x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1

    Dicas de como trocar e ajustar a folga dos rolamentos traseiros da rural




    Bom dia Galera , estou precisando de umas dicas de como trocar os rolamentos das rodas traseiras da Jabiraca que estão roncando. É uma rural 68 4x4 e os rolamentos são cônicos e o eixo não é chavetado. Eu desmontei o lado do motorista e o rolamento tava moído . Troquei tudo e estou na dúvida de como ajustar a folga.....alguém pode me dar uma dica?

  • #2
    Usuário
    Entrada
    07/08/2006
    Local
    Guarulhos/SP
    Idade
    60
    Posts
    184
    Agradecimentos: 0
    Voce monta o rolamento no eixo e aperta até encostar,deve ficar quase que travado,então desaperta mais ou menos um quarto de volta.Eles devem ficar justos quase sem folga.

  • #3
    Usuário Avatar de junior braga
    Entrada
    24/08/2007
    Local
    moc/MG
    Idade
    46
    Posts
    1,735
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por buzaskun Ver Post
    Bom dia Galera , estou precisando de umas dicas de como trocar os rolamentos das rodas traseiras da Jabiraca que estão roncando. É uma rural 68 4x4 e os rolamentos são cônicos e o eixo não é chavetado. Eu desmontei o lado do motorista e o rolamento tava moído . Troquei tudo e estou na dúvida de como ajustar a folga.....alguém pode me dar uma dica?
    Ola buzaskun, primeiramente seja muito bem vindo ao forum 4x4 brasil!!!

    Maior Forum Brasileiro de Veiculos Off-Road.

    Sugiro que, antes de abrir um novo topico faça uma pesquisa sobre o tema.

    Segue um link campeão, que está ligado com a sua duvida.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...olamentos+roda

    Sds,

    Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

  • #4
    ACB2004 , obrigado pela ajuda mas o meu problema é que o rolamento fica travado quando aperto a canopla onde fica o retentor externo . Pelo que percebi acho que deve estar faltando algun calço entre essa canopla ( não sei se esse é o nome ) e a capa do rolamento, pois é ela que encosta a capa no rolamento.

    Junior , obrigado também pelo link mas eu já havia lido esse tópico e ele não tem o nada sobre o tema que postei . Eu pesquisei no manual do mecânico willys e lá vi uns desenhos de eixo traseiro chavetado e lá no desenho tens uns calços . O meu eixo não é chavetado e quando eu desmontei não havia calço nenhum .

  • #5
    Usuário Avatar de junior braga
    Entrada
    24/08/2007
    Local
    moc/MG
    Idade
    46
    Posts
    1,735
    Agradecimentos: 4
    Okk!

    Qual é o sistema do seu eixo?

    Posta umas fotos.

    sds,
    Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

  • #6
    Usuário Avatar de junior braga
    Entrada
    24/08/2007
    Local
    moc/MG
    Idade
    46
    Posts
    1,735
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por buzaskun Ver Post

    Junior , obrigado também pelo link mas eu já havia lido esse tópico e ele não tem o nada sobre o tema que postei . Eu pesquisei no manual do mecânico willys e lá vi uns desenhos de eixo traseiro chavetado e lá no desenho tens uns calços . O meu eixo não é chavetado e quando eu desmontei não havia calço nenhum .

    Nesse caso, não sendo eixo chavetado, então é do tipo semi-flutuante;

    Eixo Traseiro
    O eixo traseiro é do tipo semi-flutuante. A extremidade das semi-árvores é ajustada por meio de um encosto regulavel, colocado no lado direito do semi-eixo esquerdo e no lado esquerdo do semi-eixo direito, que permite um ajuste com folga de 0,0254 mm a 0,1524 mm (0,001º a 0,006º).

    Quando o eixo for substituído, reajuste o rolamento com o encosto regulavel, para permitir folga adequada da ponta da semi-árvore.

    Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

  • #7
    Junior , valeu pela atenção. Já descobri o problema .....tinha uma rebarba dentro da carcaça do eixo traseiro onde fica posicionado a capa do rolamento por isso o rolamento ficava preso .Além disso a tal tampa onde fica o retentor foi usinada e rebaixaram em 2 MM .Como eu sou novato nisso não sabia que a tampa não era assim. Resumindo , fui atras de uma tampa nova e quando achei uma usada vi que aquele rebaixo que foi feito tava errado. , tirei a rebarbinha com uma Dremel, troquei aquela tampa e ficou tudo blz.....

  • #8
    Usuário Avatar de junior braga
    Entrada
    24/08/2007
    Local
    moc/MG
    Idade
    46
    Posts
    1,735
    Agradecimentos: 4
    Por nada,

    sds,,
    Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade