x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 68

Tópico: Urgente! Pane!!!

  • #1
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1

    Urgente! Pane!!!




    Galera,

    Salvem meu Carnaval

    Sexta-feira tava viajando para a Serra do Cipó, tudo normal, pressão do óleo, temperatura, voltagem, 100-110km/h, ar ligado numa boa, sem ruídos diferentes, paradas na estrada (desliga-liga-retoma) com toda normalidade, 440km já percorridos...

    A Colobosaura tá igual a zero, sem qualquer tipo de problema, tinindo, manutenção rigorosamente em dia, toda reguladinha, tudo no ponto, sem barulhos, sem chiados, sem sopros, pegando sempre de primeira, andando bem, consumo normal, força normal, velas novas, cabos de velas novos, filtros novos, tudo lindo, carro de inteira confiança, só uso para viajar, minha paixão, motivos de ciúmes da patroa...

    Até que...

    Ao chegar em BH numa velocidade de +/-60km/h a Colobosaura morreu juntamente com um barulho como se fosse correia partindo, mangueira de ar soltando, caminhão turbinado passando marcha rapidamente, não sei se consegui expressar bem o som, algo meio tchuuuufffff (curto, seco e também não foi alto, mas audível de vidros fechados). Sem qualquer ruído metálico.

    Pensei. F...arrebentou a corrente (ela tem corrente de distribuição e não correia).

    Para não tentar dar partida com risco de perder válvulas, comandos, etc. desmontei a tampa das válvulas e verifiquei que estava tudo inteiro, corrente, válvulas e comandos. Ufa! menos essa...

    Mas os problemas não terminaram...

    1. Ela não pegou mais, nem no tranco;
    2. Chega corrente no arranque, este faz o tac.,tac. típico mas não chega a virar o motor;
    3. Sem contar a minha briga com a Porto Seguro para conseguir rebocar o carro para o Rio (exatas 3h de discussão)...

    Resumindo, a Colobosaura voltou para casa de caminhão e eu de avião. Tô com ela na garagem com um puta medo de levar na Toyota (muita$$$$$$$$$$$), puto comigo de não saber o que provocou isto e por não tá vendo luz no fim do túnel para resolver.

    As minhas dúvidas são:

    1. Por que ela morreu?
    2. Por que ela não quer pegar de jeito nenhum?

    As minhas respostas:

    1. Motor de arranque. Mas acho que isto não tem nada a ver com morrer e se fosse ele acho também que já estaria dando sinais de fim de vida (como dificuldade para pegar) e isto não tava acontecendo. Era virar a chave e sempre de primeira, vruuummmm;
    2. Pane elétrica, mas parece que tá circulando corrente, nada apagou, nenhuma advertência no painel, luz de MIL OK (sem piscar), chega corrente no arranque (faz tac, tac). Esqueci de testar se tá passando corrente da bobina para o distribuidor...;
    3. Injeção???? Não quero nem pensar nisto, mas acho que neste caso o motor arrancaria e morreria por falta de combustível;
    4. Ponto???? Será posível sair do ponto assim, no meio de uma viagem, depois de 400km com tudo normal. Isto possivelmente explicaria o motor ter morrido e não virar mais. Mas e a porra do tchuuufffff????

    SOCORRO, SOCORRO, SOCORRO

    Tô aceitando dicas, para eu meter a mão, oficinas, pessoas, sites, despachos, orações, etc.

    Ah! A Colobosaura é uma SW4 1994 gasolina 2.4 4cil DOHC multpoint com +/- 102500km.

    P.S.: Queria deixar registrado o agradecimento ao amigo jipeiro (de Samuca), chamado Evaristo, da Gameleira Automóveis em BH, que me socorreu rebocando a Colobosaura para um lugar seguro longe da favela onde a bichinha enguiçou e me deu todas as dicas para me virar em BH.

    []s a todos e que tenham um Carnaval mais feliz que o meu
    Jimny 4All

  • #2
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Portela , não precisa levar na Toyota , leve numa mecanica de confiança . Aqui em Sampa uma boa parte das mecanicas tem convenio com guincho e busca o carro em casa na faixa ...
    Pode ser pulo de dente na corrente , deixando o motor pesado . Não vai fazer nada nas válvulas , elas tem alojamento nos pistões . Vc viu se a corrente está bem esticada ??
    O barulho é que complica ... O motor está girando ???

    Fica sussa que tem o Pagani na sua frente , faz mais de um mês que ele tá tentando fazer pegar o CJ , rsrsrs ...

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #3
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    Edu,

    Valeu pela força. Quanto a guincho até que não tô preocupado...Depois da discussão com a Porto, eles rebocaram o carro para a casa dos meus pais no Rio e me deram duas passagens de avião BH-Rio, na faixa e já se dispuseram a levar o carro para a oficina que eu indicar...

    Quero mesmo é tirar a pulga de trás da orelha e acabar com ansiedade de ver a bichinha parada...Tava tudo tão bom, este mês rodei bem +/- 2000km...Tudo perfeito...

    A corrente tá esticadinha, isto já verifiquei. Tá um lustre

    Não mexi muito pois minha viagem na sexta terminou depois de 12h, com criança, patroa, perrengue...Depois não consegui voltar no dia seguinte (metade dos mineiros tava vindo para o Rio e não tinha passagem), só cheguei hoje e fui direto para a casa dos meus pais ver a bichinha, cheguei lá meu pai tava com um problema em um olho que havia operado e nem vi o carro direito, fuidar força para o velho...A bruxa tá solta para o meu lado Por isto, acredito que aguente esperar mais uns dois finais de semana para meter a mão ou rebocar para um "estaleiro" de confiança...

    O motor tá pesado, é esta a sensação agora, exatamente esta. O arranque faz tac., tac., o motor até se mexe, mas não dá quela virada do arranque.

    Vou fazer tudo com calma, escutar muito todos por aqui, numas oficinas que darei uma sondada e na internet. Só depois mexerei

    Pois é, a porra do barulho é que me encafifou...Foi coisa muito rápida, como passagem de marcha mesmo, mas fez, o tal do tchuuuufffffff

    Pesquisando hoje aqui, dei uma acompanhada no Pagani...Vamo correr atrás

    Espero de coração e de bol$$$o que seja realmente somente ponto. Mas nunca vi isto aocntecer assim, no meio de uma viagem depoois de 400km tudo bem

    []s e obrigado
    Jimny 4All

  • #4
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    Só mais um dado...

    Quando morreu, morreu de vez, apagou, como estivesse desconectado da vida e não dado aquela "acomodada" quando se desliga normalmente na chave...Repetindo, não teve barulho metálico


    []s
    Jimny 4All

  • #5
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Portela,

    Mas o motor travou e travou as rodas? Ou continuou tudo virando no embalo, somente sem vida? Ha compressao? ~Se voce nao tiver manometro para medir compressao, faca o seguinte teste-
    Tire as velas, veja se o motor gira. Veja se sai agua por algum orificio de vela. Coloque tres velas e deixe uma fora. Gire o motor. Troque de cilindro que estah sem vela. Gire o motor, ate que tenha testado todos os cilindros independentemente. Houve alguma diferenca no funcionamento ao alternar cilindro sem vela?
    Depois retire todas as velas, e deixe apenas uma. Gire o motor. Sucessivamente com todos os cilindros. Veja se nota alguma diferenca de funcionamento ao alternar cilindoro com vela. Veja se sai agua de algum deles. Veja se ha oleo na agua, puxe a vareta, ou drene um pouco pelo bujao - sei que vai sujar -



    Abraco.

    Estou em ferias, quase sem acesso aa internet. Desculpe-me mas os teclados nao tem pontuacao nem acentuacao.
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #6
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    Poxa Luca! Obrigado pelo tempo de suas férias com o meu problema!

    O motor morreu, mas o carro continuou a rolar normalmente (no embalo), nada travou, nem rodas, nem eixos, nem transmissão.
    O motor não vira, por isto não posso medir a compressão. O arranque faz tac., tac., o motor até mexe, mas não vira. Fiz um teste de compressão (com manômetro) há uns 10000km atrás e tava tudo normal...
    Quando ela parou as minhas iniciativas foram:
    1. Puxar a vareta e ver se tava no nível e se tinha alguam diferença no óleo. Não havia diferença e tava no nível;
    2. Desmontar a tampa das válvulas para ver corrente, guia das válvulas e comandos. Tava tudo OK.

    A sensação agora é que é simplesmente problema no arranque, mas o que me intriga é o fato dela ter morrido e a porra do barulho tchuuuffff...

    Um problema no eixo do arranque travaria um motor em movimento???? Isto é uma dúvida que acho até meio besta, pois para mim arranuqe (até então) serve para dar partida, mas sei lá...

    Ah! darei uma olhada mais cuidadosa nas velas e no óleo e depois posto aqui, mas, a princípio, tá tudo normal quanto a isto.

    []s e boas férias 8)
    Jimny 4All

  • #7
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Portela,
    Realmente, partida nao tem nada a ver com funcionamento do motor. Poderia até pegar no tranco, se tivesse tudo em ordem.
    Tá difícil. DEpois que morreu e parou, o arranque nao mais virou o motor? Ou vc conseguiu dar umas partidas? A bateria tá legal? É a especificada para seu carro? Pergunto isso, pois quis usar uma batera super legal na minha Toya, mas depois de um tempo ela ficava inservível, embora a especificacao fosse até superior à pedida no manual.
    Aguardo notícias. É um enigma.
    Ah, teste mais uma coisa, depois que o arranque voltar. Teste a faísca das velas. Sabe como faz? Retire as velas, coloque no cabo respectivo, encoste no bloco (ou ligue um terra no corpo da vela) e peca para alguém dar partida. Veja se há faísca. É forte e azul? Tá jóia. Faca o teste para todos os cilindros.
    Abracos
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #8
    Usuário
    Entrada
    01/12/2004
    Idade
    54
    Posts
    35
    Agradecimentos: 0
    E aí, Portela? Já conseguiu funcionar o motor? Pode não ter nada a ver, mas dois amigos meus daqui do Japão tiveram problema semelhante(o motor apagou de-repente e nada fazia funcionar). O problema estava no distribuidor(não sei detalhar com certeza, mas parece que era uma peça que conecta o distribuidor com o motor que se desgastou e não dava mais o ponto). Desculpe-me se falei besteira. Abraços!!!!

  • #9
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    Tá difícil. DEpois que morreu e parou, o arranque nao mais virou o motor? Ou vc conseguiu dar umas partidas?
    Luca,

    Depois que morreu, parou de vez, não consegui virar mais. O arranque faz tac, tac, como se tivesse com problemas (mas até então pegava de primeira, sem sinal de fadiga).

    A bateria tá legal? É a especificada para seu carro? Pergunto isso, pois quis usar uma batera super legal na minha Toya, mas depois de um tempo ela ficava inservível, embora a especificacao fosse até superior à pedida no manual.
    Aguardo notícias. É um enigma.
    A Bateria tá com 2 anos e dentro das especificações, tava legal também até então. Aliás tudo estava perfeito. Este é o meu carro exclusivo de viagens...
    Ah! uma das minhas providências foi fazer uma "chupeta" e nada...
    Realmente para mim está um enigma. Nunca vi um carro parar assim de repente...

    Ah, teste mais uma coisa, depois que o arranque voltar. Teste a faísca das velas. Sabe como faz? Retire as velas, coloque no cabo respectivo, encoste no bloco (ou ligue um terra no corpo da vela) e peca para alguém dar partida. Veja se há faísca. É forte e azul? Tá jóia. Faca o teste para todos os cilindros.
    Tô querendo fazer isto, mas tem que virar primeiro. Contudo, já adiantando, os cabos estão novinhos, são originais Toyota (eu mesmo troquei e custaram uma fortuna). As velas estão com 10000km. O cabo que liga a bobina ao distribuidor está nessa leva.

    Eu tô achando que oproblema está por aí, ou seja, centelha. Tô muito desconfiado do distribuidor, da bobina ou simplesmente do ponto. Mas ainda é um enigma...
    Agora a terde darei uma olhada no ponto, é o que dá para fazer em casa. Se não for isto, no sábado ou na segunda rebocarei ela para uma oficina para testes elétricos mais específicos.

    Vão me ajudando...
    Por favor não me esqueçam.
    Salvem a Colobosaura!!!

    []s
    Jimny 4All

  • #10
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    E aí, Portela? Já conseguiu funcionar o motor? Pode não ter nada a ver, mas dois amigos meus daqui do Japão tiveram problema semelhante(o motor apagou de-repente e nada fazia funcionar). O problema estava no distribuidor(não sei detalhar com certeza, mas parece que era uma peça que conecta o distribuidor com o motor que se desgastou e não dava mais o ponto). Desculpe-me se falei besteira. Abraços!!!!
    Abe,

    Muito legal escrever aí do Japão, pátria mãe das Toyotinhas...
    Acho que você não falou besteira não. Muito pelo contrário.
    O ponto fraco deste motor 22R-E é justamente o distribuidor. Onde pesquiso na internet vejo que todo mundo já trocou o distribuidor e eu em 11 anos ainda não fiz isto.
    Ainda não consegui fazê-lo funcionar pois ainda não mexi. O carro tá na casa dos meus pais, pois ele chegou de viagem antes de mim e foi rebocado para lá. Agora a tarde irei a casa deles mexer justamente no ponto e de repente tirar o distribuidor dar uma olhada no eixo.
    Tô torcendo que seja o distribuidor, pois não é uma peça cara...

    []s e obrigado
    Jimny 4All

  • #11
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    Toyoteiros e outros de plantão...

    Tô começando a achar que tudo é coisa de transmissão ou transferência...
    Hoje mexi um pouco, muito pouco mesmo na Colobosaura...

    Desmontei a tampa das válvulas novamente com intuito de ver o estado e tensionamento da corrente de distribuição, bem como o alinhamento das marcas de TDC da polia da corrente e da polia do virabrequim e também o estado do motor do cabeçote pra cima.

    Resultados:

    1. Do cabeçote para cima tá tudo OK. Tudo inteiro, sem marcas;
    2. A corrente está tensionada no ponto, todas as guias e polias estão inteiras, sem marcas e quebras;
    3. O eixo do distribuidor está OK. Abe, não há desgaste;
    4. Não consegui alinhar as marcas de TDC pois o motor está totalmente travado. Quase quebrei a chave e desliguei os tendões tentando virar o motor na mão...E nada Ou seja, o motor está completamente travado
    Resumindo,

    Aparentemente a parte elétrica e de distribuição está OK, até porque nenhum sinal anterior, como marcha lenta ruim, falhas em aceleração, falhas na partida se manifestaram...
    O motor de arranque está vivo e igualmente nunca deu sinais anteriores de fadiga.

    O motor é que está completamente travado. No entanto as rodas estão soltas.

    A caixa de transferência tem uma corrente...Será que foi ela que se partiu (isto explicaria o Tchuuufff) e travou tudo

    []s ansiosos por uma solução
    Jimny 4All

  • #12
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    Ah!

    Não tem muito tempo que mandei trocar a embreagem. Será que o meca fez cagada??? e deu alguma merda na transmissão ou transferência ou no eixo de ligação com o motor???

    Barulho de embreagem explicaria o Tchuuufff...

    []s
    Jimny 4All

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade