x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário
    Entrada
    16/11/2007
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    98
    Agradecimentos: 0

    Cool Direção dura e com folga F75




    Pessoal
    As F75 4x4 tem que ter realmente folga na direção e serem duras? Isso é normal? Tem alguma forma de melhorar isso? Existe alguma adaptação facil de ser feita?
    obrigado

  • #2
    Usuário Avatar de santistadoente
    Entrada
    14/06/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    67
    Posts
    2,679
    Agradecimentos: 2

    DH nela

    Meu amigo, a minha fui la comprei uma novinha, na Jipebras, fiz todos os ajustes de suspensão, mais não tem jeito tirei tudo e coloquei uma DH, comprada aqui do Umberto que ficou uma jóia!
    Abraço e Boa sorte!

  • #3

    Direção

    Citação Postado originalmente por Kakiko Ver Post
    Pessoal
    As F75 4x4 tem que ter realmente folga na direção e serem duras? Isso é normal? Tem alguma forma de melhorar isso? Existe alguma adaptação facil de ser feita?
    obrigado
    Arranca tudo, e coloca uma DH do santana ou gol que tá tudo certo.

  • #4
    Usuário Avatar de jijoe_78
    Entrada
    22/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    215
    Agradecimentos: 0

    Talking

    Ôpa!
    Rapaziada, O primeiro ponto a se ver é se a bucha do eixo da caixa estão ok. Ali é normal vc segurar no eixo e não conseguir girar na mão com a caixa desmontada. Se está ok, a próxima etapa é regular os rolamentos da barra de direção (sem fim) que deve ser feita fora do carro. Depois desta regulagem feita e demais checagens, instala a caixa no carro e parte para o ajuste da folga. Aqui é um ponto de "tato" p´ra acertar, pois as caixas originais tem uma folga normal no sem fim na região central, pois é onde se passa a maior parte do tempo de esforço e, portanto, maior desgaste. Mas existe uma falsa folga, que parece mas não é! Se ajustar muito preso, pode piorar o desgaste. Se ajustar muito folgado, incomoda na hora de dirigir.
    Depois da folga ajustada e a certeza de que a caixa está bem presa no chassi (sem a possibilidade de escorregar), é feito o ajuste da barra de ligação no munhão. Nela vc engraxa bem e o aperto é feito da seguinte forma: aperta-se bem mas sem "tirar água". Então vc desaperta a porca alinhando a estria com os furos da barra e bota a cupilha para travar. Esse processo é feito nas duas pontas.
    Um próximo passo é verificar o aperto dos pinos mestres dos rolamentos do munhão. Ali para saber se está ok, desmonte as barras de ligação (da caixa e do outro munhão), conecte aquelas balanças de mão que tem nas feiras públicas na ponta do braço do munhão (onde fica o terminal de direção) e puxe. Se o munhão virar com o peso de 5 a 7kg, ok. Se não, tem que ajustar este torque. Faça no munhão do lado direito o mesmo teste/ajuste. O negócio é certificar também que não existe nenhum problema nos feixes de suspensão ou jumelos/buchas. Um ponto importante de problemas de "folga" é no mancal fixo do feixe. Vale uma olhada nesse ponto.
    Com estes ajustes ok, os terminais estando também ok, monta tudo e seja feliz. Como eu disse, estas caixas bem ajustadas passam uma impressão de folga quando na verdade não é ou é muito pequena. A folga perceptível mesmo é quando se gira a direção de batente a batente, onde se tem algo de 1/7 de volta de folga mas com o carro em movimento não se percebe pela compensação das rodas.
    E afirmo: essa sensação de folga não é prejudicial e nem problemática. A Rural/F75 não vai desembestar de uma hora p´ra outra e provocar um acidente. Não vou ficar falando de condição de freios, tipo de pneus, calibragem, etc...
    []´s!

  • #5
    Usuário
    Entrada
    16/11/2007
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    98
    Agradecimentos: 0

    Cool

    Fabio
    Era isso que eu queria ouvir...é claro que direção hidraulica resolve tudo porem tudo tem sua técnica e era isso que eu queria saber.
    Qual é a folga normal da direção da F75 4x4? Como sei se eu preciso trocar ou não a caixa?
    obrigado pessoal

  • #6
    Usuário Avatar de jijoe_78
    Entrada
    22/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    215
    Agradecimentos: 0
    Ôpa!
    Blz Kakiko?
    Desculpa a demora na resposta.
    Reza a lenda que a direção da Rural é um tanto "normal" até aprox. 1/8 de volta com tudo ajustado. Mas estou falando de folga com o sem-fim e roldana um tanto surrados na posição padrão. Meu carro tinha 1/4 de folga com buchas do eixo da roldana com folga, tampas vazando, pista de rolamento do sem fim ruim, fixação da caixa solta...
    Para saber se a caixa está ruim, primeiro pode-se tentar corrigir a folga que existe caso ela esteja montada no carro. O manual do mecânico te dá a orientação para isso. Caso a caixa esteja desmontada, vale movimentar o eixo da roldana segurando onde vai o braço Pittman para ver se ali tem folgas ou se gira com muita facilidade na mão. Se sim, problema nas buchas ou eixo desgastado. Aí já olha o sem fim se não está com a pista de rolamentos ou dentes muito desgastados, roldana montada com folgas. E te falo: verifique se as tampas vedam bem a caixa, pois o certo é colocar óleo SAE90 nela p´ra lubrificar também as buchas e o eixo. Se colocar graxa de chassi, a lubrificação fica restrita somente à roldana e sem fim.
    No meu caso comprei uma caixa muito boa de um lote de peças de um colega aqui da lista e juntei com o que sobrou da minha caixa e te digo que ficou perfeito. Nada de folga na caixa. Troquei o feixe dianteiro esquerdo (faltam ainda os outros 3) e ajuste o munhão, já que os terminais eram novos. Te falo que a direção está mais macia que do Palio Young 2002 que eu tive. O feixe do lado esquerdo está com todas as buchas detonadas, fazendo o feixe sambar e não percebi folga na direção ou mudança aleatória de direção.
    Com isso eu afirmo que a caixa original bem montada (ou recondicionada) com o restante dos ítens de direção bem calibrados, fica muito bom e preciso. Digo que seguro também!
    Boa sorte e muita paciência!
    []´s!
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário Avatar de Júnior_NF
    Entrada
    28/11/2007
    Local
    Terra Rica/PR
    Idade
    52
    Posts
    996
    Agradecimento: 1
    Na minha F75, tentei de várias formas resolver a questão folga e não tive sucesso, assim vou colocar uma DH e o problema esta resolvido....


    Citação Postado originalmente por Kakiko Ver Post
    Pessoal
    As F75 4x4 tem que ter realmente folga na direção e serem duras? Isso é normal? Tem alguma forma de melhorar isso? Existe alguma adaptação facil de ser feita?
    obrigado

  • #8
    Usuário Avatar de Ismar Leal Machado
    Entrada
    13/09/2005
    Local
    Aracaju/
    Idade
    57
    Posts
    1,086
    Agradecimentos: 0
    amigos eu já postei algo dizendo da minha indignação com os preços que os mecanicos cobram para fazer uma adaptação de um DH, portanto quero perguntar aos amigos mais entendidos: naõ teriam um esquema de montagem da DH nas F 75 que pudesse ser postado aqui para que agente possa fazer isto em casa mesmo?
    agradeço toda ajuda...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade