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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Carlão4x4
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    Relação 43/13 no Dana 44




    Pessoal,

    Estou pensando em utilizar a relação 43/13 dos Dana 44 da F - 1000 ano 90, nos diferenciais da minha Rural. Os eixos são os originais, atualmente com relação 44/9. Alguém poderia me dizer se esta relação vai caber nas minhas caixa-satélites?

    Desde já agradeço as colaborações.

    Grande abraço.

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro Carlão4x4!

    A resposta é não.

    De 8 a 11 dentes do pinhão, é uma caixa satélite.

    De 12 a mais é outra caixa satélite.

    Tem como colocar, mais é enjambração, Tem que facear a caixa satélite no assento da coroa e facear a coroa, sem esquecer de diminuir alguns mm os parafusos de fixação da coroa.

    Já vi fazer, mais NÃO recomendo.

    Abraços.

    Kim.

  • #3
    Usuário Avatar de Carlão4x4
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    Kim,

    Obrigado pela ajuda!

    Pelo que entendi, para colocar a relação 43/13 sem gambiarras, teria que trocar também as caixa-satélites, é isso mesmo?

    Usando as caixa-satelites atuais, saberia me dizer qual a relação mais longa que consigo colocar?

    Valeu!
    Um abraço.

  • #4
    Usuário Avatar de hpnardino
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    Estou com o mesmo pensamento do nosso amigo Carlão, e analisando as informações cheguei a pensar na seguinte hipótese:

    Usar coroa 43 com pinhão 11 (43/11)=3,9 e ai senhores???

  • #5
    Usuário Avatar de Kim
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    Citação Postado originalmente por hpnardino Ver Post
    Estou com o mesmo pensamento do nosso amigo Carlão, e analisando as informações cheguei a pensar na seguinte hipótese:

    Usar coroa 43 com pinhão 11 (43/11)=3,9 e ai senhores???
    Não desmerecendo nosso caro amigo, acho, digo acho que a mais longa do pinhão 11 e a de coroa 41 (11x41), pois tem que ser o casal que sai de fábrica.

    Então Carlão4x4, vai dee 11x41, igual a eu no Brancão, que estou retirando as 11x45.

    Assim não precisa trocar as satélites.

    Abraços.

    Kim.

  • #6
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
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    Kim, v/c sabe onde tem aqui no fórum um tópico que ensine a calcular as relações do diferencial/ cambio etc?
    Eu vou montar a minha F-75 com o MWM 2.8, cambio 240V, reduzida Willys, pneus 31" e o conjunto C&P é 43x8. Acho que vai ficar muito reduzida em estradas, queria que a velocidade de cruzeiro seja na casa dos 110Km/h com o motor na casa dos 1800Rpm , que é onde aparece o maior torque, e o menor consumo de combustível. O que v/c acha, qual a melhor relação para esse caso?

  • #7
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro dalmo cruz torres!

    O câmbio 240V tem a 5ª marcha com a relação 1:1, ou seja 1 do motor para 1 do cardam, em compensação a primeira marcha tem algo em torno de 6,...:1, é muito reduzida.

    A potencia do motor em Kg/f, vou ficar te devendo!

    Então a relação que te indicaria seria a 11x47 ou 11x45, pois no momento que houvesse necessidade de força, teria a reduzida, que é 1,99: ou 1,98:1, onde o primeiro nº são as voltas do motor e o segundo as voltas do cardãm.

    O Dr. guilherme - guilhermeabreu, tem uma configuração parecida com a sua, tendo de diferente a t-case, que no engesa não reduz.

    Eu abri um tópico sobre uma relação que estava querendo colocar, acabou-se discutindo mais coisas, olhe aqui:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=33673
    Inclusive o Dr. Guilherme relata que está retirando uma 13x46 e colocando umas 11x47, pois a primeira ficou muito longa e o motor quando usado na estrada (+130km/h) esquenta um pouco.

    Bem, essa é minha opinião, mais se quer um veículo econômico e com boa velocidade de cruzeiro, são as relações citadas no inicio deste do post.

    Abraços.

    Kim.

  • #8
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
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    Kim, o motor será mecanizado pelo Maurício da Raschmotores, combinamos que ficara com 150Cv pois é com essa potencia que aparece o torque máximo do motor 42,6Kgfm , em 1600Rpm. Acima dessa potencia eu não teria mais ganho em torque(originalmente o motor pode ir até os 180Cv), e forçaria muito o retante do conjunto. A minha idéia é parecida com a sua, alongar a relação, e quando faltar força para a saída, usar a primeira marcha, que acaba não sendo muito usada normalmente.
    Mas porque é que o motor do Guilherme tá esquentando nessa velocidade?

  • #9
    Usuário Avatar de Kim
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    Me parece que devido à aerodinâmica espetacular do engesa, somado com seu peso!!!

    Contribuindo ainda os pneus 33", que alonga a relação final do conjunto.

    Soma-se tudo a um radiador com baixo coeficiente de troca de calor (pequeno) eu acho.

    Então, como bom jipeiro, vai na base do acerto/erro, igual a eu!!!!

    Até achar a melhor saída para um problema.

    Sobre a tabela, converse com o Hugo4x4 no link que te passei, ele faz uns cauculos bem legal.

    Abraços.

    Kim.

  • #10
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
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    Valeu Kim, eu estive dando uma olhada rápida na tabela, vou ver se passo ela pro exel, para poder us-ala, aliás é uma ótima ferramenta pra nós.
    Valeu

  • #11
    Usuário Avatar de Kim
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    Dalmo!

    O Hugo4x4 parece ser um cara bem disposta a ajudar, então, mande uma mp a ele, que já te passa qual a melhor relação a ser usada.

    Mais, como deve ter visto, não vai sair fora das relações que passei a vc.

    Ficará uma viatura boa de estrada e de passar algumas dificuldades!

    Abraços.

    Kim.

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