x
Convex Datacenter
Página 1 de 7 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 82
  • #1
    Usuário Avatar de marcosmoscz
    Entrada
    16/01/2006
    Local
    Osasco/SP
    Idade
    42
    Posts
    1,495
    Agradecimentos: 0

    Sistema de uma alavanca de acionamento da t-case!




    Pessoal eu se que tem um topico no forum sobre o acionamento da reduzida por uma alavanca!
    Só que não achei ele! Alguem tem algum esquema de montagem desse sistema?

    Abraços

    Marcos

  • #2
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
    Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Posts
    2,766
    Agradecimento: 1
    Marcos, o sistema de uma alavanca só é muito simples, vou ver se tiro umas fotos para colocar aqui. Mas tem uma coisa , eu estou montando a minha camionete com as alavancas no assoalho(igual ao jeep) , mas retirei o pino que impede que a redução seja acionada sem que a tração já esteja ligada. Assim, eu posso reduzí-la sem ligar a tração. Poder reuzí-la sem traçar eu acho muito interessante; como v/c deve saber, não podemos usar a tração em piso seco, pois poderemos quebrar alguma peça(pois cada roda gira a uma velocidade, e não temos diferencial central). Mas se pararmos em um aclive acentuado, na hora da saída, para não ficarmos forçando a embreagem, poemos ligar a redução, saír e, após o fim do aclive, desengatarmos a redução.
    isso é um caso a se pensar.

  • #3
    Usuário Avatar de Admir
    Entrada
    20/08/2007
    Local
    São João Del Rei / Pouso Alegre/MG
    Idade
    43
    Posts
    181
    Agradecimento: 1

    Question Tração x Redução

    Grande Dalmo... tire uma duvida aki! qual a diferença entre tracionar e reduzir? ñ é a msm coisa?

  • #4
    Usuário Avatar de marcosmoscz
    Entrada
    16/01/2006
    Local
    Osasco/SP
    Idade
    42
    Posts
    1,495
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dalmo cruz torres Ver Post
    Marcos, o sistema de uma alavanca só é muito simples, vou ver se tiro umas fotos para colocar aqui. Mas tem uma coisa , eu estou montando a minha camionete com as alavancas no assoalho(igual ao jeep) , mas retirei o pino que impede que a redução seja acionada sem que a tração já esteja ligada. Assim, eu posso reduzí-la sem ligar a tração. Poder reuzí-la sem traçar eu acho muito interessante; como v/c deve saber, não podemos usar a tração em piso seco, pois poderemos quebrar alguma peça(pois cada roda gira a uma velocidade, e não temos diferencial central). Mas se pararmos em um aclive acentuado, na hora da saída, para não ficarmos forçando a embreagem, poemos ligar a redução, saír e, após o fim do aclive, desengatarmos a redução.
    isso é um caso a se pensar.
    Mas reduzindo assim não forçaria o sistema?
    No aguardo das fotos!

    Abraços

    Marcos

  • #5
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
    Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Posts
    2,766
    Agradecimento: 1
    Admir, quando v/c traça, liga o eixo dianteiro. Quando v/c liga a redução, v/c faz a força do motor passar por uma engrenagem que aumenta a força do motor, e diminui a rotação da roda . Nãi sei se estou conseguindo explicar direito. Veja o exemplo; com a primeira marcha engatada e a tração ligada v/c anda na mesma velocidade que estaria andando sem que a tração estivesse ligada. Ao ligar a redução, o pneu passa a girar muito mais lento, mas o motor fica muito mais forte, mas o carro anda muito devagar. A caixa de redução é como se tivessemos mais um cambio, com as marchas muito curtas.
    Ligar a redução sem que a tração esteja ligada faz com que o eixo traseiro suporte todo o torque do motor, com certeza força o conjunto, mas não é uma coisa para se usar o tempo todo ou por longos períodos. Eu acho interessante para quem está montando um veículo para trafegar em estradas asfaltadas por longos trechos, onde para ficar com o veículo mais confertávl e mais economico, seja montado um diferencial mais longo, para manter uma velocidade de cruzeiro adequada ao lugar. Mas, como não existe almoço grátis, uma relação longa deixa o veículo "frouxo" nas saídas(por exemplo parar num sinal de transito em aclive acentuado, com o cambio longo teremos que forçar mais a embreagem), se dispormos da opção da redução sem a tração, podemos engatar a reduzida e arrancarmos com o veículo, e após o aclive, desligar a redução. Na verdade, a redução pode ser desligada com o veículo em movimento>. Ligá-la com o veículo em movimento que é quase impossível sem deixar a redução "banguela".
    A minha F-75 eu estou montando para ser usada como veículo de uso diário. Assim, optei por um cambio de cinco marchas com a Quinta Drive. O motor não é nenhuma uzina de força, é um Maxion 2.5 intercooler. A redução, "a priori" , será uma Willys com o carretel rolamentado e alavencas no assoalho. Os diferenciais estão com a relação 43-8 , e os pneus são 7.50/16. Minha idéia inicial é conseguir uma velocidade de cruzeiro na casa dos 120K/h em 5° marcha e com o motor a 1800RPM, que é a rotação onde o motor alcança seu maior torque(e consequente menor consumo de combustível) .
    Se o veículo for apenas para trilhas, eu colocaria a relação de diferencial mais curta existente, cambio de tres marchas com relaçoes curtas, e deixaria o eixo dianteiro sem roda livre, com queixo duro. Ótimo para trilhas, mas qualquer viagenzinha de 50 Km é um suplício.

  • #6
    Citação Postado originalmente por dalmo cruz torres Ver Post
    Marcos, o sistema de uma alavanca só é muito simples, vou ver se tiro umas fotos para colocar aqui. Mas tem uma coisa , eu estou montando a minha camionete com as alavancas no assoalho(igual ao jeep) , mas retirei o pino que impede que a redução seja acionada sem que a tração já esteja ligada. Assim, eu posso reduzí-la sem ligar a tração. Poder reuzí-la sem traçar eu acho muito interessante; como v/c deve saber, não podemos usar a tração em piso seco, pois poderemos quebrar alguma peça(pois cada roda gira a uma velocidade, e não temos diferencial central). Mas se pararmos em um aclive acentuado, na hora da saída, para não ficarmos forçando a embreagem, poemos ligar a redução, saír e, após o fim do aclive, desengatarmos a redução.
    isso é um caso a se pensar.


    Voce nao acha que essa sua reduçao no 4x2 possa danificar os componentes do eixo?
    Abraço
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4


  • #7
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
    Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Posts
    2,766
    Agradecimento: 1

    Arrow

    Citação Postado originalmente por Loiro Ver Post
    Voce nao acha que essa sua reduçao no 4x2 possa danificar os componentes do eixo?
    Abraço
    Acho, mas se for usado sem os devidos cuidados. Se for usado sem acelerar muito, e sem dar trancos, pode ser de grande valia para um veículo em que o uso vai ser trilha pesada e uso normal urbano e rodoviário. Acho que é um risco que se corre no "flexibilizar" o uso do veículo. De qualquer maneira são poucos os proprietários de F-75(por exemplo) que, estando o veículo carregado, não lançam mão de reduzir a camionete para por o veículo em movimento ou ultrapassar um aclive acentuado sem que estrague a redução ou os eixos, e isso em asfalto seco!
    Eu fiz muito uso desse recurso na minha F-75 e, antes dela, na F-75 do meu pai. Obviamente, se a relação do diferencial não for longa isso não se faz necessário. Lí num site de uma revista americana o relato sobre a montagem de um Willys com motor Chevrolet 351CID V8, com o cambio de uma camionete 3/4 dodge e redução Willys dana 18, como os pneus eram muito grandes(acho que foi por isso) eles lançaram mão desse artifício para arrancar com o jipe. Detalhe, o eixo traseiro era um dana 44 com pontas de eixo tipo prato.
    Além disso, como é uma alteração muito simples de se fazer e desfazer, é só fazer o teste: se o veículo estiver muito "frouxo" para por-se em movimento em aclives acentuados, faz-se a alteração, anda-se um tempo assim, se achar que ficou bom...BLZ, caso contrário é só desfazer a alteração.
    Obviamente, para quem tá com motorzão e tem o pé pesado, pode ser que no primeiro teste "a vaca dançe balét" .

  • #8
    Usuário Avatar de pedro y
    Entrada
    09/04/2006
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    229
    Agradecimentos: 0

    Sistema de uma alavanca de acionamento da t-case!

    Citação Postado originalmente por marcosmoscz Ver Post
    Pessoal eu se que tem um topico no forum sobre o acionamento da reduzida por uma alavanca!
    Só que não achei ele! Alguem tem algum esquema de montagem desse sistema?

    Abraços

    Marcos

    Olá!...
    Eu baixei do Alan no site dele http://ruralwillys.com ou http://ruralwillys.tripod.com

    Lá, no manual do proprietário ou do mecânico, não me lembro bem.
    Tem tudo à disposição, inclusive a montagem das peças em vista explodida.
    Boa Sorte.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Sistema de uma alavanca de acionamento da t-case!-alavanca-reduzida.jpg  
    4X4 Brasil Razão: Corrigi o erro de digitação no link, mas aparece errado no browser...

  • #9
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,793
    Agradecimentos: 7
    talvez o pessoal não tenha entendido o que o Dalmo falow, ele quis dizer que utilizando as duas alavancas no assoalho (tração e reduzida) vc tem a opção de tirar o bago do galo (é como essa peça é chamada aqui na minh região), possibilitando portanto ligar a reduzida sem acionar a tração dianteira... o que, em um sistema de uma alavanca só, não é possível... valew Dalmo... assim q for a Poços novamente te ligo... abraços...

  • #10
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,793
    Agradecimentos: 7

    Posta ai!!!

    Citação Postado originalmente por dalmo cruz torres Ver Post
    Marcos, o sistema de uma alavanca só é muito simples, vou ver se tiro umas fotos para colocar aqui. Mas tem uma coisa , eu estou montando a minha camionete com as alavancas no assoalho(igual ao jeep) , mas retirei o pino que impede que a redução seja acionada sem que a tração já esteja ligada. Assim, eu posso reduzí-la sem ligar a tração. Poder reuzí-la sem traçar eu acho muito interessante; como v/c deve saber, não podemos usar a tração em piso seco, pois poderemos quebrar alguma peça(pois cada roda gira a uma velocidade, e não temos diferencial central). Mas se pararmos em um aclive acentuado, na hora da saída, para não ficarmos forçando a embreagem, poemos ligar a redução, saír e, após o fim do aclive, desengatarmos a redução.
    isso é um caso a se pensar.
    Dalmo, posta as fotos do sistema de uma alavanca só ai... quero manter o sistema de 1 alavanca só, mas no assoalho... abs...

    Renato

  • #11
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
    Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Posts
    2,766
    Agradecimento: 1
    Renato, o problema é que o da minha está desmontado. Amanhã eu tiro umas fotos da camionete do meu pai e explico como é feito.

  • #12
    Usuário Avatar de marcosmoscz
    Entrada
    16/01/2006
    Local
    Osasco/SP
    Idade
    42
    Posts
    1,495
    Agradecimentos: 0
    Poxa, ninguem tem o esquema e nem as fotos de como montar o sistema de alavanca no assoalho?

    Abraços

    Marcos

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade