x
Convex Datacenter
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 65

Tópico: Jumelo maior

  • #13
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Cunhas!




    Citação Postado originalmente por Cássio
    Tens que considerar que o eixo tem o ressalto com base plana onde se apóia. e onde se encaixa o pino de centro. E esses dois centímetros da cunha farão o eixo levantar em função desta parte plana, além de fazer a correção do ângulo.
    Grande Cássio!

    A cunha tem o formato desse "ressalto", inclusive com o furo para o pino centro. Só corrigindo: ela vai no mesmo lado do jumelo.
    Vou desenhar... veja na linha fina, azul, como a altura do eixo em relação ao ponto fixo do feixe de molas não muda!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Jumelo maior-jumelo2_710.jpg  

  • #14
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Betim/Lavras/São João del rei/MG
    Idade
    34
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    valeu Giovani,
    cada vez eu to entendendo mais, agora eu to entendendo esse trem de cunha
    obrigado

  • #15

    Re: Jumelos maiores!

    Citação Postado originalmente por Giovani

    Grande Cássio!

    É uma cunha! Ela tem 2cm num lado e 2mm no outro. Os 2cm farão a correção de ângulo. E os 2mm levantarão o eixo. Isso em um jumelo com uns 5cm maior que o original. Não é na mesma proporção, entende? Como já falei antes, a medida maior do jumelo é dividida, metade sobe o chassi, metade baixa a mola. A cunha só corrige a inclinação, não anula a altura ganha pelo jumelo. O centro do eixo não muda!
    Então vc aumenta 5cm e perde, no máximo, uns 2mm! Sacou??
    Giovanni,

    Apenas para deixar claro......

    Um aumento de 5 cm no jumelo resultará em apenas 2,5 cm em aumanto de altura do jipe.....

    SPOA nele. o resto é gambi!!!! :P

    Abraços,

  • #16
    Olá PessoALL.
    Giovani, será que é por esse motivo que olhando de frente pra nossa Rural, as rodas parecem estar meio "abertas"???
    Desde ja agradeço.
    Abraços.

  • #17
    Concordo!
    Sem falar que um "jumelão" na frente de um jeep ou pick up, sem barra estabilizadora, deixa eles com a frente meio molengona. Já fiz isso e não deu certo. Ganha muito pouca altura e fica passarinheiro.
    Um abraço a turma!

  • #18
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Jumelão!

    Citação Postado originalmente por Leandro
    Olá PessoALL.
    Giovani, será que é por esse motivo que olhando de frente pra nossa Rural, as rodas parecem estar meio "abertas"???
    Desde ja agradeço.
    Abraços.
    Grande Leandro!

    Nesse caso é câmber! Nada a ver com o jumelo! Elas estão abertas em cima (\\ //) ou embaixo (// \\) ??? Se estão abertas em cima, é original de fábrica! Se estão abertas embaixo, é problema! Aí podem ser os rolamentos do munhão que "dançaram", ou mesmo eixo torto!
    Já vou adiantando que aquelas "chapinhas", que são montadas nos rolamentos do munhão não "corrigem" o câmber! Elas só existem para dar aperto no rolamento. Lógico, que se estão montadas erradas, os rolamentos podem ficar soltos, o que faz a roda abrir embaixo. Mas a sua finalidade é aperto, pois rolamentos soltos, detonam rapidamente!

  • #19
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Re: Jumelos maiores!

    Citação Postado originalmente por billj
    Giovanni,
    Apenas para deixar claro......
    Um aumento de 5 cm no jumelo resultará em apenas 2,5 cm em aumanto de altura do jipe.....
    SPOA nele. o resto é gambi!!!! :P
    Abraços,
    Grande Bill!

    Citação Postado originalmente por Giovani
    Se vc põe um jumelo 10cm maior que o original, ele vai levantar o chassi em 5cm e baixar o feixe de molas em 5cm.
    Como já falei antes, a medida maior do jumelo é dividida, metade sobe o chassi, metade baixa a mola.
    É, acho que não fui claro, apesar de ter posto duas vezes isso...
    Mas concordo com vc, SPOA neles... Até porquê, com o passar do tempo, as molas baixam, perdendo a altura...
    Altura na base de jumelão dura pouco...

  • #20

    Re: Jumelos maiores!

    Grande Bill,

    Citação Postado originalmente por billj
    Um aumento de 5 cm no jumelo resultará em apenas 2,5 cm em aumanto de altura do jipe... SPOA nele. o resto é gambi!!!!
    Seguindo aquela mania que os norte-americanos tem de colocar apelidos no meio no nome (Charlie "Bird" Parker, Allan "Red" Jones), acho que teu nome devia ser Bill "SPOA" Johnson!
    Mas você tem razão. Se o objetivo do parceiro for o de usar a viatura em trilhas, o feixe sobre os eixos é a melhor opção.
    Pelo que tenho visto e lido, um SPOA bem feito é realmente bom pacas pro off-road. Melhora muito a articulação, permite o uso de pneus maiores (aumentando o vão livre) e - usando amortecedores com um curso mais longo - aumentam pacas o curso da suspensão da viatura.

    Grande Giovani,

    Citação Postado originalmente por Giovani
    O eixo está preso ao chassi pelas pontas dos feixes de mola, certo? Então, se uma ponta fica fixa, e só a outra é modificada, o eixo vai acompanhar esse "aumento" do jumelo. Então o eixo gira, ficando a saída para o cardã mais alta e a frente do eixo, onde tem a tampa do diferencial, mais baixa. Como a roda está fixa pelo munhão no eixo, o ângulo de giro da roda vai mudar também. Se vc põe um jumelo 10cm maior que o original, ele vai levantar o chassi em 5cm e baixar o feixe de molas em 5cm. Como o feixe baixa só numa ponta, o eixo acompanha, girando
    Como sempre, uma p* explicação da pesada! Profissional!
    Só complementando: Os jumelos extendidos ajudam a dar uma amaciada na suspensão, porque afastam o eixo do berço... mas em contrapartida mudam o ângulo de ataque e de saída da viatura.
    Se a suspensão dela estiver mais alta (com um SPOA ou molas arqueadas, por exemplo) isso não afeta tanto. Mas se estiver original, pode atrapalhar no off-road, quando for passar por buracos, troncos e pedras.
    Outro problema que os jumelos extendidos provocam é uma pressão maior no ponto em que se conectam com os feixes. E quanto mais longos forem os jumelos, maior será essa pressão - e maior será o desgaste das buchas.
    Resumindo: se for colocar jumelos extendidos - use jumelos que não sejam tão longos e que tenham buchas de poliuretano.

    Minha opinião: Estou de acordo com o Bill... se quer deixar a viatura pronta pro off-road, faça um SPOA bem feito!

    []'s a todos e com jumelos de 1200", pq tô de saco cheio de cuecas!!!
    AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

    Eduardo "SPOA" Souza (ou SPOuzA)

  • #21
    Elas estão abertas em cima (\\ //) ou embaixo (// \\) ???
    Então Giovani, elas estão abertas em baixo (// \\), mas tenho certeza q não é rolamento pq eles ja foram trocados, e ela continua assim. Acho q tb não é eixo torto. Não sei oq pode ser. Mas obrigado por mais essa.
    Abraço.

  • #22
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Rodas abertas!

    Citação Postado originalmente por Leandro
    Então Giovani, elas estão abertas em baixo (// \\), mas tenho certeza q não é rolamento pq eles ja foram trocados, e ela continua assim. Acho q tb não é eixo torto. Não sei oq pode ser. Mas obrigado por mais essa.
    Abraço.
    Grande Leandro!

    Desculpe a demora na resposta, mas estando abertas embaixo e não sendo nos rolamentos, é eixo torto sim! Ou a carcaça está torta, ou a manga de eixo, aquela onde se monta o cubo de roda. Pode não parecer, mas é muito comum a carcaça estar torta! Já vi várias delas... Pra falar a verdade não vi ainda uma, que saia de uma Rural ou Jeep que não esteja torta! É só pôr no torno que vc vê!

  • #23
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Betim/Lavras/São João del rei/MG
    Idade
    34
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0

    eixo torto

    e ae Giovani?
    Como se faz para desentortar o eixo?
    Da muito trabalho?


    Abraços

  • #24
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Re: eixo torto

    Citação Postado originalmente por Pedro Bachir Asmas Filho
    e ae Giovani?
    Como se faz para desentortar o eixo?
    Da muito trabalho?
    Grande Pedro!

    O maior trabalho é desmontar e montar tudo de novo. Vc leva a carcaça do eixo em um torneiro. É preciso que ele tenha uma presa hidráulica também. No torno ele marca onde está torto. Põe na prensa e endireita. Às vezes é preciso fazer isso várias vezes, até que fique tudo OK.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Comprei um Engesa...
      Por caducouto no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 60
      Última resposta: 21/10/2005, 09:07

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade