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Tópico: Ajuda elétrica

  • #1
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
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    Ajuda elétrica




    Niveiros,

    Estou precisando trocar os terminais da bateria do Niva e pretendo comprar o material para a substituição essa semana e instalar no final de semana, porém esqueci de verificar quais são as bitolas dos cabos que saem dos terminais e o Niva está no interior.

    Então caso algum niveiro tenha condição de verificar qual é a bitola do cabo que sai do terminal positivo e vai pra o motor de arranque, a bitola do cabo que sai do positivo e entra no chicote e a bitola do cabo que sai do negativo e vai para a massa ficaria muito grato.

    Quero também aproveitar e colocar um fusível nesse cabo q vai para o chicote para prevenir um curto, acredito que um de 50A de conta, porem só vou ter certeza quando souber a bitola correta do cabo. Estou pensando em usar aqueles porta-fusíveis utilizados em instalações de som que são de qualidade e tem também uma ótima aparência, existem fusíveis de até 200A.

    Abraços e obrigado,
    Abraço,
    Thiago
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  • #2
    Usuário Avatar de Cavalcante
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    Do negativo para a massa, o ideal é utilizar uma cordoalha.
    O cabo que vai para o alternador parece ser de 16 mm². Já o que entra no chicote está entre 10 e 16 mm².
    Isto é no achismo, e de memória... Não medi os diâmetros dos condutores pra poder te dar certeza...

    Quanto ao fusível, não faço a mínima idéia dos critérios para determinação da ampacidade de condutores em instalações automotivas. Tanto é que, considerando um condutor com isolação EPR ou XLPE, com temperatura ambiente de 80 ºC e fator de correção por acoxambramento de 0,7 a ampacidade dele será de apenas 23 A (estou sendo generoso e utilizando uma das melhores maneiras de instalar previstas na norma).

    O Christian deve ter alguma especificação melhor de condutores para uso automotivo.

  • #3
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
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    Cavalcante,

    Com pelo menos uma idéia dos cabos já me ajuda a comprar os terminais corretos, obrigado.
    Qto ao fusível com o pouco de elétrica q tenho na faculdade apenas me permite olhar tabelas, calcular corrente, resistores, capacitores e acho q só.
    Então olhando a tabela a corrente limite para um cabo de 10 mm² EPR com comprimento inferior a 10 m é de 50A. Posso colocar um da 40A por segurança.
    Estou viajando muito ou é melhor consultar um Eng. Elétrico???

    Abraços,
    Abraço,
    Thiago
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  • #4
    Usuário Avatar de Cavalcante
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    Você vai ter de aplicar um fator de correção de temperatura que, digamos, seja de 60°C debaixo do capô, 0,71 (acho que exagerei nos 80°C acima). Acontece que todas as tabelas que tenho são para instalações elétricas, e não vejo nenhuma correlação entre as maneiras de instalar em instalações elétricas e o uso em automóveis. Nem sei também se este seria o cabo mais adequado. Mas, pegando a menor ampacidade para um cabo 10 mm², que é de 54 A, aplicando o fator de temperatura e uns 0,9 só por segurança, a capacidade de condução será de 34,5 A e o fusível deve ser de 30 A. Já para 16 mm a capacidade será de 47 A, e o fusível de 40 A. Acontece que as correntes envolvidas são bem maiores, as temperaturas um pouco maiores e os condutores são de outro tipo, por isso acho que essas contas não se aplicam...

  • #5
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
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    Obrigado Cavalcante vou verificar mais a fundo como dimensionar o fusível.

    Abraços,
    Abraço,
    Thiago
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