x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário Avatar de Walther PPK
    Entrada
    15/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    66
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0

    Relação de diferencial




    Pessoal,

    Saudações a todos.
    Sou novo no site e tenho algumas dúvidas:
    Como fazer minha Rural "render" mais na estrada?
    Como instalar uma suspensão tipo Engesa. Os braços oscilantes devem ter uma medida certa?
    Uso mais a "máquina" no asfalto e quando vou pescar encaro o que vier pela frente.

    Dados da minha Rural
    ano 1.965 - 4x2
    motor GM 4c C 10
    caixa Eaton Clarck 2215 - 5 marchas - C20
    freios a disco na dianteira SBD
    rodas aro 15 - F 1000
    pneus 225 75 15 - S 10


    Abraços

  • #2
    Usuário Avatar de Walther PPK
    Entrada
    15/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    66
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0

    Re: Relação de diferencial

    Pessoal,

    Esqueci de informar que, atualmente, a minha Rural está equipada com diferencial 44/11, ou seja relação 4,0:1.

    Tenho para fácil aquisição uma relação 43/13 que dá 3,31:1, do Dodge Dart. Ou seria melhor uma do Maverick 46/14 que dá 3,29:1 e é mais longa.

    Mais uma vez agradeço antecipadamente a todos.





    Pessoal,

    Saudações a todos.
    Sou novo no site e tenho algumas dúvidas:
    Como fazer minha Rural "render" mais na estrada?
    Como instalar uma suspensão tipo Engesa. Os braços oscilantes devem ter uma medida certa?
    Uso mais a "máquina" no asfalto e quando vou pescar encaro o que vier pela frente.

    Dados da minha Rural
    ano 1.965 - 4x2
    motor GM 4c C 10
    caixa Eaton Clarck 2215 - 5 marchas - C20
    freios a disco na dianteira SBD
    rodas aro 15 - F 1000
    pneus 225 75 15 - S 10


    Abraços[/quote]

  • #3
    Eu deixaria com os feixes mesmo, evetualmente pode tentar melhorar eles.

  • #4
    Usuário Avatar de rodrigocbt
    Entrada
    17/12/2003
    Local
    Osasco/SP
    Idade
    42
    Posts
    628
    Agradecimentos: 0
    Walther, vc acha sua rural com relação mto curta?

    Outra coisa, a sua relação deve ser 45/11 ou 44/9.. em geral a relação dá uma dízima periódica... tem relação com o desgaste, etc, etc...

    Acredito que se vc acha curta seja a relação do jeep 44/9...

    Tenho na Camper o mesmo cambio, com motor 4.1 e relação 4,09 e não acho nem um pouco curta... esse câmbio é overdrive e para uma caminhonete considero uma relação boa.....

    já quanto a suspensão pesquise bem... talvez seja questão de trocar os feixes pelos da Bandeirantes ou da S-10..... tem uma galera que já melhorou muito a suspensão assim....

    PS: se sua relação for 45/11 e for trocá-la me avise... talvez me interesse em comprá-la ok?

    []´s
    Rodrigo Cbt

  • #5
    Usuário Avatar de Walther PPK
    Entrada
    15/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    66
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0
    Wallace e Rodrigo,

    A idéia de trocar os feixes de molas por suspensões com braços oscilantes e molas helicoidais é justamente para aumentar o conforto (se é que existe) da velha Rural;

    Acredito que talvez a solução seja trocar as molas pelas da Toyota Basndeirantes ou S10, como vocês sugeriram. Desta forma não teria que fazer adaptações;

    Quanto à relação de diferencial, a idéia é alongá-la para melhorar o rendimento no asfalto e o consumo, lembrando que a primeira marcha é tão forte que é possível arrancar de segunda;

    O diâmetro externo dos pneus que estou usando, 718mm, é menor que o diâmetro dos pneus originais 729mm, e isto com certeza está influenciando na velocidade finasl;

    Quanto ao câmbio Clarck, sem comentários, é bom demais;

    O Rodrigo deve ter razão quando diz que a relação deve ser 45/11 (4:09.1), pois na verdade eu não contei os "dentes", isto foi feito por um mecânico, recentemente, quando mandei trocar o óleo e abrir o diferencial com este próposito;

    Entretanto, já vi em alguma publicação, não recordo onde, que o Opala usava (algum modelo) esta relação, pois o mesmo usa também o Dana 44 (diferencial);


    Obrigado a todos e saudações Ruralinas

  • #6
    Usuário Avatar de rodrigocbt
    Entrada
    17/12/2003
    Local
    Osasco/SP
    Idade
    42
    Posts
    628
    Agradecimentos: 0
    Walther, os opalas usam dana 30... quem usa 44 são as caminhonetes, o maverick, landau, etc..... mas é super fácil achar relação mais longa pra esse eixo sim...

    Outra dúvida q fiquei agora, vc fala q dá pra sair em 2 no seu câmbio.. tem certeza que é 2215? não é o 240 V não? Pq o meu 2215 não tem a primeira tão curta assim não... pra sair em 2º tenho q queimar um pouco de embreagem....

    Tem uns caras aqui no forum q tem relações pra vender dá uma pesquisada que vc vai encontrar uma opção q lhe agrade....

    A relação do opala no dana 30 era 3,54...

    abraços
    Rodrigo Cbt

  • #7
    Usuário Avatar de Walther PPK
    Entrada
    15/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    66
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0
    Oi Rodrigo,

    O câmbio é 2215 mesmo, com ré sincronizada. A nomenclatura correta é CL2215A. Existe outro câmbio, CL2205, que não têm a ré sincronizada, é o que parece. Quando comprei o câmbio tive a opção de escolha entre os dois e optei pelo CL2215 ou CL2215A;

    Existe uma matéria na revista 4x4, edição de março de 2003, que fala do uso destes câmbios para adaptações de otros motores nos Willys (Jeep/Rural/Pick-Up), e o câmbio mostrado na fotografia é igual ao meu;

    Talvez a diferença esteja no volante e embreagem do motor, originário de uma C10. Tanto o volante, quanto a embreagem são maiores que os usados no Opala. O motor GM 4 cilindros que uso, originário de uma C10, que usa esta configuração de volante e embreagem maiores. Pelo menos é o que me informaram;

    De qualquer forma obrigado pelas dicas e informações;

    Saudações

  • #8
    Usuário
    Entrada
    23/11/2008
    Idade
    57
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Desculpe este tópico é tão antigo mas eu queria que alguem tirasse a minha duvida,tenho um dana 30, 46/14 na caravan ñ é de opala,eu consigo sair de segunda sem forçar,com o brseixo 2.73 ñ conseguia.como esta se comportando o meu carro com 46/14 e 5 machas 4cc alcool.qual melhor relação para viagem,e qual mais economica? obrigado.

  • #9
    boa noite. Onde voce encontrou tanto o 2215 como o 2205?? Pode falar quanto pagou?? Estou precisando de um desses.
    A minha Rural esta com 11/45, porem esta com cambio 03 marchas C-10 e pneus 35, o motor é A-20 6c, ficou muito fraca para sair. Por isso estou procurando um cambio desses, para ter uma primeira mais curta para melhorar a saida. Agora na estrada ficou otima.
    Wagner

  • #10
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    Bom dia a todos. Pra quem RURAL. dos anos de1960 até o ano de 1965, as molas e suportes são deste periodo de fabricação. após 1965 até as ultimas Rurais e Pickups. são diferentes, os suportes são mais largos e a bucha do olho da mola mais compridos. Quanto ao Molejo trazeiro também tem diferença dos anos de 1960 até 1969 onde tem vários tipos de mola mestre inclusive o suporte dianteiro do molejo tem varios tipos. do ano de 1969 até a ultimas rurais, 1977 o molejo é mais largo, quase identicas as da F 75 pickup. mudando a mola mestre na parte dianteira onde o olho da mola tem uma pequena inclinação. Aos amigos não aconselho a trocar o sistema de mola trazeiro tanto da Rural como da F 75. pois acho que foram feitos para durarem, dando macies e estabilidade, quanto ao dianteiro sim este deixa a desejar, pois são molas muito finas e estreitas,. O ideal seria pedir a alguma fábrica de molas fazer um tipo mais grosso das mesmas molas da Rural e pickup O que faz as rurais e pickps, ficarem muito moles na frente é o molejo. Mas adaptar de TOYOTA. como tenho visto fica muito bom. com somente 4 folhas. mas a mudança que acarreta tanto no eixo como no chassis tira a originalidade OK.. abraços a todos.
    em tempo. SERÁ QUE ALGUEM NÃO CONHECE ALGUM FABRICANTE DE MOLAS PRA FAZER O FEIXE DE MOLAS DIANTEIRO DAS RURAIS E PICKUPS. SERIA UM KIT DE MOLAS UM POUCO MAIS GROSSAS QUE A ORIGINAL E COM MENOS FOLHAS DE MOLAS. OK.............
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Tração 4x4
      Por Roberto Gomes no fórum Mitsubishi
      Respostas: 22
      Última resposta: 07/07/2008, 18:50
    2. (Help 2) Reforma de meu "J" ficou (quase) pronto!
      Por cezar londrina no fórum JPX
      Respostas: 9
      Última resposta: 27/02/2008, 07:49

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade