Dalmo,
Vamos deixar ficar pronto.. Só lhe garanto qu eé produto de primeira linha...
Assim que tiver mais novidades eu lhe falo...
[ ]´s
Versão Imprimível
Dalmo,
Vamos deixar ficar pronto.. Só lhe garanto qu eé produto de primeira linha...
Assim que tiver mais novidades eu lhe falo...
[ ]´s
é, esses estribos tem q ser de primeira,,,
a minha F já ancou dando umas sentadas numas pedras que foi de doer...
eu já ia partir pra um estribo qlquer do mercado qndo tive noticia de um amigo meu q colocou estribos keko no cj, e qndo bateu numa pedra, os estribos só serviram para dificultar , mais tarde, a manutenção da lata, pq não segurou a pancada nem em 1 cm...
Agora, como vou fzer minha gaiola, vou aproveitasr na hora de comprar canos, e comrpar uns extras pros estribos,,, mas ainda não parei pra pensar na sua fixação no chassis... isso fica pra mais tarde
Pessoal, tb desejava um estribo (parachoque), mas cheguei a conclusão que sem mexer no chassi um estribo muito rigido (e dependendo da forma como for fixado) pode salvar a lata mas prejudicar o chassi.
Cheguei a conclusão que para evitar pancadas horizontais na lateral ao passar por algum lugar apertado, o estribo funciona, mas se o veículo ficar apoiado por baixo o estribo pode danificar o chassi provocando uma torção localizada.
José Augusto, cê não morre mais, estávamos falando em v/c. Sobre o estribo, cê tem razão, se o estribo for muito forte ele vai transferir a força que estiver sofrendo para o chassis, mas tem uma coisa, será que o chassis empena mesmo? e se colocarmos, nos pontos onde o estribo estiver preso no chassis, uma travessa? Talves consigamos dar mais rigides ao chassis, fazendo com que o estribo trabalhe como uma "costela" do chassis, protegendo e reforçando. Será que dá certo? Olhando os estribos das picapes de Rock crawlin americanas a impressão que temos é que funcionam assim.
Dalmo,
O José Augusto esta certo... O chassi no Jeep (com feixes de mola), trabalha como parte da suspensão. Os pontos no chassi onde se instala os estribos ficam rígidos, fazendo com que estes pontos se tornem locais apropriados para ruptura.
Quem usa estribo tubular há muito tempo, geralmente tem problema de trincas no chassi onde o estribo é preso.
As pick-ups americanas bem como alguns jeep, onde se usa 4 Link, 3 link e outras suspensão que não são feixes de molas não tem problema, pois o chassi é fechado e não trabalha tanto como os com feixes de mola.
A rock guard que a Top kits esta desenvolvendo é preso na lata do carro, justamente para não causar problemas ao chassi.
[ ]´s
E aí Dalmo, Ribon, beleza?
Na Rural eu já reforcei algumas partes da lata, junto as bordas da carroceria corre um vergalhão de 10 mm de aço 1045 para evitar "afundamentos" nesses pequenos "encostos" em barrancos.
Eu tinha um estribo bem rigido na versão anterior, era fixo em quatro pontos e preso de maneira a "engastar" no chassi, bom percebi que o esforço transferido era muito elevado, grande demais para a seção do chassi suportar sem se deformar, que por ser uma seção "C" tem momento de inércia á torção (Jt) muito baixo, diferente do que ocorre com seções fechadas onde o Jt é bem maior e até suportam melhor este esforço com vc (Ribon) já havia dito.
Esse Rock Guard deve ser melhor solução para a finalidade preterida, no meu caso, como a Rural ficou muito alta (80 cm do chão) preciso de estribos, já fiz outros mais adequados, agora estou modelando (ainda que de maneira simplificada) o chassi da Rural e vou fixar este estribo nele, mas para evitar os problemas já mencionados, irei estudar uma maneira de não transferir este tipo de esforço diretamente ao chassi, vou fazer isso mas não aconselho ninguem a fazer o mesmo sem critério com risco de estragar o chassi.
A idéia da travessa é feliz mas muitas vezes essa travessa "não cabe", quando reforçamos alguns pontos de uma estrutura ela torna-se mais rígida, em sendo mais rígida ela se deforma menos, mas para compensar ela puxa mais carga, aumentando ainda mais o nível dos esforços nesse ponto e em pontos que não foram reforçados (a coisa tem que ser verificada por inteiro), algumas vezes a solução mais adequada não é por aí.
José Augusto, ribon, entendi. Uma alternativa seria um Rock Guard não muito forte, que entortasse um pouco sem deixar que estragasse a lata e sem forçar o chassis, mas como poderia ser fixado, nos suportes da carrocaria?