x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
  • #1
    Usuário
    Entrada
    18/02/2004
    Local
    Sao Paulo/
    Posts
    672
    Agradecimento: 1

    Projeto F-75 - O Início de um sonho - Sugestões!




    Olá amigos.

    Estou querendo "ressuscitar" uma F-75, comprando o chassis com documentação e a partir daí montar meu antigo sonho sobre rodas, e enfim dar uma parceira para o meu CJ5, e enfim liberá-lo para apenas trilhas...
    O objetivo da F-75 será cidade (dia-a-dia), portanto, já decidi que deverá ser uma 4x2 e o motor (aceito sugestões) deverá ser o Perkins Diesel (a economia/manutenção será fator decisivo na escolha). Penso também em um câmbio 5 marchas (Clark é um sonho, mas a $ complica... ) para eventuais viagens longas.
    Assim como o jeep, encontro lataria de F-75 em fibra? Qual o valor em média? Queria também dar uma encurtada nela, e vejo que alguns fazem isso em 30 até 60 cm, e no meu caso seria mais pela estética mesmo, quanto me recomendariam? É muita dor de cabeça?
    Como desejo começar o projeto do zero mesmo, então seria mais simples de fazer minhas babaquices do que se fosse uma F-75 pronta e apenas necessitando de reforma, correto?
    De suspensão, creio q a original já me bastaria... mas como os demais ítens, aceito sugestões!
    Gostaria de saber sobre os vossos projetos incluindo qualquer coisa sobre esta beleza de veículo e espero estar me juntando muito em breve aos "F-75zeiros"

    Grande abraço!

    Caio

  • #2
    Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,120
    Agradecimentos: 0
    Caio,

    Viu esta que está a venda aqui no Fórum ?

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7896

    Uma 4x2 muito bonita.

    Abraços Du.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    18/02/2004
    Local
    Sao Paulo/
    Posts
    672
    Agradecimento: 1
    Grande Du...

    Pois é, até estou negociando com ele, mas o meu plano é uma à diesel e 5 marchas, e no valor q ele pede (não que não vale) fica inviável pegar do jeito q está e depois transformar do jeito que eu quero, saca?

    Mas valeu a força...

    ... e no aguardo de uma luz de alguém daqui ainda sobre as minhas questões iniciais...

    []s

  • #4
    Usuário
    Entrada
    13/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro./RJ
    Idade
    60
    Posts
    239
    Agradecimentos: 0
    Olá, Mega. Você encontrará peças de carroceria na Agromotor (em fibra), e a caçamba na "aspickupsantigas.com.br". Tenho um 4203 da Perkins intalado na minha e é maravilhoso esquecer do custo de reabastecimento. Melhor que gás natural (antes era a gás). Tenha alguns cuidados na adaptação p/ que ela não vibre muito. de resto é só alegria.
    Boa sorte!

  • #5
    Usuário
    Entrada
    24/04/2004
    Idade
    41
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0
    Olah Megadeth, se estah procurando uma Corroceria sei onde tem uma em lata em muito bom estado para venda.

    Att. Maikel

  • #6
    Usuário
    Entrada
    18/02/2004
    Local
    Sao Paulo/
    Posts
    672
    Agradecimento: 1
    Fala aê Cowboy...

    Po, melhor q o gás? Caramba... além da manutenção ser quase zero né?
    Conte-me um pouco mais da história deste motor que vc colocou no seu brinquedo! Se tiver fotos então... demorô!!

    Então Maikel... pode até ser mas estou em Osasco/SP e fica complicado trazer né? Ainda nem comprei o chassis... mas não deixa de ser uma opção! Aguardemos...

    Valeu a força pessoal!

    []s

  • #7
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 0
    Pelo que eu sei, o Perkins vibra muito. A Potranca tem um Maxion 2.5 com câmbio 5 marchas da Sprinter. Troquei tb a relação para uma longa. Ficou blz!!! Motor a diesel é outra coisa! Depois tu não quer saber mais de motor ciclo Otto (gasolina, álcool, etc.)..

    []s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #8
    Usuário
    Entrada
    18/02/2004
    Local
    Sao Paulo/
    Posts
    672
    Agradecimento: 1
    Grande Cícero!

    É mesmo? Pois é uma possibilidade sim! E vou te confessar uma coisa: a Potranca e a Azulinha do Loras são os modelos que eu espelho pra montar o meu brinquedo!
    Um motor Maxion como o seu sai por qtas lt$? Na verdade, o powertrain que vc tem na Potranca é muito caro?

    []s

  • #9
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 0
    Bem, eu comprei ele por 5 mil e mais o câmbio por 2 mil. Documentado, tudo certinho. Pelo que sei, foi uma barbada imperdível. Comprei de particular. Outros motores semelhantes que vi em desmanches não saiam por menos de 8 mil. Claro, tem que ver o estado geral do motor. A documentação, que é fundamental, se tem ou não os acessórios e tudo o mais. Se tu rodas bastante, vale a pena, pois estou com um consumo de algo como 14 km/l de diesel, rodando a 100 - 120 km/h. Antes rodava na melhor das hipóteses com 5 km/l de gasolina, rodando no máximo a 80 km/h. Não tem comparação!
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #10
    Usuário
    Entrada
    13/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro./RJ
    Idade
    60
    Posts
    239
    Agradecimentos: 0
    Fala, Mega. O motor que uso realmente vibra muito, o Cícero tem toda razão, mas tem suas vantagens. Como você não vai usar o carro p/ off pesado, não irá sentir a deficiência desse motor, que é principálmente a sua potência reduzida se comparada ao seu peso, e seu giro extremamente baixo. Contudo, irá se deliciar com um motor que consome realmente muuuuito pouco, e que não dá manutenção. Não possui correias, o desgaste é muito pequeno pelo seu regime de giro baixo, mancais, casquilhos, pistões, bielas, tudo SUPER dimencionados!
    O motor é realmente pesado e requer alguns cuidados p/ ser instalado, sobretudo p/ que não danifique chassi e carroceria, com sua vibração.
    Esse motor equipou algumas F-75 e Jeeps, na década de 60, pela Willys.
    P/ diminuir a vibração, coloquei os calços de motor da D-10 (as primeiras também usavam esse propulsor) e tambem tive de mudar todos os calços da transmissão e carroceria. Na carroceria usei os calços do motor do Opala (ficaram ótimos - 7,00$ cada) e na caixa retirei a sola de pneu que havia lá e coloquei um par de coxins semelhantes aos do opala, mas de menor tamanho. O carro está macio...
    Não podemos esperar grande desempenho desse propulsor, mas o que eu procurava era força, economia e principalmente confiabilidade. Isso eu consegui!
    Porque não o Q-20-B? Preço! Não estava disposto a pagar 4000$ quando consegui o meu por 1800$. Tive alguns gastos extras, p/ deixar o motor como eu queria. Troquei a bomba por uma de maior curso e economia (a minha era agrícola), mandei revisar todo o motor, etc... mas isso eu tambem faria com qualquer outro motor escolhido, logo não computo isso na diferença de preço. O 4-203 é usado ainda em algumas máquinas agrícolas, empilhadeiras, tratores, etc. com poucas mudanças. É muito mais fácil comprar um motor desses em bom estado e por baixíssimo preço, do que qualquer outro motor a Díesel, sem contar que ele NÃO quebra! Não deve ser turbinado, pois seu projeto não previu tais regimes de operação, diminuindo dramaticamente sua vida útil. P/ pensar em turbina, melhor comprar um Q20-B, ou outro mais moderno.
    É um motor p/ uso pacato, como se fosse um caminhão. Respeite as poucas limitações desse propulsor e ele lhe dará muitas alegrias. Caso você goste de esticar as marchas, parta p/ outro.
    Infelizmente não tenho máquina digital, mas vou tentar tirar umas fotos tentar escaneá-las com algum amigo. Temo demorar.
    Tenha em mente que o torque vai aumentar e a velocidade final vai cair muito. Tive de colocar a relação do Maverick V-8, nos dois eixos.
    Reforcei o chassis, também. Talvêz a minha adaptação seja a mais póbre de todo o forum, não se compara ao que Cícero (Graaande Cícero), Bill, Wallace & cia fazem em seus veículos, mas o meu objetivo foi alcançado a um custo agradável.
    O meu conselho é: saiba primeiro qual é o seu objetivo.
    Boa sorte!

  • #11
    Usuário
    Entrada
    18/02/2004
    Local
    Sao Paulo/
    Posts
    672
    Agradecimento: 1
    Pois é Cowboy, realmente eu não vou usar pra off-road nenhum, o intuito é realmente eu liberar o meu CJ pro off-road mais punk e usar a F-75 pra cidade, apenas dia-a-dia e esporadicamente estrada, além de puxar o CJ pra trilha.
    Não gosto de ficar esticando marchas não, mas uma viajem mantendo 100/120 km/h como o Cícero disse realmente é algo que almejo.
    Como pretendo iniciar do zero mesmo, é bom tem estas dicas sobre calços e até mesmo suspensão, para que fique o mais macio possível e evite manutenção por desgaste devido à trepidação.
    O objetivo é: economia e manutenção baixa. Mas sem perder o charme de um clássico como a nossa pickup/rural em questão!!!
    Quanto ao barulho (não conheço motor diesel que não berre! ) vcs tomaram alguma providência como manta no cofre do motor ou algo assim?

    []s amigos!

  • #12
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 0
    Eu pretendo botar manta asfástica tanto no cofre quanto no interior. Não fiz ainda por absoluta falta de grana!
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade