-
Fala Cicero , finalmente a Potranca tá dando coices por aí ...
Como ficou a dirigibilidade e o comportamento do motor da bichinha ???
Os 7.50x16 que vc fala que é 1/2 a 1/2 , é Radial ? faz muito barulho ??
O sistema de braços de articulação de direção tá original ou vc fez alguma adptação pq teve que levantar ??
[]s e desculpe a curiosidade , é que sou fuçado com rural e F75 ...
-
Os pneus não são radiais e a coisa pula que é uma cabrita e faz um ronco chato. Vou ter que colocar pneu liso para rodar em piso bom. Troquei a direção pela de santana e aí os braços foram trocados também. Qdo eu levantar a Potranca para colocar a surdina (que está com o escapamento direto), eu vou tirar umas fotos de baixo dela. As alterações não foram necessárias por causa dos pneus, mas a original tinha uma folga enorme e é melhor já trocar que tentar ficar consertando.
Ainda tenho que fazer coisas na elétrica e levar prá chapear de novo por causa das alterações feitas para a caixa nova. Mas ficou um monstro!!!
-
Potranca
Cícero,
Tava olhando as fotos e tive uma idéia pra Potranca hehe
Olha a super-potranca aí:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...22ce6546a3.jpg
[ ]´s
-
Aí é quando ela vira super-herói!!!!
[]s
-
Rural
É quando ela usa seus "super-poderes-reduzidos" hahauhaha :lol: :lol: :lol: :lol:
[ ]´s brincalhões
-
Eu tou querendo mesmo é ver ela totalmente pronta. Ainda tem um monte de coisinhas prá fazer e isto é um pé no ...........
[]s
-
4x4
É Cícero,
Também tô nessa, não vejo a hora de tirar o cj da oficina.. :cry:
Mas tá quase, de repente até o natal eu me dou um presente :lol: :lol: :lol:
[ ]´s
-
Já tou com a Potranca! Agora é as quinquilharias que eu tenho que resolver. O chato é que é uma coisa numa oficina, outra noutra... e assim vai!
-
CX de direção
Bom dia Cícero. Estive lendo essa coluna e já que tive algumas experiências sobre o assunto, resolvi tentar ajudar.
Tive uma CX de direção de com cremalheira, e não aguentou o tranco, por isso, acho que a do gol, que segue o mesmo princípio de de construção, tambem não aguentaria, até porque não conheço nenhum veículo de carga, um pouco mais pesado, que trabalhe com esse tipo de CX. Ao contrário, a CX da F1000, trabalha com o sistema de SETOR E SEM FIM, como a do Maverick, que é muito mais robusto, mas tecnologicamente "antiquado". O fato é que, para serviços pesados, ainda não se consegue substituir algumas soluções antigas com tanta facilidade, como é o caso dos feixes de mola. Você verá soluções alternativas e ousadas, como no caso dos fantásticos UNIMOG, mas são soluções não comercias, econômicamente falando. As CXs de gol, foram projetadas para uma determinada finalidade, para um determinado esforço e utilização, são parte de um esforço de otimização , corte de custos e aprimoramento, da indústria automobilística, que desenvolve uma CX muito mais precisa e confortável para o motorista, mas que está muito mais em conta para a indústria, porque utiliza materiais mais baratos e em menor quantidade, até porque o correto é só usar equipamentos robustos onde ele se fáz necessário. Corte de custos na produção. Se disserem que ela é muito mais "gostosa" ou muito mais precisa ou muito mais barata, é verdade, mas não foi projetada para os fins que daremos à ela. A caixa do Maverick, ao contrário, é superdimensionada para a utilização que se fazia do veículço em que foi instalada, até porque não foi projetada para ele, mas para veículos mais pesados para uma época em que as vias de rodagem não eram tão "on road". Aí você pode se perguntar, mas a CX do jeep segue o mesmo raciocínio e não é essa cocada toda, e nesse caso você está coberto de razão, pois foram projetadas para uma especificação que há muito foi superada. O jeep nunca foi utilizado em sua especificação de projeto original, e até por isso ele se superou, pois a maioria de seus componentes se mostrou muito superior as primeiras expectativas, mas nem tudo poderia dar certo, num projeto taõ "ousado". Verifique uma CX de maveca. Pegue-a e compare a sua construção com a do jeep ou a própria CX da F-75, e você verá a diferença de robustêz das peças. desmonte-as e verás do que falo.
Agora tem uma coisa, o gosto pela direção, é uma coisa muito pessoal, e talvês a maciês e o esterço dessa caixa não lhe agrade, o que seria outra coisa. Outra coisa que influencia muito é a maneira como vais ligar as rodas à CX, e vai depender do que você pretende do conjunto, mas de qualquer forma, só a eliminação do braço pitman já é uma grande coisa.
Grande abraço, parceiro, e muito obrigado pelas informações sobre carroceria de fibra. Boa sorte!!!
-
Eu já estou há um bom tempo com a caixa de direção mecânica do Santana. Não faço trilha nem nada muito pesado com a Potranca, afinal ela é tb meu carro do dia-a-dia. Como melhorou em relação à original!!! E não tenho tido nenhum problema ou sentido nada estranho. Eu coloquei fotos das adaptações que fiz na minha galeria pessoal, inclusive da direção. Mantive a haste e o volante originais.
[]s
-
Legal :!: Queria poder ajudar, mas é muito bom saber que está satisfeito.
Vou verificar seu album de fotos. Onde o encontro?
-