Olá pessoal!
Acabei de pedir hoje um K&N, para O Jim Street (ref 33-2162 - Filtro de ar K&N- Suzuki Jimny).Acho que viatura e filtro, devem chegar no mesmo dia. Estou aguardando por ambos, ao longo desta semana.
A experiência que tenho com o K&N é muitíssimo boa, embora o tenha utilizado apenas numa motocicleta de 800 cc, com o qual rodei quase 60 mil km, somente em asfalto bom, já que se tratava de uma Cruiser.
A resposta melhora bastante, principalmente se dermos uma ligeira chipada na injeção. Como entra mais ar, pode acontecer da ECU não acompanhar a "vibe" e a mistura ficar meio pobre.
O cuidado tem que ser na hora de limpar. O manual de instrução deste tema, parece uma bíblia de tanta página. E a gente fica se perguntando se tem que ser com aquela frescura toda.........a resposta é sim!
Confesso que só na terceira tentativa, consegui fazer a limpeza como recomendado e obtive o mesmo resultado de quando filtro chegou novo.
O problema é que a gente sempre acha, que deve colocar um pouco mais de spray do óleo filtrante e o resultado é que satura e o filtro fica sujo - de óleo filtrante. O kit de limpeza, trás o spray limpador e o spray de óleo.
Meu uso será bem mais on que off-road, daí a questão da poeira não me preocupar a princípio. Mas para ambientes radicais, não tenho parâmetro nenhum para opinar.
O que posso dizer é que, em 60 mil km limpei o filtro três vezes, sempre soltou um caldo preto na lavagem e o motor sempre esteve saudável e sem ruídos.
Vamos ver como se comporta no Jim. Minha intenção é ganhar um pouco mais de torque e fôlego em rotações mais baixas
É isso!

.