x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27
  • #1
    Usuário
    Entrada
    20/11/2011
    Local
    Chapadão do Sul/MS
    Idade
    38
    Posts
    309
    Agradecimentos: 0

    Viagem a Ushuaia - Qual viatura até 40 mil? Ranger ou Palio Wekkend Adventure




    Olá amigos do fórum!

    Após uma longa pesquisa no fórum, existem vários tópicos que retratam sobre o assunto, esclarecedores, mas acabaram gerando novas dúvidas.
    Estou programando uma viagem com minha namorada para fev/2014, sendo destino final Ushuaia, passando pela carretera austral, perito moreno, demais pontos turísticos do sul da Argentina e voltando pelo Uruguai. Minha dúvida está em relação ao carro para fazer esse trajeto, a 5 anos, fui com meu antigo Focus até Machu Pichu e resolvi voltar pela Ruta Bioceanica, antes de asfaltarem, e tive sérios problemas, chegando guinchado no Brasil.
    Lí em vários lugares que as estradas de rípio do sul da Argentina são trafegáveis por carros pequenos e ví vários blogs de pessoas que assim foram pra lá.
    Havia chegado a conclusão de comprar uma Palio Wekkend Adventure 2010 (automática ou manual), que na minha terra gira em torno de 40 mil reais. Mas, devido a experiencias anteriores, fiquei com um certo receio, olhando outras opções como a Ranger 08/09 3.0 4x4 cab Simples, ví algumas aqui pela mesma faixa de preço.
    Moro próximo do Paraguai, com peças baratas para a Ranger.
    Minhas dúvidas:
    • Aos que já fizeram esse roteiro, um carro baixo faz com tranquilidade?
    • Tendo esse limite de 40 mil, levando em consideração que iremos em 2 pessoas e o uso posteriormente será urbano, pequenas viagens, consumo do veículo, manutenção, valor do seguro, qual seria a melhor opção, ou, existem melhores?
    Desde já agradeço a atenção de todos e espero várias opniões!
    Ex - Vitara 93 Automatic "Jaspion"
    TR4 2007 auto "Peppa Pig" - Da patroa ir no Shoppis
    A procura de um novo 4x4

  • #2
    Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,244
    Agradecimento: 1
    As estradas na Argentina são relativamente boas. Asfalto normal.
    Na Tierra del Fuego você vai passar por 120km de rípio. Este trecho está bom, com poucas pedras soltas, e a maioria pequena. Nada diferente das estradas de terra do Brasil. Pra você ter uma idéia, fizemos este trecho de moto. Eu estava com uma BMW, mas tínhamos 2 Harley conosco.
    As estradas de rípio mais próximas a El Calafate já são um pouco mais ariscas. Carros de passeio passam normalmente. Raros trechos em que se precisa de tração em 4 rodas.
    Em suma, qualquer carro um pouco mais alto faz essa viagem sossegado.
    Valem algumas ressalvas:
    - Em algumas épocas do ano tem racionamento de gasolina. Diesel não fica desabastecido. Se puder opter por diesel, melhor.
    - Veículo cabine simples sempre vai te incomodar na questão da bagagem. Aonde levar? Nem tanto pela questão de roubo, mas pela questão de pó. E lá tem muito pó e muito vento.
    - Veja o carro que está com a manutenção e conservação melhor. Depois de Bahia Blanca, esqueça encontrar mecânico. Comodoro Rivadávia ainda tem certa estrutura, mas depois disso, só cidades pequenas. Nem em Rio Gallegos ou El Calafate tem mecânicos ou peças de reposição.

    Buena Ruta!
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #3
    Usuário
    Entrada
    20/11/2011
    Local
    Chapadão do Sul/MS
    Idade
    38
    Posts
    309
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Grassmann Ver Post
    As estradas na Argentina são relativamente boas. Asfalto normal.
    Na Tierra del Fuego você vai passar por 120km de rípio. Este trecho está bom, com poucas pedras soltas, e a maioria pequena. Nada diferente das estradas de terra do Brasil. Pra você ter uma idéia, fizemos este trecho de moto. Eu estava com uma BMW, mas tínhamos 2 Harley conosco.
    As estradas de rípio mais próximas a El Calafate já são um pouco mais ariscas. Carros de passeio passam normalmente. Raros trechos em que se precisa de tração em 4 rodas.
    Em suma, qualquer carro um pouco mais alto faz essa viagem sossegado.
    Valem algumas ressalvas:
    - Em algumas épocas do ano tem racionamento de gasolina. Diesel não fica desabastecido. Se puder opter por diesel, melhor.
    - Veículo cabine simples sempre vai te incomodar na questão da bagagem. Aonde levar? Nem tanto pela questão de roubo, mas pela questão de pó. E lá tem muito pó e muito vento.
    - Veja o carro que está com a manutenção e conservação melhor. Depois de Bahia Blanca, esqueça encontrar mecânico. Comodoro Rivadávia ainda tem certa estrutura, mas depois disso, só cidades pequenas. Nem em Rio Gallegos ou El Calafate tem mecânicos ou peças de reposição.

    Buena Ruta!
    Grassman, obrigado pela contribuição. O que me fez gostar da palio foi alguns fatores que você citou: o carro é alto, cabe muamba pra caramba dentro, é fácil de encontrar veículos em boa conservação, de mamães que levam crianças no colégio, bem diferente das caminhonetes a diesel na minha região (moro no MS e estradas de terra aqui são verdadeiras pistas de off-road) e a bichinha ainda conta com um bloqueio no diferencial dianteiro. Outro problema aqui é roubo de carros a Diesel, estou a 100 km do Paraguai. Então, diesel pra mim seria a ultima opção, só se fosse necessário mesmo.
    Ex - Vitara 93 Automatic "Jaspion"
    TR4 2007 auto "Peppa Pig" - Da patroa ir no Shoppis
    A procura de um novo 4x4

  • #4
    Palio weekend vai tranquilo, cambio dualogic nao recomendo... o único inconveniente é a questão de abastecimento estive por la em Janeiro e a maioria dos postos de gasolina tinham filas kilometricas pra abastecer, ja pra abastecer diesel é sempre facil...

    viajar de passageiro na ranger cs é muito ruim depois de 3 horas é um sacrifício...

    a vantagem da ranger cs é a questao de não ser visada pra roubo, retire os adesivos e todo mundo pensa que é a gasolina..
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #5
    Usuário Avatar de ecoperegrino
    Entrada
    26/02/2009
    Local
    ATIBAIA/SP
    Idade
    75
    Posts
    280
    Agradecimentos: 0
    Eu diria que se vc. pretende acampar na sua viagem, então prepare-se para a tralha de acampamento para a região fria, como Ushuaia é grande demais. Uma camionete teria mais capacidade de carga.
    Caso vc. ficarem apenas em hoteis e pousadas, então o Palio Weekend é a melhor pedida.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    20/11/2011
    Local
    Chapadão do Sul/MS
    Idade
    38
    Posts
    309
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pela contribuição dudu83 e ecoperegrino. Então, iremos ficar em hotéis e pousadas, região é muito fria!! rs...e como iremos em duas pessoas, mesmo levando toda minha tralha de apoio, cabe tranquilamente na Palio. Arranco os bancos traseiros ficando mais fácil e liberando espaço.
    A idéia da Ranger Cab simples era essa mesmo, arrancar os adesivos pra "disfarçar" ela como gasolina.
    Ex - Vitara 93 Automatic "Jaspion"
    TR4 2007 auto "Peppa Pig" - Da patroa ir no Shoppis
    A procura de um novo 4x4

  • #7
    Usuário
    Entrada
    20/11/2011
    Local
    Chapadão do Sul/MS
    Idade
    38
    Posts
    309
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dudu83 Ver Post
    Palio weekend vai tranquilo, cambio dualogic nao recomendo... o único inconveniente é a questão de abastecimento estive por la em Janeiro e a maioria dos postos de gasolina tinham filas kilometricas pra abastecer, ja pra abastecer diesel é sempre facil...

    viajar de passageiro na ranger cs é muito ruim depois de 3 horas é um sacrifício...

    a vantagem da ranger cs é a questao de não ser visada pra roubo, retire os adesivos e todo mundo pensa que é a gasolina..
    Dudu83, qual foi o trajeto que você fez?? Vou de Palio Weekend manual mesmo, menos coisa pra dar problema...
    Ex - Vitara 93 Automatic "Jaspion"
    TR4 2007 auto "Peppa Pig" - Da patroa ir no Shoppis
    A procura de um novo 4x4

  • #8
    Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,244
    Agradecimento: 1
    Se optar pela gasolina, vai ter complicações com abastecimento.
    O trecho mais complicado é de Bahia Blanca e Rio Gallegos. (É chão! 1900km)
    Os postos recebem pouco combustível e se formam filas bem longas. Como estávamos de moto, parávamos em todos os postos (cerca de 80~100km entre postos). A gente nunca sabia se o próximo teria nafta. Cda abastecimento levava cerca de 1 hora.
    O problema é mais grave em dezembro~fevereiro, período em que muitos argentinos estão em férias e aproveitam as praias de Bahia Blanca e Puerto Madryn.
    De qualquer forma, leve um reservatório de combustível e o encha antes de chegar em Bahia Blanca. Vai ser útil. E, se não usar por falta de combustível, jogue no tanque na volta, quando passar o trecho crítico.
    Quanto à temperatura, de dia é relativamente quente. Na Patagonia, bate fácil 25 graus Celsius. Na parte de Buenos Aires a Comodoro Rivadavia, 40 graus fácil (Pegamos até 44).
    À noite a temperatura cai. Na Patagonia é ameno (15 graus). De Rio Gallegos a Ushuaia, fácil 5 graus à noite.
    No verão, amanhece cedo (6:00) e anoitece tarde (23:00). Tem a chance de aproveitar pra fazer trechos mais longos. Quanto mais perto da Tierra del Fuego, mais dá pra rodar. Chegamos a rodar 1280km num dia, à luz do "dia".
    Outra coisa, os carros queimam mais combustível na Patagonia. Mesmo sendo praticamente retas e a gasolina sendo melhor. O motivo é o forte vento, que chega a bater 130km/h na diagonal. Se prepare pra um consumo elevado. Ainda mais se pisar fundo. Programe sua viagem pra uma velocidade de cruzeiro de 100km/h. Muito mais que isso incomoda. Os pneus certamente vão gastar de forma irregular.
    Muito cuidado com os animais. Na Patagonia tem muitas emas e um animal parecido com uma lhama. Eles, de vez em quando, cruzam a pista sem aviso. Até porque não tem muito movimento nas estradas. É comum ter que frear e desviar. Então não corra!

    E não esqueça de levar 2 triângulos, um cambão pra reboque, kit de primeiros socorros. Os policiais, principalmente da Provincia de Entre Rios, são loucos pra exigir esses itens obrigatórios. Aliás, se puder rodar pelo Brasil até o RS, entrar no Uruguai e só entrar na Argentina em Fray Bentos, já elimina esses camineros corruptos. Eles "mordem" principalmente perto do trecho do lado argentino entre Paysandu (UR) e Uruguaiana (BR).

    Qualquer coisa, grite!
    Mande MP que respondo, já que não passo sempre pelo fórum.

    Citação Postado originalmente por tjflorindo Ver Post
    Grassman, obrigado pela contribuição. O que me fez gostar da palio foi alguns fatores que você citou: o carro é alto, cabe muamba pra caramba dentro, é fácil de encontrar veículos em boa conservação, de mamães que levam crianças no colégio, bem diferente das caminhonetes a diesel na minha região (moro no MS e estradas de terra aqui são verdadeiras pistas de off-road) e a bichinha ainda conta com um bloqueio no diferencial dianteiro. Outro problema aqui é roubo de carros a Diesel, estou a 100 km do Paraguai. Então, diesel pra mim seria a ultima opção, só se fosse necessário mesmo.
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #9
    Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,244
    Agradecimento: 1
    É um bom carro. Vai dar conta.
    Te digo uma coisa: Ao chegar lá na Patagonia, se informe das condições das estradas de ripio. Elas mudam constantemente de condições, e o pessoal que mora perto pode te informar melhor.
    Se estiverem assustadoramente ruins, tenha um plano B. Bole uma rota de desvio.
    Nós iríamos voltar pela Ruta 40, mas desistimos em função de quedas com motociclistas. Optamos por regressar pela Ruta 3 (litoral).
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #10
    Usuário
    Entrada
    20/11/2011
    Local
    Chapadão do Sul/MS
    Idade
    38
    Posts
    309
    Agradecimentos: 0
    Grassmann, de grande valia a sua mensagem!! É devido a esses "imprevistos" que estou planejando já com um ano de antecedência, pra poder colocar um plano B sempre que aparecer algum imprevisto.
    Conforme tiver andando o planejamento, irá surgir novas dúvidas, e com certeza, vou precisar do auxílio dos amigos do fórum, envio Mp pra vc!

    Me impressiona a resistência desse carrinho da Fiat, trabalho em uma empresa agropecuária aqui e praticamente todos os agrônomos de multinacionais que rodam no campo, trabalham com Palio Wekkend, e como aguentam, o único problema é o consumo de combustível que não é dos melhores, mas faz parte.

    Até pensei ao invés de comprar outro carro, juntar essa grana no meu Vitara e comprar um Troller, mas usar o mesmo carro pra trilha, urbano e expedição acho que seria difícil conciliar, pelas preparações e depois o custo de manutenção de Troller...o meu é baratin baratin..

    Citação Postado originalmente por Grassmann Ver Post
    É um bom carro. Vai dar conta.
    Te digo uma coisa: Ao chegar lá na Patagonia, se informe das condições das estradas de ripio. Elas mudam constantemente de condições, e o pessoal que mora perto pode te informar melhor.
    Se estiverem assustadoramente ruins, tenha um plano B. Bole uma rota de desvio.
    Nós iríamos voltar pela Ruta 40, mas desistimos em função de quedas com motociclistas. Optamos por regressar pela Ruta 3 (litoral).
    Ex - Vitara 93 Automatic "Jaspion"
    TR4 2007 auto "Peppa Pig" - Da patroa ir no Shoppis
    A procura de um novo 4x4

  • #11
    Usuário Avatar de geovanih
    Entrada
    11/01/2010
    Local
    Porto Alegre/
    Posts
    362
    Agradecimento: 1
    tjflorindo
    Em novembro de 2011 fui para aquelas bandas de v6, 500 kms de autonomia, e quase não tive problema com abastecimento.

    A ruta 3 era bem servida de gasolina, as vezes tinha o problema das filas para abastecer, mas era mais por causa do preço menor nos YPF.

    Onde me deparei com falta de combustivel foi no lado oeste da ar. Em El Calafate estava com abastecimento normal, saindo dali fui para El Chaiten. Lá só tem um posto, com preço muito alto; abasteci o suficiente para chegar a Gobernador Gregores.
    Cheguei no dia certo a cidade, somento um YPF, abasteci e enchi um galão de 20 l que havia levado. No dia seguinte passei pelo posto para sair da cidade, de manhã cedo, e não tinha mais gasolina. Maior sorte
    O posto seguinte, em Bajo Caracoles, tb estava sem combustivel(obs: preço muito alto tb). E o pessoal que trabalhava nas cuevas de las manos, disse que Perito Moreno tb estava sem combustivel.

    Depois das covas de las manos fui para o chile e retornei a Ar em Futaleflu, não tive mais nenhum problema de desabastecimento.

    Bom, tudo isso é pra dizer que eu acho da para ir tranquilo na gasolina, só compre um galão de reserva. Ah! A lei diz que é para transportar combustivel fora do veiculo. Naquela reigão isso é besteira pq não tem ninguem pra fiscalizar.

    E sobre a palio, não precisa tirar os bancos, é só rebater, fica muito grande. Se não for muito alto, acho que da para dormir dentro.

    Abs

  • #12
    Usuário
    Entrada
    20/11/2011
    Local
    Chapadão do Sul/MS
    Idade
    38
    Posts
    309
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelas informações geovanih

    Então, a Palio tem tanque de 50 litros, a autonomia deve beirar os 500 km, mas já coloquei nos planos dois galões de 20 litros reserva....vou ter bastante espaço no bagageiro, assim devo ficar com quase 1000 km de autonomia.

    Alguém sabe se em março já corro risco de pegar alguma nevasca na estrada?



    Rapaz, o pior que acho que da pra dormir dentro mesmo, tenho 1,68 e a patroa 1,60....rsrsrs
    Citação Postado originalmente por geovanih Ver Post
    tjflorindo
    Em novembro de 2011 fui para aquelas bandas de v6, 500 kms de autonomia, e quase não tive problema com abastecimento.

    A ruta 3 era bem servida de gasolina, as vezes tinha o problema das filas para abastecer, mas era mais por causa do preço menor nos YPF.

    Onde me deparei com falta de combustivel foi no lado oeste da ar. Em El Calafate estava com abastecimento normal, saindo dali fui para El Chaiten. Lá só tem um posto, com preço muito alto; abasteci o suficiente para chegar a Gobernador Gregores.
    Cheguei no dia certo a cidade, somento um YPF, abasteci e enchi um galão de 20 l que havia levado. No dia seguinte passei pelo posto para sair da cidade, de manhã cedo, e não tinha mais gasolina. Maior sorte
    O posto seguinte, em Bajo Caracoles, tb estava sem combustivel(obs: preço muito alto tb). E o pessoal que trabalhava nas cuevas de las manos, disse que Perito Moreno tb estava sem combustivel.

    Depois das covas de las manos fui para o chile e retornei a Ar em Futaleflu, não tive mais nenhum problema de desabastecimento.

    Bom, tudo isso é pra dizer que eu acho da para ir tranquilo na gasolina, só compre um galão de reserva. Ah! A lei diz que é para transportar combustivel fora do veiculo. Naquela reigão isso é besteira pq não tem ninguem pra fiscalizar.

    E sobre a palio, não precisa tirar os bancos, é só rebater, fica muito grande. Se não for muito alto, acho que da para dormir dentro.

    Abs
    Ex - Vitara 93 Automatic "Jaspion"
    TR4 2007 auto "Peppa Pig" - Da patroa ir no Shoppis
    A procura de um novo 4x4

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 53
      Última resposta: 28/11/2012, 21:16
    2. Ranger 98 CD diesel - o que devo revisar para uma viagem longa (Ushuaia)
      Por xexelo no fórum Veículos e Preparação
      Respostas: 0
      Última resposta: 25/09/2011, 11:20
    3. Palio adventure
      Por vagner amorim no fórum Outros
      Respostas: 1
      Última resposta: 07/11/2009, 19:07
    4. NOVO PALIO ADVENTURE 4x2 !!!!!!!!!!!!!!!!!
      Por arlei_vitara no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 6
      Última resposta: 21/05/2008, 16:05
    5. Doblô e Palio Adventure
      Por musch no fórum Outros
      Respostas: 12
      Última resposta: 04/05/2005, 09:28

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade