x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 31

Tópico: Gaiola para F-75

  • #1

    Gaiola para F-75




    Alguem pode me ajudar; preciso indicação de quem faz gaiola para F-75!.
    Agradeço qualquer ajuda!.
    Alberto

  • #2
    Alberto Cuzomen,

    Vai ter que perguntar para as oficina especializadas em off road. Mas segue uns links com idéias e se quiser partir para a fabricação existe empresas que alugam curvador de tubo.

    O Bill dando uma aula : http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...ght=curvadeira nesse link tem o tel. do Wanderlei da Wandercar.

    Idéia para gaiola: http://www.fly-n-hi.com/FST/rollcages.htm

    Como começar a "brincar": http://www.pirate4x4.com/tech/bendin_tube/index.html

    Boa Sorte ! E quando tiver a gaiola posta uma foto pra gente

    []

  • #3
    Pólvora, valeu pela indicação, depois darei retorno e fotos de como ficou a instalação na F-75.
    E aproveito pra convidar todo o pessoal para algumas trilhas aqui na região de Alphaville.
    Em qap.

  • #4

    Confabulando...

    Andei pensando em montar uma gaiola realmente funcional para minha F75, só q não gostaria de perder espaço interno e nem a possibilidade de por uma capota de lona na caçamba, é possível?,

    cheguei aos seguintes desenhos, mas não sei o quanto eles seriam funcionais,

    to mandando um esboço que fiz em cima do baqueano para vcs poderem desenhar suas idéias tb...

    Já q não sou engenheiro, vou usar como prova de fogo o julgamento de vcs, e agradeço qlquer ajuda e críticas...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Gaiola para F-75-cramon0_473.gif   Gaiola para F-75-cramon_175.gif   Gaiola para F-75-cramon2_100.gif  

  • #5
    Ah.. achei essa aqui e esqueci de postar,,, é uma idéia, mas para mim achei meio exagerada
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Gaiola para F-75-gaiola_128.jpg  

  • #6

    Ooppsss...

    Esqueci de falar uma coisa, como legenda dos desenhos anteriores, a parte da gaiola em cor mais escura fica por dentro da lata original, tendo sua extremidade fixada no chassi

    por acaso isso danificaria a lata, ou o chassi, afinal ambos não teriam mais tanta sobra para trabalharem durante as torções da suspensão...

    Um desenho baseado na F75 do paranaense aí de cima...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Gaiola para F-75-cramon3_251.gif  

  • #7
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    49
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Re: Confabulando...

    Citação Postado originalmente por Ovelha
    Andei pensando em montar uma gaiola realmente funcional para minha F75, só q não gostaria de perder espaço interno e nem a possibilidade de por uma capota de lona na caçamba, é possível?,
    Ovelha, vc pretende ter uma gaiola para segurança ou para proteger a lataria?

    É só minha opinião, mas acho essas gaiolas externas feias demais! NMHO, um 4x4 tem que ser bom, mas beleza e estilo também são fundamentais... Uma gaiola interna pode ocupar bem pouco espaço, sem deixar de ser forte, se usar um tubo de diâmetro menor, tipo 1, 1/2" e uns 4 ou 5 mm de parede.

    Tenho umas idéias para pick-ups, pois estava pensando numa Toyota pick-up...

    Eu faria uma boa gaiola interna, com fixação dos bancos e cintos na própria. Por fora, só um bagageiro, que serviria como proteção do teto, com um tubo descendo até o vidro trasseiro, para proteger de eventuais cargas.
    No caso da F-75, poderia ter um tubo na frente também, que desceria até o pára-lama, podendo ou não ter continuidade até o chassi. Fiz um desenho sobre esse seu...

    Os australianos que são tarados por pick-ups, pois lá eles a usam direto, trabalho e esporte.
    http://www.offroadimages.com.au

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Gaiola para F-75-xi2005_09001_624.jpg   Gaiola para F-75-capeyork_23-8-03_1125_541.jpg   Gaiola para F-75-256_726.jpg   Gaiola para F-75-xi2005_11004_492.jpg   Gaiola para F-75-cramon0_581.gif  

  • #8
    Sem dúvida uma gaiola que realmente proteja! Nada de canos de escapamento,, falo em HREW com no mínimo 2mm de parede.

    Agora, qnto a ser interna ou externa: tb acho muito feias as externas, ainda mais qndo ficam completamanete expostas, já a que eu fiz no desenho cramon1.gif , mista de interna e externa, acho mais atraente, porém tenho duvídas qnto a funcionalidade. Me inspirei naquele projeto do sul, do A1, o jipe q até agora pra mim além de algumazs fotos é só lenda...

    Uma gaiola interna acho mais fácíl de triangular, mas acho q ocuparia muito espaço, principalmente no assoalho, pois tenho 1,87 de altura e já tenho problemas em onde apoiar meu pé ao lado da embreagem...

    Qnto a tubos de 1pol ou 1,5... isso não a deixaria muito frágil, mesmo com 5mm de parede? Eu não sei,, não manjo nada de resistência de materiais, mas por ser mais estreito acho q forneceria menos resistência, corrijam-me se eu estiver errado...

    Qnto a triangulação:
    -aquelas abas perto das quinas da gaiola, sei q ajudam, mas qnto?
    -a triangulação dentro das áreas quadradas deve ser feita em X ou em V ? E elas tem que ir ponta a ponta do quadrado ou podem ser até o meio ou algo assim?

  • #9
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    49
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Ovelha
    Sem dúvida uma gaiola que realmente proteja! Nada de canos de escapamento,, falo em HREW com no mínimo 2mm de parede.
    Então instale uma interna. Mas 2mm, é cano de escapamento sim...

    ... já a que eu fiz no desenho cramon1.gif , mista de interna e externa, acho mais atraente, porém tenho duvídas qnto a funcionalidade.
    Essa dobraria para trás, pois o maior peso, numa capotagem, é sempre sobre o arco do pára-brisa.

    Uma gaiola interna acho mais fácíl de triangular, mas acho q ocuparia muito espaço, principalmente no assoalho, pois tenho 1,87 de altura e já tenho problemas em onde apoiar meu pé ao lado da embreagem...
    Esse ponto de apoio pode ser ajustado, mais para frente ou reto para baixo, basta manter uma triangulação, para não perder resistência. E use banco concha de competição, sobra mais espaço para as pernas...

    Qnto a tubos de 1pol ou 1,5... isso não a deixaria muito frágil, mesmo com 5mm de parede? Eu não sei,, não manjo nada de resistência de materiais, mas por ser mais estreito acho q forneceria menos resistência, corrijam-me se eu estiver errado...
    Apesar ser outro material, mais leve (e bem mais caro), veja as gaiolas de carros de rally. O mair tubo deve ter no máximo 2". E isso pq não estão preocupados com espaço interno.
    O que vai dar resitência é justamente a triangulação, não o diâmetro externo do tubo. Um tudo de 1,5 ", com uma triangulação perfeita, será mais resitente que um de 3" sem triangulação. Tem um tópico do Bill sobre isso aqui no fórum, dê uma garimpada...

    Qnto a triangulação:
    -aquelas abas perto das quinas da gaiola, sei q ajudam, mas qnto?
    -a triangulação dentro das áreas quadradas deve ser feita em X ou em V ? E elas tem que ir ponta a ponta do quadrado ou podem ser até o meio ou algo assim?
    Ajudam a preservar a área de solda dos tubos, mas não precisa colocar isso em todos os cantos. É um reforço, ponha isso só em pontos críticos, onde realmente existe a possibilidade da solda ceder.
    Formando triângulos, a estrutura ficará estável. Quanto mais triângulos por área existir, mais forte fica a estrutura. Vc deve considerar possíveis pontos de impacto, como nos cantos superiores frontais. Assim como no arco sobre a sua cabeça. Nesse arco, eu prefiro ter um X, ou um V, apoiando os cantos superiores (com um ponto de apoio na base do V), do que uma estrutura em A, que só apoiaria o centro desse arco. Em "V" ou "A", vc teria 3 triângulos, ao passo que em X, vc formaria 4 triângulos.
    Tudo vai depender do grau de segurança x conforto que vc quer.

    Como dizem: não existe almoço grátis.

    []'s

  • #10
    Para se adequar a especificação UNRoC:

    4.17.2. A gaiola básica deve ser construída de material a seguir (especificação mínima):
    4.17.2.1. Tubo redondo em aço carbono (1026 DOM recomendado) de 1 ½” diâmetro externo com 0,120" de parede.
    4.17.2.2. Tubo de liga de aço carbono “Chromoly” A519 grade 4130 de 1 ½” diâmetro externo com 0,058" de parede.


    Vale mencionar que esta especificação é a mesma utilizada pelas organizações americanas de rock crawling...........

    Abraços,

  • #11
    então uma polegada e meia, com 3mm de parede é uma medida boa...

    bom,, então vou estudar bem essa interna, pontos de apoio etc...

    Agora, mesmo ficando o X nas costas em praticamente 90 graus com o chão do carro, ele ainda assim ofereceria resistencia devido aquela barra que passa ao lado do banco?

    Valeu todas as dicas,,, ja estou até me sentindo menos ignorante... hehehe

  • #12

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Trilha do Telegrafo
      Por Rodrigo Lopes no fórum Trilhas
      Respostas: 263
      Última resposta: 03/10/2018, 16:30
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. Usando duas baterias no veículo
      Por du no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 100
      Última resposta: 04/03/2015, 21:21
    4. Comprei um Engesa...
      Por caducouto no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 60
      Última resposta: 21/10/2005, 09:07
    5. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade