Postado originalmente por
fabiano carraro
o 3E seria o ideal pro seu motor a nivel de trilha LUCAS,teria apenas que aumentar em 2 pontos a giclagem original do combustivel (alcool),e em 4 pontos o do ar ,lembrando que o seu filtro de ar nao podera causar muita restriçao senao o motor perde muita força e afoga com facilidade!!!!!oque faço aq na oficina é mudar a posiçao do carburador,inverto ele de lado, onde esta o parafuso unico coloco,no lugar de onde esta os dois (para isto tera que tirar o coletor e levar a uma retifica de cabeçotes para que troquem de lugar os parafusos)tem haver com fluxo ok,e facilita um monte a passagem dos cabos de acelerador e afogador deixando o carbura + longe tambem do hidrovacuo .....,mas ç o problema nao for economia no mato(estrada a coisa muda de figura.por um milhao de variaveis) pegue um "DFV446"e abra as borboletas dele pra 38.5mm,ixxxi quase uma "40rentinha"e use a regulagem de tabela dos "V-8 a gasolina" só que use alcool,ok,salvo algumas diferenças de motores visto que um motor nunca é igual ao outro mesmo tendo saidos da fabrica no mesmo instante,pequenos acertos serao nescessarios,e por incrivel que pareça o consumo nao sera muito maior doque com o 3E.algo em torno de 10%,só que nao ç assuste com a força que seu motor te empurrara contra o banco ok, ps:uma variavel seria a pressao dos pneus ao sair da trilha ,outra a quantidade de barro,outra o alinhamento da direçao,sujeira no radiador,........