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  • #1

    CJ5 1981 - Navegando parece uma canoa.




    Pessoal,

    Sou novato no mundo 4x4 e comprei um CJ5 1981 hoje. É o motor 4 cilindros 2.3 original da Ford. O Jeep está muito novo. Está com pneus mais largos (não é o original). Quando fui dirigir o carro pela primeira vez, achei que o carro fica navegando.
    Em linha reta, quando tem ondulações na pista, você tem que ficar brigando com o volante pq o carro fica indo para um lado e para o outro. Estou até receoso em relação a isso, pq a dirigibilidade do carro está extremamente PERIGOSA.
    Engraçado é que o carro não fica kickando, só fica igual uma canoa para os lados.
    Sei que deve ter muita informação aqui no forum, mas não sei nem pelas palavras-chave que devo procurar. Se alguém puder me dar uma ajuda...

    Obrigado!!

  • #2
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Comece pelo mais simples, verificando e corrigindo folgas no sistema de direção, folgas nas buchas dos jumelos, suportes fixos dos feixes, alinhamento e balanceamento.

    Com certeza tem algo errado em um desses ítens.



    []`s
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #3
    Usuário Avatar de calhiandro
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    Isso não folga nos terminais de direção não? O meu é um jeep ford 2.3 1983 e tem folga nos terminais, tem que ficar corrigindo o tempo todo mesmo em linha reta, meu carro tem Dir Hidraulica do opala.

  • #4
    Usuário Avatar de Sandrãobh
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    29/03/2011
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    Abreu,

    Minha dica é: leve o carro até um especialista em suspensão e alinhamento, confira também a pressão dos pneus, e troque idéia com proprietário de carro de mesma marca com configurações semelhantes (pneus, suspensão, direção) e dê uma lida no tópico do jeep willys pois vç encontrará muitas respostas por lá....

    Mas as primeiras impressões que tive ao dirigir o Troller também foram estas, rsrsrsrs, fiquei muito receoso, mas depois de tudo conferido, (troquei somente os pivos de direção com pequena folga), e alguns dias dirigindo o jipe.... acostumei com a navegação.....rsrsrsrs, é claro que tudo tem um limite, não é estável como um esportivo, mas também não abana pra todo lado como um boi bravo.... o mais importante em minha opinião foi a confirmação que mecanicamente o carro estava perfeito, depois foi só acostumar e aproveitar.


    Bem vindo.

    Sandro
    T4 2.8 -CARROÇA- BF 35', Bead's15x9 - Bilstein 5125-12'', E-locker/Spartan , Warn XD 9000 I/ Warn RC 9,0 (T) , RK 2,5''/3,5'', 4:56's, LEDs...

  • #5

    CJ5 1981 - Navegando parece uma canoa.

    Pessoal, obrigado pelas respostas até o momento. Vou levar o carro pra realmente dar um confere na suspensão e fazer um alinhamento/balanceamento.

    Uma pergunta, andei lendo e vi que existe uma tal de "barra estabilizadora". Essa barra tem alguma relação com essa navegação? Isso pode deixar o carro mais "justo"?

    Grato.

  • #6

    CJ5 1981 - Navegando parece uma canoa.

    É pessoal, tá tenso mesmo, andar a 50km por hora num asfalto ondulado, já está MUITO dificil. Acima dessa velocidade é batida na certa.

    Preciso revisar a suspensão o quanto antes.

  • #7
    Usuário Avatar de Mário RED JEEP
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    02/03/2011
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    Fala meu amigo! Parabéns pela aquisição! Também tenho um jeep como o seu, só que uso a direção hidráulica do santana.
    Mesmo motor e mesmo ano. O meu tb tive essa impressão, realmente assusta. Seu carro está com amortecedor na direção?
    No meu dei um aperto nas ponteiras e troquei a bucha da coluna de direção, melhorou de 1/4 para 1/8 a folga.
    Já comprei novas ponteiras e vou trocar. Verifique os calços da carroceria, podem estar dando este balanço demais, no mais vc vai com o tempo ajustanto, é assim mesmo, uma eterna busca pela melhora.
    Tem um membro do fórum, que tem o mesmo tipo de jeep do nosso, sabe muito e mora aí em Petrópolis é o Rodolfo Ourique (HAKUNA MATATA), gente fina. Pode te indicar locais para darem uma olhada. Dá uma palavra com ele.
    Jeep 1981 OHC/2.3 cc+caixa original 4 marchas+DH+Ignição Eletrônica+Pneus 31"x10,5"+Freio à disco nas 4.
    Ford Ranger XLT 2014 Flex 2.5

  • #8
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Alexandre,
    Logo voce acostuma. Todos os que dirigiam o meu Bandeirante 64 diziam: Como voce consegue dirigir assim? E para mim era a coisa mais normal do mundo.
    Mas convém levar no mecânico. Vai que tem alguma coisa errada mesmo?
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #9
    Obrigado pelas respostas pessoal.

    Mario, valeu pela indicação mandei um e-mail para o Rodolfo Ourique pedindo uma dica de uma boa oficina aqui em Petrópolis. Meu carro CJ5 também tem direção hidraulica, só não sei de qual carro é.

    Uma outra coisa que eu gostaria de um comentário de vocês....

    Enquanto eu andava devagar meu pai percebeu a roda movendo pra frente e pra trás (longitudinal) E também de um lado para outro (transversal). Outra coisa que percebi é a cambagem que está negativa (aberta). Acredito que o lance da roda se movendo seja bucha o da cambagem não faço idéia. O que vocês acham ??

  • #10
    Me chamaram? hehehe...valeu pelo elogio Mario, mas tô aprendendo muito ainda.

    abreualexandre, não recebi seu e-mail...mas entre em contato comigo (rourique@gmail.com) que marcamos pra ver seu Jeep, pelo que vc narrou imagino o que seja, e te indicarei um excelente mecânico aqui em nossa cidade.


    Citação Postado originalmente por abreualexandre Ver Post
    Obrigado pelas respostas pessoal.

    Mario, valeu pela indicação mandei um e-mail para o Rodolfo Ourique pedindo uma dica de uma boa oficina aqui em Petrópolis. Meu carro CJ5 também tem direção hidraulica, só não sei de qual carro é.

    Uma outra coisa que eu gostaria de um comentário de vocês....

    Enquanto eu andava devagar meu pai percebeu a roda movendo pra frente e pra trás (longitudinal) E também de um lado para outro (transversal). Outra coisa que percebi é a cambagem que está negativa (aberta). Acredito que o lance da roda se movendo seja bucha o da cambagem não faço idéia. O que vocês acham ??
    2.3 OHC, XRC 8 Comp, Maxxis Bighorn's 32", Tuareg Snorkel, DIS, Breve Susp Lift 4"...

  • #11

    CJ5 1981 - Navegando parece uma canoa.

    Rodolfo, te mandei um e-mail!

    Abs

  • #12
    Usuário Avatar de victor dircksem
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    Citação Postado originalmente por abreualexandre Ver Post
    Obrigado pelas respostas pessoal.

    Mario, valeu pela indicação mandei um e-mail para o Rodolfo Ourique pedindo uma dica de uma boa oficina aqui em Petrópolis. Meu carro CJ5 também tem direção hidraulica, só não sei de qual carro é.

    Uma outra coisa que eu gostaria de um comentário de vocês....

    Enquanto eu andava devagar meu pai percebeu a roda movendo pra frente e pra trás (longitudinal) E também de um lado para outro (transversal). Outra coisa que percebi é a cambagem que está negativa (aberta). Acredito que o lance da roda se movendo seja bucha o da cambagem não faço idéia. O que vocês acham ??

    isso tem cara de ser rolamento

    com o jeep parado olhe de frente para a roda e emperre e puxe ela em direçao ao jeep
    se sentir uma folga pode cer rolamento

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