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  • #1

    CONSUMO NA DEFENDER 90 E CONSERVACAO DA MAQUINA




    Amigos:
    Ando cada vez mais fanatico pela minha 90tinha. Gostaria de discutir sobre o consumo e a conservacao da maquina. Li estes tempos aqui que andando a 110 km/h estariamos poupando a maquina. Bem, vindo de um carro a gasolina e veloz, estava acostumado com o pe pesado. Ao comecar a experimentar o "estilo Land de dirigir", notei que andando aos sugeridos 110 km/h eu ando fazendo cerca de 13,3 km/l, o que eu considero excelente marca para uma maquina deste porte. Bem, decidi entao a andar, quando no asfalto, a 110 km/h. Pergunto aqui se tem procedencia a ideia citada acima de que a gente poupa mesmo o carro mantendo esta velocidade? Tenho visto alguns landeiros aqui de SC voando pela BR101. Passam por mim a jato e eu penso.. ah meus tempos de Peugeot 1,6!!!!! abraco a todos

  • #2
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    24/12/2004
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    Caro Jorgegaviao,

    Fiz uma viagem até Petrópolis neste final de semana e notei que a minha noventinha está fazendo na estrada, em velocidade média de 110 Km/h, apenas 9,5Km/l

  • #3
    O problema não é a velocidade, mas a rotação do motor.
    Ai vai depender se usa pneu do tamanho original ou maior.
    Com os originais acho que fica ruim mesmo andar a 120 km/h, incluindo ai o maior barulho.

  • #4
    O consumo de 13,3 km/l foi em chao plano na BR101 a 110km/h. Subindo a serra para Urubici obtive uma marca similar a sua subindo para Petropolis em torno de 9,5km/l. Mantendo a baixa rotacao aos 110 km/h em chao plano o consumo baixa.

  • #5
    Usuário Avatar de Velho Russo
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    31/01/2005
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    Boa noite,

    Possuo a minha já faz três meses e já foram qse 10 mil Km. Nas viagens, mal mantenho 110, ando mais a 100 por hora mesmo (dá uns 2700 RPM) e consigo uns 10,5 km/l, para preservar o motor, pois com giro acima de 3.000 RPM acho imprudência . Ando em trechos mistos, sem inclinação acentuada, e no geral (viagem+urbano), numa relação de 70% asfalto e 30% terra.

    Façamos uma análise de algumas variáveis:

    Depende se o ar está ligado ou se está ventando muito (com o carro acima de 100 por hora a aerodinâmica ajuda!!).

    A relação de marchas é mais reduzida do que se fosse 4X2 (por exemplo, na ranger 4X4 e 4x2 2.5 HSD, a 4X4 é mais "lenta", por privilegiar o torque), então na mesma velocidade, vc atinge uma rotação mais alta.

    Se a noventinha desenvolve 130 Km/h? desenvolve! mas levanta o capô e veja se não vai sair vazamentos em tudo que é canto? daí o motor, que não foi feito pra correr, abre o bico e leva fama de ruim (o carro é a diesel, não gasolina).

    Quanto a pneus, já fiz várias experiências com outros carros que tive e cheguei à conclusão (solução da fábrica!): tem que ser do tamanho original. Qdo o pneu é grande, a rotação cai, assim como a aceleração e a retomada, o consumo permanece qse o mesmo (bem, pelo menos comigo), fica bonito, sem dúvida, mas pra andar fica uma merda, sem contar que patina-se mais a embregagem na hora de sair do zero. Quanto mais largo, maior consumo.

    Então é o seguinte, se quer economizar e poupar o carro: vá a 110 km/h mesmo e com pneus de medidas originais, o seu bolso agradece!

    Se tá com pressa ? vá de avião!

  • #6
    Usuário Avatar de _portela
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    Jorge,

    Estou com o Wallace e o Velho...O importante é a rotação e eu ando sempre a 100km/h.
    Faço em média 12,5km/l.

    Abraço,
    Jimny 4All

  • #7
    Eu estava com os 33" na amarelinha, e quando chegava no 110 km/h cachoalhava até os documentos e fazia uma média de 8.5, 9.0 km/l na estrada (chegou a fazer 7.5)
    Coloquei os originais 265 R16, e anda a 110 facilmente, com um consumo de uns 10.0 em terreno plano.
    33" fica uma maravilha na estética e fica mais macia, mas acho q não vale a pena.!
    Defender 110 2010, Defender 130 1996
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  • #8
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    Vem cá, os pneus originais são 265? Na minha uso 235 85 R16, pensei que fosse a medida original, embora estes meus sejam MUD.

  • #9
    Usuário Avatar de _portela
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    Wagner,

    As duas medidas são originais...Depende da roda...

    O Defender pode vir equipado com 3 tipos de roda. A fechada de ferro. A Heavy-duty de ferro com os buracos. A de liga-leve...

    Abraço
    Jimny 4All

  • #10
    Exatamente... 265.75.R16 BF Goodrich All Terrain
    Esse pneu veio original com as rodas de liga leve.

    []'s
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  • #11
    Usuário Avatar de Henrique Josino
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    Citação Postado originalmente por rodrigoboscardin
    33" fica uma maravilha na estética e fica mais macia, mas acho q não vale a pena.!

    É mesmo!!! to no 4º jogo de 33, e to fazendo essa besteira a tanto tempo!!

    []'s
    DEFENDER 90 PICK-UP - lift 4",ARB,Full-locker,Salisbury 4340,37"x12,5"x15" creepy,Warn 9000, Safari, Hella Xenon e alguns hp's a mais...

  • #12
    Usuário Avatar de Hugo4x4
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    Jorge,

    O consumo da minha 110 esta registrado no caderninho em cada parada no posto desde que a adquiri, esta com 49000 km dirigindo a velocidade permitida pelas placas nas ruas e rodovías, faço a troca de marchas entre 2300 e 2500 rpm, 98% do tempo estou com ar ligado e a utilizo a maior parte como carro urbano, a média geral é 9,1 km/l.
    Hugo4x4
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