendem.

Vou citar alguns fatos dignos de destaque:

- Das 5 concessionárias somente uma insistiu em fazer um test drive. As outras 4 ou não ofereceram ou não tinham um carro disponível pra tal;

- Numa Mit o vendedor ofereceu fazer o test drive num TR4 4x2 manual, afirmando insistentemente que "era a mesma coisa";

- Numa Suzuki havia um Jimny de test drive disponível na calçada em frente a loja mas o vendedor disse (pasmem) que entre 11 e 15 horas eles não podem fazer test drive pois precisam ficar no salão atendendo os clientes. Detalhe: a loja estava bem vazia, como todas as outras estavam.

- Numa Suzuki o preço do Jimny 4Sport estava por $64.990, quando o valor no site é $61.990. Questionado, o vendedor disse que estavam cobrando ágio pois o carro tava saindo muito (só se estiverem exportando pois raramente vejo um Jimny nas ruas);

- Quase todas as perguntas mais técnicas que eu fazia não sabiam responder;

- Nenhuma das 5 lojas avaliou meu usado;

- Nenhuma das 5 lojas sequer tentou iniciar negociação de preços.

Como não consegui avaliar meu usado, passei numa Honda e numa Toyota de Niterói para fazer o isso, visto que Civic e Corolla seriam minhas opções se não estivesse querendo um 4x4. Aí minha decepção com a Mit e Suzuki aumentou pois fui EXTREMAMENTE bem atendido nessas concessionárias, mesmo com as lojas mais cheias de clientes. Vendedores muito atenciosos, sem pressa, bem treinados, conhecedores dos produtos que vendem, insistiram no test drive, avaliaram o meu carro (aliás, avaliaram $ bem), negociaram preço oferecendo descontos, tomei café e comi biscoitos.

Resumo da ópera: tava querendo um 4x4 e quase (digo, quase mesmo) voltei pra casa com um Civic. Aliás, após essas experiências estou seriamente considerando comprar um Honda ou Toyota e mais tarde procurar um 4x4 usado.

Desculpem o desabafo, mas se a Mit e a Suzuki demonstram tão pouco interesse e competência na hora da venda imagina quando precisarmos acionar a garantia.