x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 4 de 4
  • #1
    Usuário
    Entrada
    05/07/2008
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0

    Cool Resfriamento artesanal




    Olá amigos Jipeiros

    Tenho uma Ford Rural Willys com um motor GM 4.1 feito recentemente, o mesmo está amaciando, sei que motores em fase de amaciamento esquentam mais que o normal, por causa de um maior atrito entre as peças. Já procurei várias maneiras eficientes para refrigerar melhor o motor do meu carro, já coloquei uma ventoinha eletrica auxiliar na frente do radiador, a mesma funciona bem, mas quero o refrigeramento melhor, pensando nisso tive uma ideia e vou postar aqui para voceis darem as suas sugestões.

    Meu carro funciona a GÁS (muito comuns em cidades do interior, e foi adaptado corretamente, está assim a mais de 5 anos). Vendo isso tive uma ideia que pode resfriar melhor o radiador do meu carro.
    Como já tenho uma ventoinha elétrica adaptada, pensei em comprar umas mangueiras de cobre (a quantidade ainda não foi estipulada), em seguida enrolar essa mangueira em forma de espiral até que atinja toda a frente do radiador.
    Depois pegar uma parte dessa mangueira e ligar na saída do gás, e a outra parte eu deveria por no aparelho chamado RODOGAS, ou seja o gás vai passar pela mangueira de cobre. O gás é um liquido gelado, sendo assim o gás ao passar pelo cano de cobre (entre a ventoinha elétrica e a parte da frente do radiador), com a ventoinha elétrica ligada, seria enviado um ar gelado para as colmeías do radiador, fazendo assim um resfriamento mais eficiente. Esse método seria ótimo para evitar o superaquecimento do motor em uma sequência de subidas mais íngremes, coisas que aqui em minha cidade há muitas. Lembrando que esse sistema não pode ficar ligado por muito tempo, pois se a temperatura da água ficar baixa demais, pode ocasionar um problema maior para o motor, mas seria uma maneira de fazer com que a temperatura da água baixe mais rapidamente.

    Será que a ideia funcionaria bem? ou poderá ocorrer algo de errado?
    Podem dar ai as suas sugestões, estou aberto a críticas, quem sabe assim surja um bom sistema de refrigeramento de motores .

  • #2
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Idade
    41
    Posts
    454
    Agradecimentos: 0
    olha amigo se vc esta com problemas de refrigeração poe um radiador maior essa sua ideia seria ineficiente pois todo motor tem valvula temostática e no seu caso ela pode estar emperrada quase fechada troque por uma de motores a gasolina de preferencia de uma marca conhecida

  • #3
    Usuário
    Entrada
    05/07/2008
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Olá cangu

    Meu motor não possui válvúla termotástica, desde que comprei, muitos me disseram que não vale a pena por a válvula, aqui onde moro por causa da altitude de 1.100 metros, e as vezes vou a mais de 1600 metros, moro em uma região muito montanhosa, é comum a água ferver antes de chegar aos 100C° em média aos 87 a 90 graus, dái a sensação de o motor estar muito quente, e com o motor amaciando é pior ainda.
    A instalação da ventoinha elétrica ( não retirei a ventoinha original), resolveu o problema.
    Mas em breve irei instalar um radiador maior, e acho que pode baixar bem a temperatura.

  • #4
    Usuário Avatar de Fontoura
    Entrada
    25/06/2007
    Local
    Viamão/RS
    Idade
    59
    Posts
    233
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por edtrilha Ver Post
    Olá cangu

    Meu motor não possui válvúla termotástica, desde que comprei, muitos me disseram que não vale a pena por a válvula, aqui onde moro por causa da altitude de 1.100 metros, e as vezes vou a mais de 1600 metros, moro em uma região muito montanhosa, é comum a água ferver antes de chegar aos 100C° em média aos 87 a 90 graus, dái a sensação de o motor estar muito quente, e com o motor amaciando é pior ainda.
    A instalação da ventoinha elétrica ( não retirei a ventoinha original), resolveu o problema.
    Mas em breve irei instalar um radiador maior, e acho que pode baixar bem a temperatura.

    Coloca uma válvula boa que vai ajudar batante, pois ela evitando que a água circule direto, vai dar mais tempo para a que está no radiador resfriar.
    Sem válvula o motor demora mais para aquecer, e demora muuito mais para resfriar. principalmente depois que TODA a água do sistema estiver quente.
    Outra coisa que ajuda bastante é um tanque de expansão bem colocado e uma tampa de radiador boa.
    E lembre-se que tanto o GM 6 cil. como o 6 cil. da Cherokee sport, "adoram" trabalhar quentes sem muitos problemas!
    Abraço!
    nogueiras4x4@bol.com.br JUNTE SUA TURMA E AGENDE SEU PASSEIO OFF-ROAD! Alto Estilo!!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade