Dia desses estava viajando com uma Defender 110 da empresa onde trabalho e, no percurso de volta, percebi que ela começou a trepidar um pouco (estava a +/- 110 km/h). Achei estranho e reduzi a velocidade. No entanto, quando tentei passar de 5ª para 4ª, a marcha não entrava e de repente nenhuma marcha entrava. Encostei no acostamento e, com o carro parado, engatei a 1ª com muito custo e consegui sair, o carro fazendo um barulho tipo assobio de direção hidráulica e um cheiro de borracha queimada. Tive que andar devagar pois só conseguia engatar até a 3ª - a 4ª não entrava de jeito nenhum. Bom, devolvi o carro para a empresa informando o ocorrido. No dia seguinte vieram me dizer que o câmbio tinha fundido o que, segundo o mecânico, foi devido ao carro estar andando com a reduzida engatada por muito tempo. Não sou expert em 4x4 mas se a reduzida estivesse engatada eu não perceberia, não sentiria o carro mais "pesado"? O carro atingiria 110 km/h com a marcha reduzida? O fato é que em momento algum eu engatei a reduzida. O que pode ter acontecido?
Dia desses estava viajando com uma Defender 110 da empresa onde trabalho e, no percurso de volta, percebi que ela começou a trepidar um pouco (estava a +/- 110 km/h). Achei estranho e reduzi a velocidade. No entanto, quando tentei passar de 5ª para 4ª, a marcha não entrava e de repente nenhuma marcha entrava. Encostei no acostamento e, com o carro parado, engatei a 1ª com muito custo e consegui sair, o carro fazendo um barulho tipo assobio de direção hidráulica e um cheiro de borracha queimada. Tive que andar devagar pois só conseguia engatar até a 3ª - a 4ª não entrava de jeito nenhum. Bom, devolvi o carro para a empresa informando o ocorrido. No dia seguinte vieram me dizer que o câmbio tinha fundido o que, segundo o mecânico, foi devido ao carro estar andando com a reduzida engatada por muito tempo. Não sou expert em 4x4 mas se a reduzida estivesse engatada eu não perceberia, não sentiria o carro mais "pesado"? O carro atingiria 110 km/h com a marcha reduzida? O fato é que em momento algum eu engatei a reduzida. O que pode ter acontecido?
No dia seguinte vieram me dizer que o câmbio tinha fundido o que, segundo o mecânico, foi devido ao carro estar andando com a reduzida engatada por muito tempo.
No máximo com o bloqueio ligado. Tente lembra se a alavanca menor estava para a direita (O correto é para esquerda e para trás).
Amigo, rodar em HIGH desbloqueado, seria com a alavanca menor para a DIREITA não? Com ela para a Esquerda, é bloqueio acionado (Diff Lock aceso no painel...).
Enfim, realmente impossível rodar a 110 com reduzida acionada, só se estivesse em queda livre...rsrs
Amigo, rodar em HIGH desbloqueado, seria com a alavanca menor para a DIREITA não? Com ela para a Esquerda, é bloqueio acionado (Diff Lock aceso no painel...).
Enfim, realmente impossível rodar a 110 com reduzida acionada, só se estivesse em queda livre...rsrs
Defender 110 - 2004 - Branca
Defender 110 - 2005 Black
C10 6cc 1975 / Fazer 600N 2009.