x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19
  • #1
    Usuário Avatar de Admir
    Entrada
    20/08/2007
    Local
    São João Del Rei / Pouso Alegre/MG
    Idade
    43
    Posts
    181
    Agradecimento: 1

    Question Quero montar um Rural Diesel




    Olá amigos Off Road... meu nome é Admir e sou novo aki no forum e tbm leigo no assunto... Pretendo montar uma Rural diesel pra passeio e viagens longas, mas minha maior duvida é se compro uma já preperada e coloco diesel nela ou se compro uma velha e começo do zero. Caso resolva fazer uma do zero, gostaria de saber, pela experiencia dos companheiros, qt eu gastaria aproximadamente pra montar ela toda? queria tbm colocar um motor kia 3.0, mas simplismente ñ encontro esse motor em lugar nenhum. Amigos do forum, ficarei grato pela ajuda de vc´s...

  • #2
    Usuário Avatar de Denilsom
    Entrada
    20/08/2006
    Local
    Betim/MG
    Idade
    52
    Posts
    924
    Agradecimentos: 0
    Caro colega eu tive a experiencia em montar uma do meu jeito, mas hoje nao faria pq a genta encontra pronta com preço melhor, a vantagem e que vc gasta aos poucos sem ver mas quando soma fica caro,eu coloquei motor Diesel maxiom2.5 ainda falta legalizar os doc,que nao e nada facil mais $,rodo a 2anos assim mesmo,ela tem cx f1000 pedaleira suspensa,hidrovacuo do opala,direçao hidraulica do omega, coluna e volante da toyota, freio a disco pneus argentinos7.50.16,bancos do peugeot 206,amarelo indianapolis e branco tem que gostar muito pra se fazer isto.obs; nao coloque este motor que vc mencionou nao e bom.abraços

  • #3
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 0
    O motor da Kia é fraco. Eu uso tb o Maxion HS2.5TD. O meu está totalmente legalizado. Veio de uma Mercedes Benz Sprinter e eu uso a caixa da Sprinter também. Adaptei a reduzida, colocando uma flange para ela ficar independente da caixa de câmbio e ambas estão conectadas por um cardãzinho. Mudei a relação para mais longa (11:45 se não me engano). Uso freio a disco dianteiro de kombi e traseiro de kadett, pedaleira de opala, hidovácuo e filtro de ar da pampa e caixa de direção mecânica do santana. Tem que primeiro achar o motor completamente documentado desde a baixa do carro original. Aí tem que ir com a rural no Detran e pedir a troca do motor. Daí o Detran pede uma vistoria do Inmetro para ver se pode mesmo trocar (a rural tem que ser 4x4 para caracterizar como jipe). Feito isto e dando tudo ok, o Detran autoriza a troca. Aí tu faz a troca e leva de novo no Inmetro. Eles dão o ok e tu vai de novo no Detran e sai com o veículo documentado. Tive que fazer isto no RS porque em SC eles não querem fazer e como eu não queria depender de uma ação na justiça, fiz onde fazem.

    []s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #4
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
    Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Posts
    2,766
    Agradecimento: 1
    Admir, dá muito trabalho, os motores diesel não são baratos, tem que pesar bem. Se v/c for usar a rural pouco, não compensa, mas se v/c for usá-la muito, tipo carro para uso diário ou viajens longas, aí começa a valer a pena. Sobre qual motor, lembre-se, rural não é leve, e ainda deixa um tanto da força do motor no sistema de transferencia, então, não se convença de que um motor fraco como os Kia vão dar conta do recado. Eu acho que agente pode separar os motores para rural em dois grupos, aqueles para serviço pesado com carga ou carretas/reboque: Perkins Q20b, Maxion S4A, S4T e S4T Plus. E os motores para trilhas, passeios e outros: Maxion HSD2.5/2.8, Toyota 14B, MWM Sprint2.8, e os novos MWM 2.8 e International 3.0 eletronicos. Essa divisão é baseada não só no peso dos motores, mas se são motore de baixa ou de alta rotação. Motores de Baixa rotação tem menor manutençõ e duram mais, mas os motores de alta rotação são melhores de conduzir, mais ágeis, potentes, leves, econômicos, etc. Dá pra ver que tudo tem um "depende", mas esse depende normalmente é a diferença entre diversão de dor de cabeça.
    Mas fica tranqüilo quanto a suas dúvidas, nós ajudaremos v/c a aumentá-las....
    Qualquer coisa tamos aí..

  • #5
    Banido
    Entrada
    25/10/2006
    Idade
    53
    Posts
    218
    Agradecimentos: 0
    Meu CJ5 1963 está na garagem há uns 5 anos esperando um transplante de maxion 2.5.

    Aí apareceu um Javali (diesel) com motor cansado. Também foi pra garagem fazer companhia pro CJ. Acabei comprando uma veraneio (feia) com motor Q20b em ótimo estado. Isso faz uns 4 anos.

    Agora mudei de idéia. Vou vender o Java, o Q20b e comprar um maxion 2.5 e colocar no CJ. Depois que vi um adaptado gostei demais.

  • #6
    Usuário Avatar de Carlão4x4
    Entrada
    29/06/2006
    Local
    Bagé/RS
    Idade
    58
    Posts
    80
    Agradecimentos: 0
    Amigos,
    Também estou querendo passar a minha Rural para Diesel. Pretendo usar o motor 3.o eletronico sprint. Acontece que passei ontem no CRV, aqui de Bagé - RS, e lá me disseram que o Contran emitiu portaria, que estaria em vigência a partir de 01 de setembro, onde é excluída a possibilidade de conversão das Rural para uso de combustível Diesel. Alguém tem notícia disso? será que é verdade?

  • #7
    Usuário Avatar de Admir
    Entrada
    20/08/2007
    Local
    São João Del Rei / Pouso Alegre/MG
    Idade
    43
    Posts
    181
    Agradecimento: 1
    Dalmo, fico muito agradecido pela ajuda q ta me dando, não sabe o qt tá me ajudando.... o unico problema e encontrar esses motores, esses q vc me indicou pra trilha e passeio... outra duvida é: comprar um motor retificado ou somente usado! tipo, de carro batido que salvou o motor!!! em relação a suspensão, o q devo fazer, quais peças devo usar pra deixa-la mais macia possível? (claro, sem perder a estabilidade nas curvas)....

    OBS: quem souber de algum motor desses a venda, post por favor....

  • #8
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    68
    Posts
    1,436
    Agradecimentos: 0
    Acho estranha esta portaria do Detran porque a Rural chegou a ser produzida com motor diesel. Dêem uma olhada no atalho: http://ruralwillys.tripod.com/manute...erkins4203.htm

    Se ela foi a diesel, nada impede que ela seja a diesel.

    []s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #9
    Banido
    Entrada
    29/07/2006
    Posts
    3,001
    Agradecimentos: 0
    As resoluções do CONTRAN estão aqui: www.denatran.gov.br/resolucoes.htm
    As portarias do DENATRAN estão aqui: http://www.denatran.gov.br/port2007.htm
    Não localizei a proibição de instalação do motor a diesel na Rural. Quem souber qual é a norma proibitiva, favor informar...

  • #10
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Mantendo o sistema 4x4, não há impedimento.

    Qualquer veículo com sistema 4x4 e, respeitando o ângule de entrada e ângulo de saída pode se a diesel.

    Tanto que a Pampa, como a Belina 4x4, o Niva, Jeep, F75, Rural...podem ser colocado motorização a diesel.

    Abraços.

    Kim.

  • #11
    Usuário Avatar de Carlão4x4
    Entrada
    29/06/2006
    Local
    Bagé/RS
    Idade
    58
    Posts
    80
    Agradecimentos: 0
    Amigos,

    Aqui em Bagé - RS é famoso o CRV por criar impedimentos para os jipeiros. Então entrei em contato com o CRV de Dom Pedrito, cidade vizinha distante 80 Km daqui. Lá me informaram que a Resolução problemática é a nº 201 do Contran. No seu Art. 5º regulamenta a transformação para diesel de acordo com a portaria nº 23, de 06 de junho de 1994 , baixada pelo extinto Departamento Nacional de Combustíveis. Segundo me disseram, o problema é que existe orientação para classificar a Rural como Caminhonete de Uso Misto, classificação esta que não permite a transformação para Diesel. Os carros classificados como jipes poderão ser transformados. Como a Resolução nº 201 do Contran tem sua vigencia prorrogada para 31/12/2007 pela Deliberação Contran nº 60, até lá os proprietários de Rural poderão fazer a transformação. Verifiquei nos links que o Folgado postou e as informações parecem proceder. Só não encontrei a portaria nº 23, de 06 de junho de 1994 , baixada pelo extinto Departamento Nacional de Combustíveis, que seria interessante poder ler.
    Se alguém souber onde conseguir, favor postar.

    Abraços,

    Carlão.

  • #12
    Usuário Avatar de FIDELIS
    Entrada
    14/06/2007
    Local
    Campos dos Goytacazes-RJ/Armação dos Búzios-RJ/RJ
    Idade
    67
    Posts
    1,016
    Agradecimentos: 0

    Motor diesel na Rural

    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Mantendo o sistema 4x4, não há impedimento.

    Qualquer veículo com sistema 4x4 e, respeitando o ângule de entrada e ângulo de saída pode se a diesel.

    Tanto que a Pampa, como a Belina 4x4, o Niva, Jeep, F75, Rural...podem ser colocado motorização a diesel.

    Abraços.

    Kim.

    Senhores,


    Tenho uma SW bicudinha 1951, com mecânica diesel da Hilux 2004, e está documentada, segui o que manda a lei e não tive problemas, para tal fui no INMETRO com a nota fiscal no motor e da mão de obra (serviços) fiz a vistoria e de posse do certificado de vistoria agendei outra vistoria no DETRAN e sai de lá com os documentos a diesel, fiz tudo direto sem ser via despachante e não precisei dar nem um real de propina.


    Um abraço,


    Antônio Fidelis

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade