
Postado originalmente por
Kim
Caro Mario Roberto!
Pelo que está querendo fazer com sua Rural, será passeios.
Então, não precisará de muita força nas rodas (pois o motor já está com bastante -rsrsrsrs).
Particularmente, indicaria para vc a 11x47 ou 11x45, mais antes, preciso saber qual pneu está usando, pois dependendo poderá ir para uma 12x47, ou até mesmo uma 13x46.
Sobre o cambio, com um motor 6cil, não recomendaria um 5 marchas, a não ser que seja os da D20 ou F1000, pois se colocar o do opala, não agüentará. (se quebra no opala, imagina em uma Rural)
Ai, implica outra coisa!
Se o cambio for com quinta over, não precisa de relação muito longa, (esse cambio é 4m + over, onde a 4ª é 1:1 e a over, geralmente é 0,75:1)
O cambio do engesa (algumas D20, D40 e algumas F1000), é 5ª marcha mesmo, pois esta última é 1:1, mudando o escalonamento entre as outras marchas.
Um exemplo:
O cambio 3m do Willys tem a 3ª 1:1; e o 4m tem a 4ª 1:1, o que muda é o escalonamento das marchas, fazendo uma progressão suave nas velocidades.
Então, quando vai montar um conjunto, deve-se observar qual cambio usar, para assim saber qual relação terá que colocar.
Use como base um veículo similar (C20) para ter uma idéia do que usar, e como usar na parte mecânica.
Digo isso para um veículo que não enfrentará trilhas pesadas, sempre algo leve.
Se quiser algo mais estupido, a configuração mudará um pouco.
Espero ter ajudado.
Abraços.
Kim.