x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1

    Lightbulb motor Fiat Ducato 2.8 na F75




    Olá pessoal, é a minha primeira postagem aqui!

    Então, a tempos meu pai namora uma F75 de um amigo nosso, e a pouco tempo o motor dessa picape fundiu (o bom e velho Willys 6cc, original dela).
    A pouco tempo surgiu uma oportunidade e ele comprou esse motor da Ducato 2.8 por um preço excelente! Era uma Ducato 2006 que capotou e pegou fogo, tinha 22000km.

    Na rápida busca que eu fiz contendo as palavras 'ducato' e depois 'iveco' não encontrei nada parecido ou que pudesse me ajudar. Então lá vai:

    As questões são as seguintes, relacionado à parte mecânica do projeto!

    1: É possível a adaptação desse motor na F75, visto que ele é disposto transversalmente na Ducato? Possível eu sei que é, afinal, nada é impossível, gostaria de saber se é viável!

    2: Esse motor é realmente o mesmo das Iveco Turbodaily? Quais as diferenças (além de ser longitudinal nas Iveco)?

    3: Considerando que a F75 possui a caixa de câmbio de 3 marchas original e os diferenciais 8:43 originais também, quais seriam as melhores adaptações no conjunto de transmissão? Flange vamos ter que fazer mesmo, isso não é problema. Já tivemos um CJ5 com o 250s com a caixa original de 3 marchas hahaha

    4: Com relação ao motor: Junto com ele veio uma turbina KKK K14 (não veio instalado, só veio junto) necessitando retífica. Não tenho as medidas das caixas e nem dos rotores dela. A turbina original dele é essa mesmo? Essa é compatível? Esse motor necessita de turbina para funcionar razoavelmente? Vale a pena retificar essa turbina ou comprar uma outra?

    5: Quais outros problemas podem surgir dessa adaptação? De cara vamos ter que trocar a correia dentada, já que ela está melecada de óleo (que escorremos para guardar o motor). Segundo consta o arranque dele fica na parte de baixo da cremalheira, procede a informação? Será que dá pra jogar ele mais pra cima? Se realmente for em baixo não é uma boa idéia por causa da possível água e da lama...

    6: Alguém já fez uma adaptação parecida com esse motor?


    Enfim, um forte abraço e muito obrigado! Na rápida olhada que dei aqui pude ver a excelente qualidade no conteúdo do fórum!

    Parabéns!

  • #2
    Usuário Avatar de Ricardo de Souza
    Entrada
    10/12/2005
    Idade
    50
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0
    Caro,

    Já trabalhei na IVECO, e pesquisei bastante essa sua idéia na época, posso adiantar que é igual, mas muito diferente, DUCATO X DAILY, pois só algumas peças são comuns (bloco, internos), e o do Daily é o correto para essa adaptação, o do Ducato NÃO DÁ.
    O motor do Daily, seria somente a modificação do carter e pescador, pois a parte mais baixa do carter está na frente do motor, onde fica o diferencial dianteiro, e a capa seca. No resto é um senhor motor, compacto e econômico, com ótimo torque e potencia.

    Espero não ter atrapalhado seus planos.

    Abraços,

  • #3
    Imagina Ricardo, muito pelo contrário!

    A questão é: se os blocos são iguais, por que não dá pra adaptar o motor da Ducato?

    Abraço!

  • #4
    Usuário Avatar de Ricardo de Souza
    Entrada
    10/12/2005
    Idade
    50
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0
    Carlos,

    Olha não é impossível, mas terá que substituir muitos componentes (coletores, carter, suportes motor, motor aranque, alternador, bomba injetora).
    Melhor, o ideal era colocar ele no chassi e verificar melhor, talves não seja tão complexo.

    Como já falei, é um puta motor.

    Inté,

  • #5
    Usuário Avatar de Phantomc2003
    Entrada
    17/02/2007
    Idade
    57
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0

    Olá...

    Tenho duas ducatos e dois ivecos, e realmente a adaptação fica meio difícil, alem de que este motor se for para trilha, teria algum problema com lama e excesso de agua, diga-se correia dentada...
    Os novos 3.0 das ivecos já são com corrente...
    Já estudei esta adaptação mas acabei desistindo...
    Tenho um colega que rachou o cabeçote de sua ducato, caso tenha interesse na venda do motor(se for 2.8 aspirado da ducato 2.000) e se tiver procedência, ele tem interesse...

    Grato

    Renato

  • #6

    motor Fiat Ducato 2.8 na F75

    Bem vindo ao fórum Daniel !!!

    dia desses fui ver um cj com o motor iveco no câmbio 5m. da F-1000.
    segundo o proprietário era o motor da ducato, não me pareceu complexa a adaptação. ele disse que ja havia comprado assim e não soube informar quanto a adaptação. não resisti e pedi pra dar uma volta, fiquei imprecionado com o desempenho.
    tambêm ja penssei nesse motor ou no da besta GS 3.0 pra minha rural, a maior vantagem deles, é o preço bem mais em conta que os 2.8 MWM.
    você ja tem o motor, pegue o cambio que pretende instalar, "junte" tudo e tire suas dúvidas com um bom mecânico.
    como você mesmo disse o conteúdo e os frequentadores desse fórum são exelentes, com certeza vai aparecer alguem pra dar uma "luz".

    abraço. Vanderlei

  • #7
    Usuário
    Entrada
    19/11/2010
    Idade
    50
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Unhappy manual do motor

    bom dia companheiros;

    estou precisando do manual de serviços do motor do fiat ducato,
    o motor é o iveco sofim 8140.23.
    quem puder me ajudar, fico agradecido.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade