x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1

    Ventoinha elétrica no BF-161




    Pessoal, estou com um pequeno problema para adaptar uma ventoinha eletrica no motor original da minha Rural (BF-161).

    Depois de ter aniquilado com o radiador em uma trilha por causa da ventoinha mecânica, resolvi colocar uma elétrica para acabar de vez como problema. Estou usando a ventoinha do Palio Fire que tem a mesma espessura da ventoinha do Vectra só que vou precisar deslocar a ventoinha pro lado por causa do eixo da bomba d'água e mesmo assim o espaço entre o suporte e o eixo ficou muito próximo (1 cm é muito!!!!). O que que eu faço????????????????????????

    1) Levo em um latoeiro e peço pra trazer o radiador mais pra frente!?

    2) Tento dar um jeito de arranjar um eixo de bomba d'água mais curto!?

    3) desisto da adaptação!?

    4) sento e choro!?

    Alguém tem este tipo de adaptação feita? Pelo amor dos meus filhinho, alguém me ajude!!!!!!

    Obs.: Se possível, mandem fotos. Hehe

  • #2
    Usuário Avatar de akio nishikawa
    Entrada
    16/03/2007
    Local
    Varginha, Condomínio Sítio do Sossêgo/MG
    Idade
    55
    Posts
    644
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Lama Ver Post
    Pessoal, estou com um pequeno problema para adaptar uma ventoinha eletrica no motor original da minha Rural (BF-161).

    Depois de ter aniquilado com o radiador em uma trilha por causa da ventoinha mecânica, resolvi colocar uma elétrica para acabar de vez como problema. Estou usando a ventoinha do Palio Fire que tem a mesma espessura da ventoinha do Vectra só que vou precisar deslocar a ventoinha pro lado por causa do eixo da bomba d'água e mesmo assim o espaço entre o suporte e o eixo ficou muito próximo (1 cm é muito!!!!). O que que eu faço????????????????????????

    1) Levo em um latoeiro e peço pra trazer o radiador mais pra frente!?

    2) Tento dar um jeito de arranjar um eixo de bomba d'água mais curto!?

    3) desisto da adaptação!?

    4) sento e choro!?

    Alguém tem este tipo de adaptação feita? Pelo amor dos meus filhinho, alguém me ajude!!!!!!

    Obs.: Se possível, mandem fotos. Hehe
    Bom dia Lama...
    Eu coloquei a ventoinha do Vectra na minha F.Foi muito facil, nao tive que cortar nada, nem levar em funileiro algum. Tirei a caixa da ventoinha, fiz 4 braçinhos com barra chata e fixei a ventoinha na frente do radiador, a ventoinha tem que jogar o ar pra dentro do motor.Fiz acionamento manual, na chavinha, com 2 estagios, ou seja, mais fraco e mais forte.Mantive a ventoinha original atraz do radiador, e so aciono a eletrica quando vejo que a temperatura sobe muito. Vou tirar fotos e depois posto aqui pra vc, ok?
    Lembrete: as 2 ventoinhas teem que jogar o ar pra dentro do motor, sem conflito... Pra saber se esta jogando, pegue qq. papel fino, ligue a ventoinha ja instalada, coloque o papel em frente a grade frontal da sua viatura; o papel tem que ser puxado e ficar grudado na grade. Se acontecer o contrario, esta errado.Espero ter contribuido pra alguma coisa.Verifique tb. com outros membros do forum que teem mais experiencia que eu.
    Abraços e boa adaptaçao!!

  • #3
    Beleza Akio.

    No seu caso vc usou a ventoinha para ajudar na refrigeração do motor, sendo ela um elemento auxiliar. Provavelmente vc deixou a ventoinha mecânica do jeito que era, alem do que, vc colocou ela entre a grade e o radiador, por isso ela tem que empurrar o ar.

    No meu caso, retirei a ventoinha mecânica e estou substituindo-a pela elétrica, por isso a coloquei entre o radiador e o motor, aí ela tem que puxar o ar, fazendo seu papel natural.

    Por isso estou encontrando este problema da ventuinha, me faltam míseros 2cm de espaço no cofre do motor. A boa notícia é que quando decidi criar o tópico (ontem), já tinha colocado a ventoinha no lugar porém, a hélice estava pegando no radiador. Hoje eu consegui dar um jeitinho e montei tudo, ventoinha e polia da bomba d'água. Testei a ventoinha e fiz o motor funcionar sem problemas até então. No sábado vou levar a Rural na auto-elétrica pra fazer a ligação de todo o sistema (odeio elétrica!!!!!! Hehehehe) mas, a distancia entre o suporte da ventoinha e a polia da bomba d'água é de ±1cm, qualquer solavanco que eu der com a Rural, vai bater a polia no suporte, isso é óbvio e é o que eu quero evitar!!!!!

    Abraços e grato pelo interesse em ajudar.

  • #4

    Thumbs up

    OLÁ
    VERIFIQUE TAMBEM OS CALÇOS DO MOTOR E DA CARROCERIA,POIS NÃO É NORMAL O BF161 ENCOSTAR NO RADIADOR.EU COLOQUEI UMA VENTOINHA DENTRO DO BICO E FICOU BOM,COM ACIONAMENTO POR TERMOSTATO COLOCADO NA PARTE DE CIMA DO RADIADOR.

    ABRAÇOS
    CLAUDIO

  • #5
    rural willys 4x4.

    Bem lembrado mas, eu já havia verificado isso também. O meu problema é com a ventoinha que quero colocar, a original fica certinha dentro do cofre do motor. Meu problema é que com a adaptação, tive que fazer um suporte que esrtá muito apertado. O motor está no jugar e a carroceria tbm.


    Valeu pela dica.

  • #6
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Caro Lama!

    Coloca uma foto que pegue a hélice e o radiador, assim poderá ter melhores opiniões sobre como fazer.

    Abraços.

    Kim.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Na verdade a ventoinha melhor seria se pudesse ser colocada na frente do radiador como o do Vectra, porém no teu caso como já está no lugar, o melhor ainda é deslocar o radiador mais para frente.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade