x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1

    Luz do óleo acende na lenta - BF161




    Dae galera

    Rural é assim: arruma uma coisa, aparece outra...

    Quando deixo na marcha lenta, tipo no sinal vermelho, a luz do óleo acende (carro rodando ela fica apagada), seria problema na bomba do óleo? O motor foi feito agora, troca de aneis, bronzinas estavam ok, brunimento das camisas, limpeza do carter, juntas novas, filtro de óleo novo, bomba dagua nova, bomba gas. ok.

    Notem que isso sempre aconteceu, desde que comprei ha 6 meses. Porém, agora que está tudo direitinho isso começou a me preocupar, é problema ou é normal no bf?

    Abraço

  • #2
    Usuário Avatar de mpozzer78
    Entrada
    05/07/2007
    Local
    Balsas/MA
    Idade
    50
    Posts
    190
    Agradecimentos: 0
    Provavelmente seja a cebolinha de óleo amigo , começe por aí , caso o problema persista , consulte um mecânico !!
    Marcos Pozzer !!

  • #3
    Usuário Avatar de Marco-Maga
    Entrada
    01/07/2008
    Local
    Santo Antonio do Pinhal/SP
    Posts
    9,443
    Agradecimentos: 2
    Poder ser a marcha lenta que esta baixa, ai o motor fica pra morrer e ascende a luz.
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

  • #4
    Dani, pode ser problema eletrico. De repente até a luz do alternador que pode estar ligada no lugar errado ou com algum problema, pois pelo que pude escutar a tua lenta tá boa e o motor redondinho...

  • #5
    Usuário
    Entrada
    16/11/2007
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    98
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    Eu entendo que isso é normal...o motor em baixa rotação diminui a pressão do oleo e acende a luz e quando aumenta a rotacao a pressao aumenta e a luz apaga. Não vejo problema algum nisso. O minha F75 tem motor BF161 e trabalha assim tambem.
    O problema seria se ao aumentar a rotaçao a luz permanecesse acesa...

  • #6
    O meu BF161 que estava na 75 tb trabalhava assim, nunca me preocupei, pois em alta apagava.

    Troca a cebolinha, quem sabe o problema é elétrico!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    55
    Posts
    1,338
    Agradecimento: 1

    luz de óleo.

    Isso não é normal em motor nenhum.
    Segundo o manual do motor BF, a pressão de óleo em marcha lenta (600 rpm) deve ser de 6lbs/pol2. A 2000 rpm de ser de 20lbs/pol2 e em rotação máxima a pressão deve ficar entre 30 e 40 lbs/pol2.
    Para medir a pressão do sistema existe um bujão à direita da bomba no bloco do motor onde deve ser conectado um manômetro.
    Primeiramente troque a cebolinha de óleo por outra nova e se não resolver vá ao mecânico e peça pra ele examinar a válvula de alívio da bomba de óleo e a própria bomba e faça um teste adicionando mais calços na mola da válvula para aumentar a sua pressão de descarga. Na dúvida, troque a bomba por uma nova.
    Vc disse que as bronzinas foram trocadas mas não mencionou se o virabrequim foi retificado. Se não foi retificado, vai ter que abrir o motor novamente e fazer esse serviço pois a fuga de óleo pode estar aí.
    Luz de óleo acendendo em baixa denuncia problema e geralmente acende depois que o motor aquece e o óleo diminue a sua viscosidade.Como as viaturas rodam relativamente pouco não trazendo consequencias a curto prazo acha-se que isso é normal mas não é.

    abraço.
    4X4 Brasil

  • #8
    Entao,

    Esse lance da luz pode ser a cebolinha mesmo, pois eh velha pra cambau e eu nao encontrei a original, poderia usar alguma outra?

    Esse lance da luz acontece quando o motor já está na temperatura de trabalho, ou seja, o óleo já está mais fluido, mas sempre lembrando que acontece apenas na lenta, dou uma acelerada e a luz apaga.

    Obrigado pelas dicas, vou dar uma olhada nisso.

  • #9
    Usuário Avatar de Marco-Maga
    Entrada
    01/07/2008
    Local
    Santo Antonio do Pinhal/SP
    Posts
    9,443
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por jkdaniels Ver Post
    Entao,

    Esse lance da luz pode ser a cebolinha mesmo, pois eh velha pra cambau e eu nao encontrei a original, poderia usar alguma outra?

    Esse lance da luz acontece quando o motor já está na temperatura de trabalho, ou seja, o óleo já está mais fluido, mas sempre lembrando que acontece apenas na lenta, dou uma acelerada e a luz apaga.

    Obrigado pelas dicas, vou dar uma olhada nisso.

    Vc encontra a cebolinha nova na Jipebras, pode comprar que os caras são honestos..

    www.jipebras.com.br
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

  • #10

    Talking

    Amigos,

    Nesse find fiz uma puxada de 180km ida mais a volta com a filhinha carregadassa, o que notei:

    Quando o motor baixa a rotação a luz do oleo acendia sempre, tipo em grandes subidas, daí eu baixava a marcha e andava mais devagar a luz apagava (porem a p&*ra da temperatura ia lá em cima) Resultado: Subia uma serra e tinha de parar um pouco pra esfriar.

    Conclusão:

    Acho que a bomba do óleo deve estar indo pro saco, outra coisa que notei foi que com o óleo mais aguado ele vazava muito pela junta do carter (o "excelente" meca que montou o motor usou a junta velha, o que deve ser a causa do vazamento).

    No mais, tudo alegria, a filhinha se portou muito bem, o único susto foi uma pedra numa trilha que nao sei como resvalou para o motor e bateu na helice e entortou, fez uma barulheira danada ao bater na base do radiador mas por sorte nao furou, bastou desempenar com o alicate e seguir viagem.

    A todos que moram no sul, recomendo conhecer Caçapava do Sul e suas pedras maravilhosas, muita aventura, natureza e trilha espera vcs.

    P.S. Judiei da ruralzita de propósito: só viajei com sol a pino pra ver se aquecia mas ela foi bem, to com 40% de liquido de arrefecimento e água pura da chuva no resto, mais valvula termostatica nova e deu tudo certo. Na volta foi só descida da serra e só parei pra reabastecer.

    Abração a todos.

  • #11
    Bôa Dani!!! Que bom que foi tudo tranquilo na viagem...

    Quanto a luz, pela tua descrição com certeza é a bomba mesmo... Agora essa do "mecanico" aquele eu te avisei, tem que estar em cima e sair trocando tudo que ele diz que "tá bom"... Rsrsrs. Mas não esquenta, essa junta tu mesmo troca tirando o carter, o problema é a sujeira só...

    Tô no aguardo das fotos por email!!! Já aticei a patroa e ela já me intimou quando vamos, agora Caçapava tá nos planos de 2011!!! Grande abraço.

  • #12
    Usuário Avatar de Elison
    Entrada
    05/07/2009
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    51
    Posts
    644
    Agradecimentos: 0
    Luz do oleo acendendo indica falta de pressao, nos BFs pode ter 3 causas:
    1ª- desgaste na bomba de oleo;
    2ª- desgaste no virabrrequim;
    3ª- desgaste nas buchas do comando de valvulas.

    Em hipotese alguma a luz pode acender com o motor em funcionamento, nem se ele estiver a 500 RPM, se o motor nao esta "rajando", eu acredito que o problema esteja relacionado a desgaste no comando.
    Ex CJ-5, ex CJ -3A, ex CJ-2A, ex Band 608, ex Band 709, ex Band 14-B, ex Hilux, ex T4 2.8
    T4 3.0 - ComeUp 12k BF 35.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade