x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 48
  • #1
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 0

    Direção e motor para Rural




    Pessoal

    Tenho uma Rural e estou fazendo umas adaptações, aos poucos, para torná-la mais confiável. Ela hoje está bastante original, apenas com freio a disco nas 4 rodas. Motor 6 cil e caixa de 4 com tração e reduzida originais. A direção também é aqula que tem uma pequeeeeeena folga, como todo bom willys.

    Bem, o próximo item que quero atacar é a justamente a direção. Ouvi falar bem da do Maverik (só que muda a posição da mesma, o que eu não gostaria) e da do Gol. Esta para jeep, não sei se é adequada prá Rural, que, afinal, é bem mais pesada. Peço dicas.

    O passo seguinte, que vai demorar, mas já está pensado, é o motor (e conseqüentemente a caixa). Estou pensando em diesel e me falaram que o do Ranger é bem adeqüado. Que acham? É uma boa? Um motor destes usado sairia por quanto, se alguém tem experiência com ele? E a caixa? Seria da Ranger também? Alguém teria alguma outra dica?

    Hoje estou contente com o motor original, só que é muito gastador e fico com receio de fazer viagens mais longas.

    []s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #2
    Olá Sr. Cícero!

    O motor da Ranger fica bem esperto na Rural mas, conselho de amigo...
    Troca o original por um outro motor, mais moderno, a gasolina. O custo de colocação de um motor diesel não compensa. Já foi provado por cálculos feitos e refeitos. Só serve para quem vai exceder os 10.000 km mês. Motor de opala fica muito bom, sem falar nos mais novos, como o da Silverado ou outros com injeção eletrônica.
    Espero ter colaborado um pouco.


    Um grande abraço!
    Cássio

  • #3
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    49
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Re: Direção e motor para Rural

    Citação Postado originalmente por Cícero Franco
    Bem, o próximo item que quero atacar é a justamente a direção. Ouvi falar bem da do Maverik (só que muda a posição da mesma, o que eu não gostaria) e da do Gol. Esta para jeep, não sei se é adequada prá Rural, que, afinal, é bem mais pesada. Peço dicas.
    Olá Cícero!

    Bom, então serei eu novamente à discordar... A direção do Maverick é tão velha quanto à da sua Rural. O funcionamento de ambas é idêntico, e ela é mais leve que as outras por ter uma redução maior, ou seja, vc precisa girar umas 5 vezes o volante para ir de um batente até o outro, contra 3,4 da VW. Isso causa uma sensação de “joão bobo” no volante, que em manobras rápidas é um desastre... Além de estar tão suscetível à folgas quanto a original Willys.
    Temos usado a do Santana em Jeep’s e Rurais com pneus General 35” inclusive, sem o menor problema. Uso no meu jeep à vários anos, é muito confiável, robusta e precisa. Acontece que certos “mexânicos” que fazem um serviço porcaria na adaptação, põe a culpa na caixa de direção para justificar as eventuais quebras...
    Procure no menu “Pesquisa”, no alto da página, ponha “direções”, “direção hidráulica”, “direção VW”, que vc encontrará mais comentários sobre esse assunto, inclusive várias fotos. Depois de ver tudo que já rolou, volte aqui para esclarecer as dúvidas que possam ter ficado...

    O passo seguinte, que vai demorar, mas já está pensado, é o motor (e conseqüentemente a caixa). Estou pensando em diesel e me falaram que o do Ranger é bem adeqüado. Que acham? É uma boa? Um motor destes usado sairia por quanto, se alguém tem experiência com ele? E a caixa? Seria da Ranger também? Alguém teria alguma outra dica?
    Quanto à esse motor de Ranger, posso te dizer com certeza: fica o BIXO!!! Um amigo meu instalou todo conjunto da Ranger 2.5 TDi, motor, câmbio, radiador, intercooler, e tem direção do Santana!!! É preciso inverter a posição da “bola” do diferencial dianteiro, mas compensa o serviço.
    A relação do diferencial também precisa ser o mais próxima possível com a da Ranger, nesse caso uma 11x 43. Se vc já andou com uma Ranger, já sabe como vai ficar. É um foguete. Será preciso freios bons e uns estabilizadores. Mas não precisa cortar nada na lataria, apenas para a alavanca do câmbio, caso a sua ainda tenha no volante. Parece que foi projetado para a Rural... Ele pagou pelo conjunto mecânico +ou- R$ 13.000,00 , fora as adaptações, que ele mesmo fez. Se vc pretende usar ela em viagens, será um ótimo investimento!
    Como nosso companheiro Cássio falou, só não compensa $$$ se vc andar pouco. Esse teste dos 10.000 Km mínimos, aconteceu à varios anos, numa reportagem da 4 Rodas. Hoje a diferença do diesel para a gasolina está maior... Se vc anda bastante, mesmo na cidade, creio que compensa pôr diesel...

    []'s

  • #4
    É isso aí!
    Vai depender do uso que vai ser feito do veículo e do R$ disponível
    Cássio

  • #5
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 0
    Pessoal

    Obrigado pelas informações. Se eu vier a optar pela motorização da Silverado à gasolina, qual a caixa ideal para usar? A da própria Silverado ou alguma outra? E o valor disto ficaria mais ou menos em quanto? Eu pretendo rodar bastante com a Potranca, mas 10.000 km por mês não consigo nem que queira.

    []s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #6
    Citação Postado originalmente por Cícero Franco
    Pessoal

    Obrigado pelas informações. Se eu vier a optar pela motorização da Silverado à gasolina, qual a caixa ideal para usar? A da própria Silverado ou alguma outra? E o valor disto ficaria mais ou menos em quanto? Eu pretendo rodar bastante com a Potranca, mas 10.000 km por mês não consigo nem que queira.

    []s
    Olá Cícero.
    Sobre a caixa para o motor da Silverado, existem várias opções:
    Clark da C10 3m - Esse câmbio é muito forte (um colega meu tem uma rural para indoor, e está com o motor V8 do Dodge e turbinado e o câmbio até agora não deu problema) e se não me engano não precisa de grandes adaptações, muita gente não gosta pelo fato de ser um câmbio antigo, mas eu acho que sendo forte, isso é descartado.
    Clark da D20, C20, 4m ou 5m - Esses tb são muito fortes e são mais modernos, e existem kits prontos para adapta-los no motor (Deep Tec).

    O motor pode variar de R$1000,00 (se vc tiver sorte, talvez até um pouco mais barato) até uns R$1800,00. O câmbio (dependendo de qual vc escolher) pode variar em torno de uns R$800,00 e o kit Deep Tec é mais ou menos isso tb. Podem me corrigir se estiver errado.
    Bom, é isso. Espero ter ajudado.
    Abraços

  • #7
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 0
    Eu acredito que possa comprar um motor de Besta 3.0 diesel por menos de 5 mil. Já o do Ranger fica em cerca de 8 mil. Será que consigo motores destes mais baratos? Claro que os a gasolina ficariam bem mais em conta, mas pretendo, eventualmente, dar uns tiros longos e aí o diesel fica mais em conta. Um conhecido meu tem um motor Besta 2.2 turbo em um jeep (que é bem mais leve que uma Rural) e anda bem.

    Que acham???

    []s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #8
    Cícero

    Eu discordo deste cálculo do diesel...primeiro que rodar 10mil por mês só caminhoneiro...segundo que este cálculo não leva em conta o valor de revenda do motor diesel. Este maxion HS 2.5 vai ser o meu terceiro motor...tive ele na Land Rover...coloquei no meu engesa F3 e agora na "Princesinha". No engesa eu simplesmente recuperei todo o valor investido e fiquei rodando com diesel o tempo todo. Eu tbm viajo bastante...minha flia. está em Floripa e a da minha esposa na fronteira com o Uruguai. Mas independente disto...este cálculo que eles fazem é o qto vc teria que rodar para pagar a diferença de preço dos motores com a diferença dos combustíveis. Se fores pensar assim vais ter que ficar com a bunda colada no banco da rural o dia inteiro.
    Eu estou colocando um motor de Land Rover (maxion 2.5) com a caixa clark 4m. Me garantiram que vai ficar bom...depois te digo. Acho que vou ter que mexer na relação tbm!!!
    O motor kia 2.2 eu já te disse que fica manco. No plano ele vai bem...na subida ele morre. mas faz 16km/l de diesel. O 3.0 pode ser melhor...por te características parecidas com o original e por ser bem mais leve pode te dar um desempenho semelhante com economia. è um motor mais barato que o 2.5. Neste domingo anunciaram um 2.5 completo com nota por 7000 aqui em Porto Alegre.

    Abraço A todos

  • #9
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 0
    Pois é, Adriano. Então eu não tou tão errado assim. Eu moro em Fpolis e a minha família aí em Poa. Eu rodo entre 2 e 4000 km/ mês. Claro que não com a Rural fazendo 5 km/l lomba abaixo. Mas já é uma boa quilometragem.

    Além disto tenho planos de fazer uns tiros mais longos, tipo até Bariloche ou Santiago do Chile e alguns passeios pelo Brasil tb.

    Já tirei da cabeça colocar outro motor à gasolina. Mesmo sendo tecnologicamente melhor, o do Opala 250S não vai melhorar muito a quilometragem, embora ganhe em força, e o da Silverado é tb bem carinho.

    Eu tenho é que chutar umas macegas prá ver se pinta alguma grana, mesmo!!!!

    []s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #10
    Cicero...na Boa...quem roda até 4 mil por mês já justifica ter um carro diesel!!!
    Eu...sem viajar rodo cerca de 2500 mês.
    Qto ao 250s...eu fazia 6.5 num Willys CJ3B com câmbio 4m...isso que o peso do Willys é bem menor que a Rural!!! Só de vidro a rural pesa o mesmo que o Willys...hahahaha
    Se vc quer fazer viagens de tiro longo...ai mesmo que o diesel se justifica. Eu fiz uma a gasolina com o Willys. Justamente fui até o Chile...rodei 9000km...gastei uma banana de gasolina. Ainda mais que na época a economia argentina estava dolarizada. Dá uma olhadinha no meu site pessoal que tem algumas fotos e o roteiro. Mais fotos podes encontrar no site do inema.com.br...colocando na busca a palavra "lua de mel" Se queres ir...eu sou o cara que posso te dizer que vale!!! A viagem é inesquecível!!!

    Abraço

  • #11
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
    Entrada
    03/03/2003
    Idade
    50
    Posts
    2,156
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Adriano Braga
    Cicero...na Boa...quem roda até 4 mil por mês já justifica ter um carro diesel!!!
    Eu...sem viajar rodo cerca de 2500 mês.
    Qto ao 250s...eu fazia 6.5 num Willys CJ3B com câmbio 4m...isso que o peso do Willys é bem menor que a Rural!!! Só de vidro a rural pesa o mesmo que o Willys...hahahaha
    Se vc quer fazer viagens de tiro longo...ai mesmo que o diesel se justifica. Eu fiz uma a gasolina com o Willys. Justamente fui até o Chile...rodei 9000km...gastei uma banana de gasolina. Ainda mais que na época a economia argentina estava dolarizada. Dá uma olhadinha no meu site pessoal que tem algumas fotos e o roteiro. Mais fotos podes encontrar no site do inema.com.br...colocando na busca a palavra "lua de mel" Se queres ir...eu sou o cara que posso te dizer que vale!!! A viagem é inesquecível!!!

    Abraço
    Eu sou louco para fazer esta viagem, se alguem tiver se candidatar, podemos fazer um grupo...
    []'s
    Gustavo

  • #12
    Citação Postado originalmente por Adriano Braga
    Mais fotos podes encontrar no site do inema.com.br...
    Abraço
    Grande Adriano.
    Só por curiosidade, oq era aquilo na frente dos faróis do Mr. Magoo???
    E parabéns pelo novo avatar, ficou muito bom tb.
    Abraço.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade