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  • #1

    Arrefecimento BF161- conservação




    Amigos, gostaria de reunir aqui dicas para o sistema de arrefecimento do BF, estou fazendo o que posso de manutenção na minha filha em casa pois o motor fundiu (o meu bolso, haihaihaiah - to pelado, vou fazer o que der na garagem mesmo).

    No arrefecimento, li que muitos discordam da valvula termostatica, porem, vejo que meu motor (no momento sem ela) está tendo problemas para chegar a temperatura correta, portanto encomendei uma de opala.

    LIMPEZA DO RADIADOR

    Qual o melhor procedimento? Usei agua pura, de cacimba, tirei a manga de baixo e deixei correr até ficar cristalina, dai fechei tudo, mas como não limpou o bloco, ficou suja de novo. Dá pra enfiar a mangueira da torneira direto na bomba dagua e virar o motor pra deixar limpando? Nao explode nada (hauahuhauahuah)??

    Me disseram que depois de limpo, poderia colocar um produto chamado sela bloco no radiador com a agua quente, que ele vai em direção aos furos (se houverem, nao achei nenhum ainda) e quando esfriar ele assenta, isso é verdade?

    Quaisquer idéias sobre arrefecimento serão muito bem vindas aqui no tópico, não só pra mim, como para todos os demais.

    Obrigado.

  • #2
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    Wink

    Citação Postado originalmente por jkdaniels Ver Post
    Amigos, gostaria de reunir aqui dicas para o sistema de arrefecimento do BF, estou fazendo o que posso de manutenção na minha filha em casa pois o motor fundiu (o meu bolso, haihaihaiah - to pelado, vou fazer o que der na garagem mesmo).

    No arrefecimento, li que muitos discordam da valvula termostatica, porem, vejo que meu motor (no momento sem ela) está tendo problemas para chegar a temperatura correta, portanto encomendei uma de opala.

    LIMPEZA DO RADIADOR

    Qual o melhor procedimento? Usei agua pura, de cacimba, tirei a manga de baixo e deixei correr até ficar cristalina, dai fechei tudo, mas como não limpou o bloco, ficou suja de novo. Dá pra enfiar a mangueira da torneira direto na bomba dagua e virar o motor pra deixar limpando? Nao explode nada (hauahuhauahuah)??

    Me disseram que depois de limpo, poderia colocar um produto chamado sela bloco no radiador com a agua quente, que ele vai em direção aos furos (se houverem, nao achei nenhum ainda) e quando esfriar ele assenta, isso é verdade?

    Quaisquer idéias sobre arrefecimento serão muito bem vindas aqui no tópico, não só pra mim, como para todos os demais.

    Obrigado.
    Ola amigo
    Para recircular a agua no motor para limpeza, eu desconectei a mangueira superior (que sai da bomba dágua para o radiador), retirei a tampa do radiador, enfiei a mangueira dagua ligada no radiador, liguei o motor e deixei ele funcionando ate sair agua limpa. Assim a agua faz todo o percurso pelo motor e sai por cima pela bomba dagua.
    Depois de um tempo a agua voltou a ficar suja, entao agora eu vou fazer a mesma coisa de novo depois vou limpar o sistema com oleo soluvel (fazer umas 2 a 3 trocas) para limpar melhor. Tem gente que usa etilenoglicol para fazer essa limpeza, ainda estou estudando melhor isso...gostaria tambem de alguma dica dos amigos aqui a respeito.
    abracao

  • #3
    Sobre a válvula termostática vou dar a minha opinião, trabalho com gerador industrial e todos os mecanicos e quem mexe com radiador me alertou a trocar de mecanico quando este te aconselhar a tirar a valvula termostatica.
    Nunca tirei e nunca vou tirar, quer dizer tive de tirar uma vez quando ele travou fechada, este é o grande porém da valvula.
    Para a sujeira o óleo solúvel é uma solução, mas a constante troca de agua, uma vez por mes ou a cada 1000 km, vc vai perceber que a agua vai limpando.
    A instalação de uma ventuinha com um cebolão do opala instalado na mangueira ajuda demais naqueles trechos que vc está com aceleração e não anda nada, típico de carro reduzido em subida ou em um atoleiro.
    è isto aí o resto é não desanimar, é a febre da ferrugem que não passa...
    Marcelo Caio

  • #4
    Pois é, foi o que eu ouvi falar... Mas p/limpar mesmo só drenando todo o sistema e usando aditivo, pois caso contrário não sai as borras acumuladas no bloco. Particularmente usei 2x e nunca deu problema, apesar que com a agua de hoje (Que contem muito cloro) em breve a ferrugem volta de novo.

    Meu conselho é usar o sistema selado, daí acabam esses problemas de ferrugem, aquecimento e etc., foi o que eu fiz na Haragana enquanto não troquei de radiador. Precisando de alguma coisa Dani, prende o grito, abraço!!!
    4X4 Brasil

  • #5
    Citação Postado originalmente por jkdaniels Ver Post
    Amigos, gostaria de reunir aqui dicas para o sistema de arrefecimento do BF, estou fazendo o que posso de manutenção na minha filha em casa pois o motor fundiu (o meu bolso, haihaihaiah - to pelado, vou fazer o que der na garagem mesmo).

    No arrefecimento, li que muitos discordam da valvula termostatica, porem, vejo que meu motor (no momento sem ela) está tendo problemas para chegar a temperatura correta, portanto encomendei uma de opala.

    LIMPEZA DO RADIADOR

    Qual o melhor procedimento? Usei agua pura, de cacimba, tirei a manga de baixo e deixei correr até ficar cristalina, dai fechei tudo, mas como não limpou o bloco, ficou suja de novo. Dá pra enfiar a mangueira da torneira direto na bomba dagua e virar o motor pra deixar limpando? Nao explode nada (hauahuhauahuah)??

    Me disseram que depois de limpo, poderia colocar um produto chamado sela bloco no radiador com a agua quente, que ele vai em direção aos furos (se houverem, nao achei nenhum ainda) e quando esfriar ele assenta, isso é verdade?

    Quaisquer idéias sobre arrefecimento serão muito bem vindas aqui no tópico, não só pra mim, como para todos os demais.

    Obrigado.
    Amigo

    meu BF teimava em aquecer quando extremamente exigido, ja havia mandado limpar o radiador varias vezes em casa de raiadores, trocava a agua regularmente e nada. Me disseram que somente se pode usar óleo soluvel nestes radiadores antigos. Produtos tipo radcool ou similares estragam estes radiadores antigos e somente podem ser usados em radiadore modernos de aluminio.
    No final das contas troquei a ventoinha original de 4 pas por uma de 6 pas que comprei nomercado livre paguei R$ 100,00, foi plug and play no motor BF. O carro ficou outro, nunca mais aqueceu, a temperatura fica até abaixo do meio do marcador, estou até pensando em colocar uma valvula termnostatica, coisa impensável antes

    abraços

    eduardo

  • #6
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    Lightbulb Solda bloco

    Aqui em Jundiaí encontrei um líquido com nome de SOLDA BLOCO. Utilizei na minha Dakota, e foi muito bom. Na proporção adequada, é capaz de preencher até trincas no cabeçote.

  • #7
    Cara, tu nao eh o primeiro que me fala isso, o Flavio loko, o meu meca ja tinha me dado um toque desse produto.

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