x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 26
  • #1
    Usuário Avatar de Mário RED JEEP
    Entrada
    02/03/2011
    Local
    Rio das Ostras/ Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    47
    Posts
    187
    Agradecimentos: 0

    Câmbio Willys original não entra a ré




    Tenho Câmbio Willys original 4 marchas, andei no sábado com ele normalmente, todo o dia. Mas quando cheguei na garagem de casa, fui manobrar e a ré não entrava por nada, nem arranhava. Parecia ter perdido o encaixe no carretel, mas as marchas para frente estão normais.
    Que pode ser isso?
    Jeep 1981 OHC/2.3 cc+caixa original 4 marchas+DH+Ignição Eletrônica+Pneus 31"x10,5"+Freio à disco nas 4.
    Ford Ranger XLT 2014 Flex 2.5

  • #2
    Usuário
    Entrada
    23/08/2010
    Local
    Lapa/PR
    Idade
    55
    Posts
    1,383
    Agradecimento: 1
    Cara manda uma mensagem para Antonio Umino o cara é fera em mecânica original.

  • #3
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    76
    Posts
    3,656
    Agradecimentos: 26
    OOOOOOpa.... falaram de mim.

    Não tenho jeep. gosto de rural e pickup original...
    Na alavanca de cambio se é original 4 marchas acho que tem que levantar a alavanca e levar no lugar da ré
    Se a alavanca vai no lugar e não engata. com certeza a alavanca não está chegando no guia onde tem um encaixe pra alavanca entrar e dar a ré.... Tem que tirar a tampa e dar uma olhada no quadrado no final da alavanca.
    Também pode ter acontecido de por dentro do cambio uma pequena alavanca que vai na engrenagem da ré ter deslocado do local.

    como também ter de acontecido na primeira foto tem um quadrado que está sem o arame de trava, (tem furo pro arame) e ter caido dentro do cambio. (mais certeza).. Na segunda foto tem a foto da tampa por baixo. na parte de cima o arame está amarrado nos engates da 1 e 2 e da 3 e 4......nas duas ultimas fotos é a alavanca que vai na engrenagem (dificil de sair)..sem o desmonte.
    Nada como as fotos para entender o funcionamento da alavanca. Ok.
    Um abraço.


    -imagem-002.jpg-imagem-005.jpg-imagem-006.jpg-imagem-003.jpg-imagem-004.jpg

  • #4
    Usuário Avatar de Mário RED JEEP
    Entrada
    02/03/2011
    Local
    Rio das Ostras/ Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    47
    Posts
    187
    Agradecimentos: 0
    É Antônio, vc acertou! O danado do parafuso com arame se soltou. Como ele funciona como trava, realmente saiu da posição do encaixe.
    Bom que dei uma revisada na caixa e está tudo em ordem!
    Inclusive por ter trocado o óleo há 5000 km atrás. Coloquei o óleo de engranagens TGF 80W90 da TEXACO GL3.
    Aparentemente sem limalhas!
    Jeep 1981 OHC/2.3 cc+caixa original 4 marchas+DH+Ignição Eletrônica+Pneus 31"x10,5"+Freio à disco nas 4.
    Ford Ranger XLT 2014 Flex 2.5

  • #5
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    76
    Posts
    3,656
    Agradecimentos: 26
    Ok.. tudo de bom pra ti..
    Ok. ainda bem que foi o parafurso quadrado... Amarrou de novo?

    Tem que ficar amarrado com arame como trava .

    Um abraço.

  • #6
    olá antonio tudo bem, a minha caixa de marchas original não entra mas a 4ª marcha tava tudo ok, parei em casa e no outro dia só entra até a 3ª. o que terá sido?

  • #7
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    76
    Posts
    3,656
    Agradecimentos: 26
    A 4 marcha não entra. Parado. ou andando???
    Veja se os engates de 1 p2 e da 2p/3. estão normal, e veja se entra
    quarta marcha motor parado...Com o motor funcionando não entra a 4... Veja. se a alavanca está firme até a terceira. engate preciso e não engata a quarta.
    Pode ser que a trava do rolamento do eixo piloto escapou. e aí fica dificil de engatar a 4 marcha. (o piloto move pra dentro da caixa).
    um abraço

  • #8
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,790
    Agradecimentos: 7
    Já aconteceu comigo isso, era anel sincronizado partido.
    Abs...

    Citação Postado originalmente por Angelo Avelar Ver Post
    olá antonio tudo bem, a minha caixa de marchas original não entra mas a 4ª marcha tava tudo ok, parei em casa e no outro dia só entra até a 3ª. o que terá sido?

  • #9
    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    A 4 marcha não entra. Parado. ou andando???
    Veja se os engates de 1 p2 e da 2p/3. estão normal, e veja se entra
    quarta marcha motor parado...Com o motor funcionando não entra a 4... Veja. se a alavanca está firme até a terceira. engate preciso e não engata a quarta.
    Pode ser que a trava do rolamento do eixo piloto escapou. e aí fica dificil de engatar a 4 marcha. (o piloto move pra dentro da caixa).
    um abraço

    Não entra de jeito nenhum, nem ligado nem desligado, ficou como se nao tivesse a 4ª nao tem nem o lugar de encaixar, vc enpurra a alavanca para cima entra a 3ª e voltando para a 4ª ela so vem até o neutro (ponto morto) ai topa como se não tivesse 4ª marcha

  • #10
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    76
    Posts
    3,656
    Agradecimentos: 26
    No câmbio. tem uma luva de engate das marchas, que corre por um cubo fixo onde tem 3 encaixes. neste lugar vai uma pequena peça chaveta. que chamam de macarrão. ela fica entre esta luva e o cubo.. Muitas vezes ela sai fora do lugar,. e não deixam a luva passar para a marcha. ... Outra pode ser. o guia que está na tampa da caixa. Se vc olhar por cima tem 3 guias. e tres porcas com trava.
    Na foto 3 do post 3 tem o guia da ré. e as outras e' da 1 e 2 e outra da 3 e 4....Acho que é a do meio. experimenta tirar a porca ou parafuso. dentro tem uma mola e uma esfera. (por cima mesmo) e experimenta engatar a marcha. pode ser que o defeito esteja neste lugar..... ( a esfera mais a mola esteja impedindo da marcha entrar),.
    Ok.

  • #11
    Usuário Avatar de fmsJeep75
    Entrada
    29/03/2011
    Local
    Vitória/ES
    Idade
    56
    Posts
    171
    Agradecimentos: 0
    Caro Antonio, permita-me também aproveitar um pouco de sua sabedoria. tenho um jeep 1975 6cc, motor bf 161 original e cambio de 3 marchas original. Assim que comprei ele em fevereiro de 2011 dei uma geral na oficina e como ele arranhava muito e era dificil de engatar a 3a mandei ver a caixa, então foi trocado eixo piloto, anel sincronizado da 1a, 2a e 3a. De lá pra cá tenho usado ele normalmente porém a 3a sempre arranha antes de entrar. Para não arranhar tenho que tirar o pé do acelaerador esperar a rotação cair bem e só então a 3a entra suavemente como as demais. Assim pergunto: isto é normal no jeep??? ou será que o meu mecanico deu alguma rata?? No aguardo, agradeço sua colaboração.

    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    No câmbio. tem uma luva de engate das marchas, que corre por um cubo fixo onde tem 3 encaixes. neste lugar vai uma pequena peça chaveta. que chamam de macarrão. ela fica entre esta luva e o cubo.. Muitas vezes ela sai fora do lugar,. e não deixam a luva passar para a marcha. ... Outra pode ser. o guia que está na tampa da caixa. Se vc olhar por cima tem 3 guias. e tres porcas com trava.
    Na foto 3 do post 3 tem o guia da ré. e as outras e' da 1 e 2 e outra da 3 e 4....Acho que é a do meio. experimenta tirar a porca ou parafuso. dentro tem uma mola e uma esfera. (por cima mesmo) e experimenta engatar a marcha. pode ser que o defeito esteja neste lugar..... ( a esfera mais a mola esteja impedindo da marcha entrar),.
    Ok.

  • #12
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    76
    Posts
    3,656
    Agradecimentos: 26
    Quando a marcha arranha. Quer dizer o Sincronizador não está parando a engrenagem, pois a finalidade do sincronizado é de fazer parar a engrenagem para que se faça o engate da marcha.
    Pode ser que as chavetas do sincronizador não estão no lugar (não trava o sincronizado). costumam cair, pois é preso por um aro de arame.. Ou os sincronizadores (metal) estão gastos. tanto na circunferencia como no corte do local da chaveta.
    Ok..... um abraço

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Cambio original do willys 3 marchas
      Por williys branco no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 22
      Última resposta: 20/03/2012, 20:55
    2. Câmbio willys 3m original
      Por rava2083 no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 7
      Última resposta: 09/04/2010, 10:59
    3. Vendo Câmbio Original Willys 3m
      Por reslima no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 5
      Última resposta: 31/01/2007, 12:06

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade