x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1

    F75 - 4x2 Motor Opala 4cc- Qual câmbio?




    Bom dia !!venho pedir aos amigos uma opinião , comecei algumas reformas na minha F75 , ela é ano 1973 4X2 e está com motor de opala 4 cilindros.Estou querendo trocar o câmbio dela , pois o original já está escapando algumas marchas e creio que reformar ele seria financeiramente inviável.Logo peço aos amigos uma opinião de que caixa eu poderia colocar na pick up(Lembrando que não a uso em trilhas).Queria algo acessível sem muita gambiarra, se os amigos souberem de algo e puderem me ajudar ficarei mto grato!

    ps.: Sou de Porto Alegre/RS , se alguém souber um ferro velho ou tiver uma caixa a negócio , me avise , meu e-mail é julianotonin@hotmail.com

    Abraços!

  • #2
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    Julianot.. Como ela é 4x2, e está com o cambio original só escapando marchas, acho que sai mais em conta fazer uma revisão na mesma. Coisa que um bom mecanico faz e não fica muito caro..Com certeza vai ter que trocar as arruelas do sincronizado e fazer uma retifica nas engrenagens (FREZAR), Trocar os rolamentos e retentores.

    Sua alavanca de cambio está na coluna de direção ou já está no assoalho ?
    Qual o uso de sua F 75 (pickup) ? carregar peso ou usar no dia a dia ?
    Como é 4x2 é revisar o cambio e bola pra frente.....
    Um FELIZ ANO NOVO........ 2011, Cheio de alegrias, prosperidade e felicidades.

  • #3
    Usuário Avatar de Marco-Maga
    Entrada
    01/07/2008
    Local
    Santo Antonio do Pinhal/SP
    Posts
    9,443
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Julianot.. Como ela é 4x2, e está com o cambio original só escapando marchas, acho que sai mais em conta fazer uma revisão na mesma. Coisa que um bom mecanico faz e não fica muito caro..Com certeza vai ter que trocar as arruelas do sincronizado e fazer uma retifica nas engrenagens (FREZAR), Trocar os rolamentos e retentores.

    Sua alavanca de cambio está na coluna de direção ou já está no assoalho ?
    Qual o uso de sua F 75 (pickup) ? carregar peso ou usar no dia a dia ?
    Como é 4x2 é revisar o cambio e bola pra frente.....
    Um FELIZ ANO NOVO........ 2011, Cheio de alegrias, prosperidade e felicidades.

    Juliano,

    Concordo com o antonio. é só trocar todos os aneis sincronizados.

    Ou trocar só das marchas que estão escapando..

    Veja este anuncio só para vc ter ideia de preço.

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...eprural-4m-_JM

    Boa sorte!!!
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

  • #4
    Amigos , aproveitando as sugestões esqueci de mencionar também que um "problema" que venho enfrentando com a caixa atual também é o giro muito alto , ou seja , na 4º marcha o opala 4cc esta berrando feito doido , parece que pede uma 5º , não sei se trocar a caixa ou talvez a relação do diferencial seria a melhor solução...oque me dizem?Ahh mais 2 coisas , estou sem o marcador de temperatura e conta giros(que não há originalmente) oque os amigos me recomendam , usar o marcador original?Me mandem links dos que vocês me recomendarem se possível!Obrigado amigos , fico muito grato por me ajudarem!Abraços!

  • #5
    Usuário Avatar de Marco-Maga
    Entrada
    01/07/2008
    Local
    Santo Antonio do Pinhal/SP
    Posts
    9,443
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por julianot Ver Post
    Amigos , aproveitando as sugestões esqueci de mencionar também que um "problema" que venho enfrentando com a caixa atual também é o giro muito alto , ou seja , na 4º marcha o opala 4cc esta berrando feito doido , parece que pede uma 5º , não sei se trocar a caixa ou talvez a relação do diferencial seria a melhor solução...oque me dizem?Ahh mais 2 coisas , estou sem o marcador de temperatura e conta giros(que não há originalmente) oque os amigos me recomendam , usar o marcador original?Me mandem links dos que vocês me recomendarem se possível!Obrigado amigos , fico muito grato por me ajudarem!Abraços!

    Juliano,

    Vc sabe qual relação está nela?

    Eu uso os marcadores originais..
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -f-75-009.jpg  
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

  • #6
    Oi marco!

    A relação dela é a original da F75 , não foi alterada.Mas o marcador de temperatura da rural é diferente(me refiro a cebolinha), como farei pra instalar no motor do opala?Abraços

  • #7
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    A cebola da temperatura do Opala estou usando na nossa rural com um suplemento. (de rosca), Da uma olhada em uma resistencia colocada no painel da Rural. Esta resistencia é para adequar a voltagem dos relogios do painel...Se não esta ligado o fio da cebola ligue que se estiver tudo certo funcionará. Quanto ao cambio se o problema é o giro alto do motor em velocidade o diferencial de varias relações que existe, desde. 8x43, (5,38) 9x44 (4,88) e 9x53 (5,88) quanto maior for o numero da divisão dos dentes da coroa com o do pinhão, o motor precisa de maior rotação em alta velocidade. e sendo menor muitas vezes a saida se torna dificel, (patina embreagem ao sair), precisa de maior força do motor (mais HP). Se vc vai deixar em 4x2, tenta achar um cambio do chevette ou opala de 5 marchas, já que seu motor é opala é facil a adaptação outro cambio que não tenha a marcha final em over drive (menor que 1x1 a quinta marcha do chevete tem coisa de 0,84x1, (cambio do chevette 1.6)
    Tem muita informação aqui no forum sobre Cambio do chevette. dá uma olhada. OK espero ter te ajudado.

  • #8
    Usuário Avatar de Marco-Maga
    Entrada
    01/07/2008
    Local
    Santo Antonio do Pinhal/SP
    Posts
    9,443
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por julianot Ver Post
    Oi marco!

    A relação dela é a original da F75 , não foi alterada.Mas o marcador de temperatura da rural é diferente(me refiro a cebolinha), como farei pra instalar no motor do opala?Abraços

    juliano,

    Como disse o antonio, tem muitas medidas de relação..

    Vc precisaria abrir seu diferencial para saber o numero dos dentes e assim saber que relação vc tem nela.
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

  • #9
    Usuário Avatar de Fontoura
    Entrada
    25/06/2007
    Local
    Viamão/RS
    Idade
    59
    Posts
    233
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Marco-Maga Ver Post
    juliano,

    Como disse o antonio, tem muitas medidas de relação..

    Vc precisaria abrir seu diferencial para saber o numero dos dentes e assim saber que relação vc tem nela.


    Deve ser 53x9. Revisa a caixa e coloca uma 44x9 e... corre para o abraço.
    Quanto a ferro velho, tem o do Nico alí no fim da Bento, quase na entrada da lomba do Pinheiro. Ele é jipeiro e entende muito disso!
    Abraço!
    nogueiras4x4@bol.com.br JUNTE SUA TURMA E AGENDE SEU PASSEIO OFF-ROAD! Alto Estilo!!!

  • #10
    Uhmm..poisé , mas voltando ao câmbio , qual voces me recomendam?O 5 marchas do opala moderno?Ou de chevette?Lembandro que não uso pra trilhas e estou com o motor 4 cilindros de opala ANTIGO

  • #11
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    Julianot. qualquer cambio sendo 5 marchas, tanto do chevete como do opala vai bem.
    Se for pra tirar o 4 marchas original, já que seu motor é opala, e tu tá com sobra de motor coloca o do chevette é mais barato e facil de achar. O do opala é mais dificil..

    Quanto a cebola da temperatura, esqueci de dizer o nosso motor é o BF 161 6 cilindros. mas está com a cebola do opala e o mostrador original da rural com a devida resistencia.. ok.

  • #12

    Cambio

    Ola amigo na minha opinião eu colocaria o cambio do chevett com a capa seca do opala moderno que encaixa perfeitamente.
    Aqui em minha cidade existe uma mecânica de jipes q só e colocado cambio de chevett com capa seca do opala, pois entorta o cardam, quebra a cruzeta mas o cambio continua impecavel.
    Eu tenho uma gran cherokee limited com motor do kia bongo 3.6 com cambio de chevett e capa seca do opala por causa do tamanho do volante.
    Eu paguei 200 reais no cambio.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade