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  • #1

    Thumbs up Folga das válvulas do bf 161




    Olá, estou postando algumas observações em relação às regulagens das folgas das válvulas do bf 161, no manual de mecânico diz que é de 46mm para admissão e 41mm para as de escapamento,mas isso ao meu ver se refere a motores novos ou recentemrnte retificados,certo?Pois era os manuais enviados para as autorizadas da época.Eu regulei meu motor por essas medidas e ficou uma bateria de escola de samba, e ficou meio chôchô pois bem, considerando que um motor já com certa kilometragem, automaticamente sofre um desgaste em todas as peças,válvuals,sede das válvulas,molas,balancins,pistões,bielas,varetas,et c... Bom resumindo o meu raciocínio,a regulagem não pode ser a mesma a de um motor novo, sem desgaste nenhum por isso fui regulando as folgas até chegar em um perfeito e silencioso funcionamento, que foi 30mm as de admissão e 25mm as de escapamento,o bf velho nunca funcionou tão bem amigos, e não ficou nenhuma válvula solta (batendo), e nenhuma válvula enforcada.Por isso, acredito que dependendo do desgaste do motor tem que se achar a regulagem correta, no meu caso o motor ficou show e eumentou significativamente o seu desempenho, estou postando a minha experiência para trocarmos idéias sobre o assunto,valeu!

  • #2
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
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    olá,

    legal mesmo, nesse final de semana irei regular as válvulas do meu bf também e posto aqui os resultados...

    só pra constar, a folga deve ser de 0,41mm (0,016") para as válvulas de escape e 0,46mm (0,018") para as de admissão...

    abraço

  • #3

    Exclamation É isso aí

    Pedro, eu esqueci de por o zero e a vírgula, mas é isso aí mesmo 0,46mm admissão e o,41mm escapamento mas o meu motor ficou bom com 0,30mm admissão e 0,25mm escapamento,volto a lembrar,isso ficou bom no meu motor,descubra a folga exata que o seu motor precisa para um bom funcionamento, boa sorte,valeu!

  • #4

    Exclamation É isso aí

    Pedro, eu esqueci de por o zero e a vírgula, mas é isso aí mesmo 0,46mm admissão e o,41mm escapamento mas o meu motor ficou bom com 0,30mm admissão e 0,25mm escapamento,volto a lembrar,isso ficou bom no meu motor,descubra a folga exata que o seu motor precisa para um bom funcionamento, boa sorte,valeu!

  • #5
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Outro dia fui regular a folga do meu, mas mexi só nas de admissão!!

    Estavam com 0,30mm, e passei pra 0,45mm, mais próximo do indicado no manual. O desempenho melhorou bem, porém parecia uma escola de samba mesmo.

    Voltei pra 0,30mm e senti uma piora no desempenho de novo. Então eu alterei para 0,40mm e ficou dubaralho!!

    Tá andando bem d+ e ainda tem aquele batidinho de válvulas de leve, típico dos GM 250/S!!!

    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #6

    regulagem e valvulas

    É isso ai moçada.

    Eu fiz o meu bf-161, recentemente, e a regulagem para motores novos ou remanufaturados, é 0,45 e 0,41.

    Se tiver algum desgaste, o regulador tem que usar o bom senso.

    Muito cuidado, com a folga que pode existir no eixo do balancin, ela engana muita gente.

    abraços

    ruralbraba1965

  • #7
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
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    aooo turma!!

    bom, o mtr do jeep tava batendo bastante as válvulas, ae sexta passada tive um tempo livre e fui regular as de admissão...

    medi todas antes e tive uma surpresa:
    válvula do cilindro 1: 0,25 mm
    2: 0,25 mm
    3: 0,6 mm
    4: 0,25 mm
    5: 0,5 mm
    6: 0,45 mm

    como tava batendo muito e só duas válvulas estavam acima da regulagem, chutei o balde e botei td com 0,20 mm

    eu pensei que quando o motor esquentasse as válvulas não iriam fechar completamente, ae esperei a viagem do carnaval para postar o relato aqui... andei 200 km em 2 dias sendo q uns 30 km foram em rodovia e o resto td estrada de terra e trilha...

    aumentou bastante a potencia do jeep, parou o barulho das válvulas batendo e mesmo quente as válvulas fecham normal....

    no final desse video da pra ver como tava batendo:

    [ame=http://www.youtube.com/watch?v=gTJ5hulpE0M]YouTube - Trilha da viúva - Jipe clube estrada real[/ame]

    agora esse foi depois da regulagem:

    [ame=http://www.youtube.com/watch?v=MH81cwWdlIM]YouTube - Trilha de jipe em Luminárias-MG (erosão e barro)[/ame]

    tem a musica mas da pra escutar o barulho do motor

    abraços

  • #8
    Usuário Avatar de Dudu-JCER
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    Citação Postado originalmente por Pedro Bachir Ver Post
    aooo turma!!

    bom, o mtr do jeep tava batendo bastante as válvulas, ae sexta passada tive um tempo livre e fui regular as de admissão...

    medi todas antes e tive uma surpresa:
    válvula do cilindro 1: 0,25 mm
    2: 0,25 mm
    3: 0,6 mm
    4: 0,25 mm
    5: 0,5 mm
    6: 0,45 mm

    como tava batendo muito e só duas válvulas estavam acima da regulagem, chutei o balde e botei td com 0,20 mm

    eu pensei que quando o motor esquentasse as válvulas não iriam fechar completamente, ae esperei a viagem do carnaval para postar o relato aqui... andei 200 km em 2 dias sendo q uns 30 km foram em rodovia e o resto td estrada de terra e trilha...

    aumentou bastante a potencia do jeep, parou o barulho das válvulas batendo e mesmo quente as válvulas fecham normal....

    no final desse video da pra ver como tava batendo:


    agora esse foi depois da regulagem:


    tem a musica mas da pra escutar o barulho do motor

    abraços
    Ao mestre Bachir, heheheheeee ow aproveita e regula as da Land também....
    Valeu
    Gemada -Troller 2013 Amarelo
    Bob Esponja - Willys 64 -em reforma
    ®aylux
    - Pickup F75 73 - em reforma

  • #9
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
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    Citação Postado originalmente por KITZAN Ver Post
    Ao mestre Bachir, heheheheeee ow aproveita e regula as da Land também....
    Valeu
    que isso rapá! o mtr da rural ja tah um relógio!

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