Pessoal,
Comprei um GV 2.5 V6 1998/1999. Preciso da ajuda e experiência de vocês, que talvez já tenham passado por problema parecido.
O que ocorre é que eventualmente o acelerador não responde. Acontece com o veículo frio ou quente, em baixa ou alta velocidade, enfim não pude identificar uma situação particular na qual o defeito ocorre.
O mais chato é na estrada. Estando a uma determinada velocidade a viatura vai perdendo velocidade aos poucos. Em seguida recupera e segue como se nada tivesse ocorrido. De vez em quando, uma pisada mais funda no acelerador "acorda" o motor, mas nem sempre funciona e o consumo vai subindo. (Dá um cheiro forte no escapamento, quase como combustível sem queimar).
Infelizmente na minha cidade e nas cidades vizinhas ninguém tem scanner com os parâmetros do GV 2.5.
Baixei os manuais de serviço e ativei minha veia de "mechânico" de fim-de-semana.
Regulei o cabo do acelerador e a distância do atuador da marcha lenta em baixa temperatura
Já verifiquei o seguinte:
-Sensor de temperatura de entrada do ar (IAT);
-Sensor de posição da borboleta (TPS); (rodei com multímetro ligado, sem variações quando o problema aparecia)
-Válvula de controle do ar da marcha lenta (IAC);
-Pressão da linha de combustível. (rodei com o manômetro ligado, sem variações quando o problema aparecia)
-Sensor MAF-tirei o conector com o motor ligado e ele apagou.(esta dica li aqui no fórum). Não sei se é o que deveria acontecer.
Vou comprar um spray limpa-contatos amanhã ou depois, para limpar todas as conexões elétricas.
Antes de mexer em mais coisas, resolvi postar aqui e esperar. Com sorte alguém já pode ter passado por isso e me ajudar.
Tenho alguns palpites sobre o que pode estar acontecendo, mas gostaria das opiniões de quem puder ajudar.
Agradeço qualquer comentário que ajude.